..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Na pista

Na pista

Como noticiado ontem pela coluna, o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) imprime forte agenda política visando revigorar o emedebe, partido ao qual se filiou recentemente e pelo qual pretende participar do pleito rio-branquense em 2024. Ontem, sábado (7), Alexandre participou de um encontro com membros da Juventude do MDB, atividade que teve lugar no Buffet Samya, localizado na Vila Ivonete.

Dinâmica

O evento contou com a participação de lideranças locais do MDB, membros da Juventude, simpatizantes do partido e convidados especiais. Durante o encontro, foram debatidos temas de interesse da juventude, como oportunidade de trabalho, educação, cultura, esporte e lazer, segurança pública, conectividade, entre outros.

Espectro

Marcus Alexandre enfatiza que terá encontro com jovens de todos os partidos que comporão o arco de aliança do MDB para ouvir sugestões e os anseios para o futuro. “Esse é um primeiro encontro meu com a juventude do MDB. Nós estamos trabalhando para que a juventude seja protagonista desse processo que a gente vai viver, de todos os partidos aliados, e nós estamos começando, óbvio, pelo MDB.

Compromisso

Na oportunidade, Marcus Alexandre reafirmo seu compromisso de vida com a juventude, com o esporte, com a cultura, enfim, com as pautas que lhes são caras. Deu ênfase a educação, constatado a necessidade de um espaço na prefeitura que valorize o jovem, o estágio profissional, às ações da cultura e do esporte. “Eu sempre acreditei e sigo acreditando na força da juventude; nós temos muitos talentos na nossa cidade, que só precisam de oportunidades”, disse Marcus.

Imagem2

Passando a limpo

O Ministério Público do Acre (MP-AC) divulgou comunicado no qual afirma que está apurando denúncias de irregularidades nas eleições para os conselhos tutelares, que aconteceram no primeiro domingo do mês (01).

Escrutínio

“Todas as denúncias de possíveis irregularidades nas eleições de conselheiros tutelares estão sendo devidamente apuradas, de acordo com o que determinam as regras estabelecidas no edital do processo eleitoral”, afirma o comunicado.

Força tarefa

Um Grupo de Trabalho do Ministério Público do Acre (MP-AC), composto por servidores e membros do órgão, foi designado para auditar o desenrolar das eleições. A atuação destes profissionais ocorrerá em todos os municípios do estado, verificando condutas que, porventura, tenham fugido da normalidade.

Corrida

Na capital, pelo menos 92 candidatos concorreram às 20 vagas distribuídas nos quatro conselhos tutelares. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iana Sarquis, a logística trabalhada este ano foi baseada no pleito de 2019.

Proibições

Outra constatação é que houve uma procura muito maior em comparação à eleição anterior, que teve cerca de 17,8 mil votos. A ação do Ministério Público é referendada diante das denúncias de que políticos, empresas e religiosos, financiaram candidaturas no âmbito do território acreano, prática vedada pela resolução nº 437/2023, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Imagem3

Nó górdio

O governo do Estado tem três meses para reduzir as despesas com a folha de pagamento para não ser enquadrado pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) por cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A gestão estadual já gasta 49,92% da sua receita corrente líquida com pessoal, segundo o Relatório da Gestão Fiscal do 2º quadrimestre deste ano, mas o limite máximo permitido não pode ultrapassar os 49%.

Comparativo

Em 2022, as despesas com pessoal correspondiam por 48,65% da receita corrente líquida, enquanto o limite de alerta permitido era de 46,55%, um acréscimo de 2,10%. Um grande desafio para a equipe econômica reduzir as despesas da folha nas repartições pública em torno de 4,02% nos próximos 90 dias. A única alternativa, a demissão dos comissionados que não ocupam atividades fim no serviço público.

Constatação

Para o doutor e mestre Orlando Sabino, também professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), as constantes quedas dos repasses do Fundo de Participação do Estado (FPM) e redução da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) refletiram nos indicadores negativos.

Diagnostico

Sabino aponta que os repasses constitucionais e o tributo registraram um crescimento de apenas 3,9%, enquanto no ano passado responderam por um de crescimento 22,3% no mês de agosto de2021 para agosto de 2022. Diante do quadro regressivo, a fazenda estadual necessita fazer severo ajuste em suas contas corrente para o fechamento exitoso do ano.

Imagem4

Vidas em chamas

Em pleno Shabbat (dia de descanso do judaísmo), um dia importante para a cultura judaica, os israelenses foram atingidos por uma série de ataques oriundos da Faixa de Gaza e orquestrados pelo grupo terrorista Hamas (movimento islamista palestino, de orientação sunita).

Beligerância

A comunidade internacional já se movimenta no sentido de entender o contexto dos ataques e em busca de que não haja um maior escalamento do conflito. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, declara publicamente que o país está em guerra e que o contra-ataque será severo.

História

Desde os anos 1940 com a criação do Estado de Israel as relações de poder no Oriente Médio ganharam novos episódios. O povo palestino jamais concordou com a demarcação de um território que comportasse os israelenses sem que houvesse, simultaneamente, a garantia de que estes também teriam direito ao seu espaço.

Progresso enganoso

Nas últimas décadas as trocas de agressões entre israelenses e palestinos foram frequentes, levando a comunidade internacional em diversas ocasiões a buscar alternativas para solucionar tais pendências. Desde 2021 não havia na região um ataque sistemático contra Israel e as relações entre israelenses e os povos árabes haviam evoluído a partir da recente aproximação com o governo da Arábia Saudita.

Arsenal

Israel é um dos países mais bem preparados do ponto de vista militar. Em razão do seu envolvimento em conflitos contínuos a defesa do país foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos por investimentos maciços no desenvolvimento de armas, no treinamento de tropas e na construção de mecanismos de proteção instalados principalmente nas fronteiras do país.

Flanco

O território israelense é amplamente monitorado por tecnologias de inteligência e pela ativa atuação das Forças Armadas do país. Esta estrutura não foi, entretanto, suficiente para proteger o país de ofensivas que ceifaram centenas de vidas naquela região. Lideranças políticas e militares de já iniciaram um ataque duro contra a Faixa de Gaza com o objetivo de conter qualquer iniciativa violenta por parte do Hamas.

Alerta máximo

O Brasil que preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas neste mês convocou uma reunião de urgência para que a situação seja tratada. O Reino Unido, os Estados Unidos, a França, a Rússia e a China apresentam-se como membros permanentes do Conselho e por esta razão podem - e devem - vetar qualquer resolução que extrapole as competências da ONU no tema da segurança internacional.

Contragolpe

É incerto a situação para a qual caminham os atores políticos no Oriente Médio, mas o cenário mais provável é de que Israel efetue um ataque de grandes proporções contra Gaza. Estima-se que nos últimos anos uma situação de tão clara hostilidade não tenha sido registrada entre estes povos e que a atuação de outros países da comunidade internacional seja essencial para o desfecho da situação.

Desfecho

As próximas horas serão decisivas para que se busque uma solução pontual para os embates. As maiores possibilidades são, no entanto, de que o conflito se estenda e que as perdas do ponto de vista humanitário sejam bastante altas.