O pré-candidato do MDB à prefeitura da Capita, o engenheiro e ex-prefeito da capital Marcus Alexandre, continua visitando bairros de Rio Branco mirando seu retorno ao paço municipal. Na manhã de ontem, sábado, 30, o emedebista conversou com comerciantes da feirinha do Conjunto Manoel Julião, bairro onde já morou quando da sua chegada à capital, egresso de São Paulo. O passeio foi postado em suas redes sociais.
Nostalgia
“Sabadou aqui na feirinha do Julião com café reforçado pra aguentar bem as andanças do dia. Sempre que posso venho por aqui, encontro os amigos, amigas, produtores, comerciantes, como o Jaisson e a Eli, que tem um café especial, o Jardel, árbitro de futebol e um incentivador do esporte, assim como o professor Afrânio, o Juliano, como eu fui também morador aqui do Manoel Julião”, comentou Alexandre em sua conta no facebook.
Dica
Ainda em sua manifestação no face, Alexandre enalteceu a diversidade de produtos da feirinha, concitando os cidadãos a prestigiarem a localidade: “Aqui tem de tudo um pouco, viu, frutas, verduras, farinha, galinha caipira, eu já tô levando a feirinha da semana! Vamos valorizar a nossa produção familiar, nossos produtores, comprar nas feirinhas espalhadas pela nossa cidade”, frisou.
Comum acordo
Após dias de acampamento em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), as 44 famílias provenientes da Terra Prometida, que haviam sido alvo de reintegração de posse, receberam uma proposta do governador Gladson Cameli, que foi pessoalmente encontrá-las no final da tarde de sexta-feira, 29. O acordo marcou o encerramento do acampamento e oferece perspectivas de moradia e assistência social para todas essas famílias.
Realocalção
A proposta apresentada pelo governador inclui medidas para realocação imediata das famílias e o início da construção de novas habitações. Os principais pontos do acordo são os seguintes: Realocação no conjunto habitacional Marielle Franco - O governo do Estado compromete-se a acomodar 30 famílias na ocupação Marielle Franco, localizada no bairro Defesa Civil. Essa ação será realizada em colaboração com a Associação Esperança para um Novo Milênio.
Apoio
O governo ainda assumiu o compromisso de doar materiais para a construção de 30 comodidades, cada um com dimensões de 16 metros quadrados, destinados às famílias abrigadas na ocupação Marielle Franco.
Assistência financeira
O governo também se compromete a viabilizar o pagamento de aluguel social para 15 famílias que não foram acomodadas na ocupação Marielle Franco.
Garantias
Além disso, ficou estabelecida a garantia de contemplação de imóveis para as famílias objeto deste compromisso na ocasião em que essas novas habitações forem edificadas. A proposta foi apresentada pelo próprio governador durante uma reunião no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, com a presença do Secretário Adjunto de Governo, Luiz Calixto e os líderes e representantes das famílias acampadas.
Paliativo
Para garantir o bem-estar das famílias enquanto as novas habitações são construídas e os materiais são disponibilizados, serão montadas tendas para abrigar as barracas de todos os envolvidos. Essa iniciativa representa um passo significativo na resolução do impasse entre o governo e as famílias desalojadas da Terra Prometida, oferecendo a elas perspectivas de moradia digna e assistência social.
Compromisso
O governador Gladson Cameli ressaltou seu compromisso em encontrar soluções para as demandas dos reclamantes, buscando um equilíbrio entre a ordem pública e o amparo social. “Vou cumprir com tudo que foi acordado aqui e quem não quiser, claro que é uma decisão pessoal, mas o Poder Executivo vai cumprir com sua obrigação constitucional que é dar assistência para essas famílias”, destacou o governador ao final da reunião.
Ação
O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) vem realizando inúmeros movimentos em suas redes sociais e articulações políticas com representantes da segurança pública, destacando a importância e a necessidade emergencial de assegurar a segurança na região de fronteira.
Resultados
O parlamentar, que é uma representatividade ativa da população da região, afirma que a população clama por segurança. “Precisamos avançar, chegamos em um patamar inaceitável. Sobretudo, com furtos e roubos no centro, causando sensação de total insegurança nas famílias e comércio do Alto Acre”, afirma o parlamentar.
Problema crônico
Mesmo o governo do Acre tendo realizado inúmeras ações, com dedicação total da Secretaria de Segurança Pública, por meio das Polícias Civil e Militar, a segurança na fronteira é uma tratativa nacional. O enfrentamento não é somente de pequenos assaltos, mas também de motos, carros, colocando em risco até mesmo estudantes que precisam andar diariamente na fronteira.
Ação integrada
O parlamentar destaca que é a única forma de assegurar segurança para as famílias, comércio e estudantes e uma ação em conjunto em todos os poderes ligados ao sistema de segurança. “Precisamos assegurar o direito à segurança, para que um cidadão acreano tenha condições legais de recuperar seu bem, moto ou carro que, em qualquer situação de risco, nossa população tenha garantias legais que suas necessidades serão atendidas pelos poderes.
Convalescença
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), afirmou ontem, sábado, que o presidente Lula (PT) “já levantou, já caminhou” e até “já falou sobre política” após passar na sexta-feira (29) por dois procedimentos cirúrgicos, sendo um deles no quadril e outro nas pálpebras.
Colheita
Pimenta também celebrou o que chamou de “notícias boas” do governo na última semana, como a queda do desemprego e as novas regras do Minha Casa, Minha Vida. Agora, beneficiários do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não pagarão mais prestações dos imóveis do programa.
Contentamento
Sobre a intervenção cirúrgica do presidente Luiz Inácio, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, comemorou em suas redes sociais a recuperação do presidente, que está internado. Em postagem compartilhada no X (antigo Twitter), ela afirmou que está tudo “muito bem” e disse ainda que seu “boy é impressionante’.
Repouso
A expectativa é que Lula não receba visitas, ou tenha o acesso bem restrito a pessoas muito próximas, para que não corra o risco de pegar infecção ou vírus. Lula permanece internado em apartamento do hospital, e sob o cuidado das equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello.
A intervenção
Chamada de artroplastia do quadril, a operação ortopédica durou pouco mais de uma hora, das 12h às 13h13m de sexta-feira. O presidente passou por uma artroplastia total de quadril e colocou uma prótese híbrida, que tem parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Sete médicos acompanharam a cirurgia. Na noite de sexta o petista já havia firmado os pés no chão.