..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Méritos

Rio Branco volta a ser destaque no cenário nacional quando o tema é equilíbrio fiscal. Um estudo publicado pela Consultoria Tendências aponta que a capital do Acre apresenta a melhor situação fiscal entre todas as capitais dos estados brasileiros. 

Escala 

De acordo com a consultoria, das 26 capitais apenas oito estão com situação fiscal classificada como muito boa e receberam entre 8 e 10 pontos, conforme o estudo.

Destaque 

O levantamento classifica como em boa situação as cidades que obtiveram notas entre 6 e 8 pontos. Rio Branco é a única capital do país a receber nota acima de 9. A cidade administrada pela prefeita Socorro Neri (PSB) obteve 9,06 pontos, sendo considerada pelo estudo como a cidade brasileira com melhor equilíbrio fiscal.

Metodologia 

Para chegar a esses resultados, a Consultoria Tendências analisou seis indicadores para se chegar às notas: endividamento, poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos.

Panorama 

No ranking de situação muito boa da Consultoria estão, além de Rio Branco, Palmas (TO), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Manaus (AM). O estudo mostra ainda que Florianópolis (SC), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) são as capitais brasileiras com a pior situação fiscal. 


Imagem3

Nova realidade 

A propósito da gestão de Socorro Neri, hoje (7), o Aquiri Shopping será entregue à população e comerciantes.  Orçado em R$ 23 milhões, o espaço foi construído em um terreno ao lado do Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco.

Opções 

O Shopping conta com uma praça de alimentação, elevadores, 487 boxes, fraldário, internet e jardins e, vai abrigar os lojistas Ambulantes que ocupavam o Calçadão da Benjamin Constant, nas imediações do Colégio Acreano.

Prestígio 

Para a cerimônia do ato de entrega do Aquiri Shopping, que ocorrerá às 16 horas, a prefeita Socorro Neri convidou o governador Gladson Cameli, o prefeito eleito Tião Bocalom e o ex-prefeito Marcos Alexandre, além de outras autoridades e comerciantes do local.

História 

A obra do Shopping começou em 2014 quando o então ministro do Turismo, Gastão Vieira, veio ao Acre e assinou a ordem de serviço. A previsão da gestão, na época do prefeito Marcos Alexandre era de que o prédio fosse entregue no primeiro semestre de 2015. Uma pilastra do edifício precisou ser refeita por problemas no solo e a obra ficou parada

Retomada 

Na gestão da prefeita Socorro Neri, a obra foi retomada com o empréstimo de R$ 14,5 milhões junto à Caixa Econômica Federal.Com a iniciativa da gestora a construção avançou, sendo concluída e entregues nesta segunda, 7.

Beneficiários 

Com o shopping, a prefeitura vai tirar da rua centenas de pessoas que durante décadas ficaram expostas ao sol e a chuva, sujeitas a todas as intempéries climáticas. Essas pessoas não só terão um lugar digno para trabalhar, elas, também foram capacitadas pelo o município em técnica de venda, varejo e caixa.

Jogo jogado 

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou, neste domingo (6), maioria contrária à possibilidade de o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) e o senador Davi Alcolumbre (DEM) disputarem a reeleição para a presidência de suas respectivas Casas legislativas. 

Placar 

Os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e do presidente do STF, Luiz Fux, foram registrados à noite — todos contrários. Dos 11 ministros, 6 votaram neste sentido enquanto 5 foram a favor — Nunes Marques concordou apenas com a reeleição de Alcolumbre, ou seja, no caso da reeleição de Maia, o placar foi de 7 a 4 contra

Antecipação 

Vale ressaltar que o julgamento da ação protocolada pelo PTB se estende até o dia 14 de dezembro. Os 11 votos já foram registrados, porém, os ministros ainda podem mudar de posicionamento até que o resultado seja proclamado. 

Elementar 

A Constituição proíbe a reeleição para o comando da Câmara e do Senado dentro de uma mesma legislatura, período de quatro anos que coincide com os mandatos dos deputados federais. Os votos a favor da reeleição defendem ser possível interpretar as regras constitucionais de forma a permitir a recondução a um segundo mandato consecutivo.

Sonho desfeito 

Sepultada a possibilidade de os atuais presidentes da Câmara e do Senado buscarem a reeleição nas eleições de fevereiro, resta a constatação que As críticas da classe política e da opinião pública pesaram na avaliação de alguns ministros que se mostravam abertos à possibilidade, mas que terminaram por votar contra os projetos pessoais de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia.

Constatação 

A decisão do STF acabou operando como uma espécie de abertura oficial da corrida que já se desenrolava nos bastidores há semanas, atrapalhando inclusive a importante pauta de votações das duas Casas. Ainda que não tenham conseguido levar adiante o sonho da reeleição, Maia e Alcolumbre seguirão como fortes cabos eleitorais na sucessão. 

Grid de largada 

Nesse ponto, quem virtualmente sai na frente é o MDB, que já ensaiava articulações para disputar a presidência do Senado e que, na Câmara, tem em Baleia Rossi um dos nomes capazes de aglutinar forças contra o candidato governista Arthur Lira. 

Amálgama 

O maior argumento para a reeleição de Maia e Davi — evitar que o governo leve para a pauta do Congresso a distorção política vista no Executivo — continua sendo o fator que guiará um bloco relevante de parlamentares nesse processo.