A vitória do progressista Gerlen Diniz (foto) na disputa pela prefeitura de Sena Madureira, no último domingo, 06, guindará o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano (foto) à Câmara dos Deputados a partir de 2025, vez que ele é o primeiro suplente do PP (Partido Progressista).
Assunção
Gerlen, agora prefeito eleito, foi empossado em 2023 no cargo de deputado federal ao obter 19.560 votos, ficando em quinto lugar entre os oito mais votados no pleito. Agora, com a ida dele para o Executivo de Sena Madureira, o primeiro suplente José Adriano assume a vaga na Câmara a partir de janeiro de 2025 e terminará o mandato que se estende até 2026. José Adriano recebeu nas eleições de 2022, 10.623 votos.
Currículo
Natural de Rio Branco, José Adriano Ribeiro da Silva tem 58 anos, é empresário e representa com denodo as demandas da classe empresarial da indústria acreana. 2022, não foi a primeira tentativa de Ribeiro em chegar a Câmara Federal. Adriano já fora candidato em 2018 ao mesmo posto pelo PDT. Na época, ele conseguiu 6.258 votos.
Atividade classista
Ele é o sexto presidente a ocupar o posto na Fieac, reeleito para o terceiro mandato no quadriênio 2023-2027. É presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e tecnólogo em Construção Civil e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), com MBA em gestão de projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Foco
Adriano pretende focar seu mandato no setor produtivo e na construção civil, além de oferecer incentivos aos produtores da zona rural. “Não tem como ser diferente. Meu discurso está pronto, eu sei o que eu quero trazer para esse estado e o que eu quero fazer. Já tem projetos que apresentamos para outros parlamentares. Foram dois anos que passamos na reserva, mas mesmo assim preparamos vários projetos que temos em mente e que irão fazer a diferença”, complementou.
Compatibilidade
Adriano continuará exercendo o cargo de presidente da Fieac, vez que a assunção do cargo de deputado federal não é incompatível com o posto exercido na Federação, já que não há conflitos nos cargos por ser um ente de cunho privado.
Entendimento
Na tarde ontem, 09, o governador Gladson Cameli (PP) esteve no gabinete da prefeitura para visita ao prefeito Tião Bocalom (PL), reeleito no último domingo, 06. Bocalom estava ao lado do vice eleito, Alysson Bestene (PP). A visita serviu para alinhar ações entre o governo e a Prefeitura, voltadas para a capital. O encontro contou com apresentação dos projetos de obras e também o andamento do programa Asfalta Rio Branco.
Pauta
Bocalom mostrou apresentações das futuras instalações que contemplarão toda a cidade. Também foram debatidas alternativas para atender às ruas do programa “Ruas do Povo”, ora judicializadas.
Assessoramento
Além do governador, uma equipe do governo também acompanhou o encontro, para que as administrações caminhem juntas nos próximos anos, dando continuidade aos trabalhos. “Isso faz parte do que dissemos em cima do palanque; após o término das eleições nós íamos já começar o planejamento para 2025, fazer ações que a gente possa colocar em prática e que vão melhorar a vida das pessoas. Quem ganha mais com essa união é a população”, disse Bocalom.
Pressa
O governador destacou, ainda, que o lema continua sendo não perder um dia de trabalho para que tudo o que foi prometido para a população seja cumprido. “Eu sei o tamanho da responsabilidade que nós temos com os 22 municípios e vou me reunir com todos os prefeitos que querem parceria, para que a gente possa cumprir com aquilo que falamos. Não tenho dúvida do sucesso que vamos ter cada vez mais”, garantiu Cameli.
Interlocução
Cameli também enfatizou a importância de ter Alysson Bestene como vice, já que é um nome com grande experiência na administração pública. “Fico grato em saber que Bocalom vai ter um irmão ao lado para ajudar ele na administração da prefeitura”, reforçou Gladson.
Ganha ganha
O prefeito Tião Bocalom enfatizou que essa parceria representa mais serviços para a sociedade. “Quando você junta as forças, não tenho dúvida nenhuma, que o resultado é muito maior. Vamos juntos desenvolver grandes projetos estruturantes para a nossa capital. Nós precisamos largar daquela história que Rio Branco é uma cidadezinha como qualquer outra cidade do interior”, teorizou Bocalom.
Alvo
O prefeito destacou, ainda, que todos os projetos são voltados para deixar Rio Branco uma cidade moderna e inteligente. “A parceria com o governo do Estado vai ser fundamental nesse processo todo. Além disso, evidentemente que algumas obras a gente vai alterar, inclusive, o padrão de construção, que eram os prédios que podiam chegar até 17 andares, e, a partir da alteração que a gente vai fazer no plano diretor, os nossos prédios poderiam chegar a 40 andares. E isso é cidade inteligente, isso é cidade moderna”, finaliza.
Logística
Ao fim da reunião, após apresentações dos projetos e planejamento, o governador disponibilizou toda a estrutura estatal para o que for possível e necessário.
Desempenho
O partido Solidariedade, que tem como presidente regional o deputado estadual Afonso Fernandes, registrou um avanço considerável nos últimos nove meses, período em que o parlamentar assumiu o comando da legenda.
Retrospecto
Quando assumiu a sigla, o Solidariedade contava com aproximadamente dois mil filiados e executivas inativas em várias cidades. Atualmente, esse número passou para mais de quatro mil filiados, e 15 dos 22 municípios acreanos tiveram suas executivas reorganizadas, com 12 delas atuando ativamente nas eleições deste ano.
Crescimento
Nas eleições municipais desse ano, o Solidariedade somou quase 22 mil votos no estado, dos quais 13.140 foram em Rio Branco, colocando o partido como o sexto mais votado na capital. Moacir Júnior foi eleito vereador com 2.258 votos, e a legenda quase conquistou um segundo assento na Câmara Municipal, na coligação que apoiou a vitória de Tião Bocalom (PL) para prefeito.
Força
No interior, o partido também consolidou sua presença, elegendo oito vereadores em cidades como Epitaciolândia, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Santa Rosa. Em comparação às eleições passadas, o Solidariedade mostrou avanço, superando o desempenho registrado nos pleitos de 2020 e 2022.
Satisfação
“O resultado que obtivemos, em pouco tempo de gestão, é excelente. Nossa meta é ampliar ainda mais essa força e consolidar o partido em todos os 22 municípios do Acre. Estamos trabalhando desde já para as eleições de 2026, com o objetivo de aumentar nossa bancada estadual e conquistar uma cadeira do Solidariedade na Câmara Federal representando o Acre no congresso”, afirma o deputado Afonso Fernandes.