..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Maquiavélico

Maquiavélico

Ganhou expressiva repercussão nas redes sociais um áudio do deputado federal Zezinho Barbary (PP) – https://www.tiktok.com/@acre3dejulhonoticias/video/7390424824801201414) - pedindo para que integrantes de um grupo de WhatsApp recorra a indígenas para executar obras no “Ramal Barbary”, estrada que liga os municípios de Porto Walter e Rodrigues Alves, ludibriando com a manobra a Justiça.

Sub judice

Ocorre que a reportada obra está sob embargo da Justiça Federal e ontem, inclusive, saiu decisão onde a Justiça Federal em Cruzeiro do Sul (AC) atendeu pedido feito pelo Ministério Público Federal e determinou que o governo do Acre e as prefeituras de Porto Walter e Cruzeiro do Sul façam cumprir a decisão judicial que suspende a obra, posto que a rodagem agride os diretos das comunidades indígenas.

Vilania

No áudio, Barbary orienta a aliados como driblar à determinação judicial, numa trama aonde os indígenas da região seriam usados no processo de abertura do ramal. “Bom dia, pessoal do grupo! Meus amigos, deixa eu dar uma ideia para vocês: quando eu estava abrindo o ramal, o pessoal dos índios, o Zozôca, e a turma dele ajudaram muito mesmo. Eu acho que é interessante alguém fazer uma conversa, para quando o ramal chegar na terra deles, nas aldeias, ali para o Paraná dos Mouras, nas aldeias que é maior trecho que tem, a gente conversar com uns seis ou dez índios para a gente pagá-los”, orientou o deputado.

Ardil

Na sequência, Barbary dá mais orientações, mas faz questão de não querer aparecer como o mentor do plano: “A gente dá umas duas diárias, os índios mesmo, para envolvê-lo no ramal”.

A trama para passar a imagem de que os índios estão diretamente envolvidos, por livre e espontânea vontade, vem na sequência: “Alguém, discretamente, tira umas fotos dos índios trabalhando no ramal, abrindo o ramal. Ai alguém negocia com eles. Só não pode envolver o meu nome. Depois desse áudio, vocês podem até apagar do grupo”.

Imagem2

Representação

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Acre, advogado Rodrigo Aiache, foi indicado pela Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (ABRAFUT) para integrar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), a maior instância de julgamentos relativos ao futebol no Brasil.

Agradecimentos

Aiache será o primeiro acreano a ocupar este posto honorífico e o cargo representa grande responsabilidade profissional. Em suas redes sociais, Rodrigo expressou gratidão a todos que o ajudaram a ocupar o posto: “Ser indicado para um cargo honorífico de tamanha relevância no desporto brasileiro é, em si, uma enorme responsabilidade e estarei comprometido a servir com integridade e justiça, buscando sempre elevar os valores do esporte e do direito desportivo em nosso país. Muito obrigado a todos pelo apoio constante. Seguimos juntos nesta caminhada!”, expressou Rodrigo.

Imagem3

Nova linha

Atendendo solicitação do Senador Alan Rick (União-AC), os voos da GOL Linhas Aéreas, no Acre, passarão a ser diurnos. A Companhia irá operar trechos de ida e volta entre Rio Branco (RBR) e Cruzeiro do Sul (CZS) e entre Rio Branco e Brasília (BSB), a partir do dia 29 de outubro, quatro vezes por semana.

Conquista

“A volta dos voos diurnos da GOL entre RBR e CZS atende a uma constante reivindicação nossa e da Bancada do Acre. Tenho trabalhado intensamente para construir, junto com as empresas aéreas, uma melhor oferta de voos, em horários mais adequados e com preços mais baratos ao povo acreano. Estou feliz com a decisão da Companhia e continuarei trabalhando para melhorar ainda mais a oferta de voos na nossa região”, diz Alan Rick, Coordenador da Bancada Federal do Acre.

Rota

O voo completo da GOL para Rio Branco e Cruzeiro do Sul se inicia em Brasília, permitindo que os passageiros de Cruzeiro do Sul se conectem com facilidade ao Distrito Federal, e de lá a outros 20 destinos nacionais e internacionais operados pela Companhia. A partir de 29 de outubro, o voo G3 1182 deixará Brasília cumprindo rota com passagem por Rio Branco

Tecnologia

Os voos entre Brasília, Rio Branco e Cruzeiro do Sul serão operados com a aeronave mais moderna e sustentável da frota da GOL, o Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 186 passageiros. Os bilhetes entre Brasília (BSB), Rio Branco (RBR) e Cruzeiro do Sul (CZS) já estão disponíveis no site e nas lojas da Companhia.

Voos adicionais

Em abril também atendendo a uma demanda do Senador Alan Rick, a Azul Linhas Aéreas anunciou a retomada dos voos para o Acre, em outubro. O primeiro voo sairá às 8:45h de Belo Horizonte, chegando em Rio Branco às 11:00h, depois segue em direção a Porto Velho, pousando às 13:55h, e retornando para a capital mineira às 14:40h com chegada prevista às 19:05h.

Imagem4

Audiência

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, na terça-feira (9), o requerimento (REQ 36/2024) do presidente do colegiado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), convidando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar informações sobre os planos e metas de sua gestão.

Sob nova direção

O senador justificou a iniciativa devido à mudança de comando no Ministério da Justiça, com a saída de Flávio Dino, que assumiu uma vaga no Supremo Tribunal Federal STF, e a entrada de Lewandowski. Petecão destacou a importância de o ministro apresentar os planos e objetivos de sua gestão perante a Comissão.

Setor estratégico

“As políticas de segurança são essenciais para proteger os cidadãos e promover um ambiente seguro, além de serem importantes para o desenvolvimento econômico, atraindo investimentos e gerando empregos”, afirmou.

Discussão necessária

Petecão acrescentou que políticas bem estruturadas ajudam a combater a criminalidade, abordando suas causas profundas, como desigualdade social e falta de oportunidades. A implementação de programas de prevenção e uma polícia bem treinada são vitais para reduzir a criminalidade. Ele ressaltou a importância da colaboração entre governos, sociedade civil e setor privado para desenvolver estratégias de segurança. “O convite ao ministro é uma iniciativa oportuna, que demonstra transparência e compromisso, além de possibilitar um debate construtivo sobre a segurança pública no País”, concluiu.

Imagem5

Adiantamento

Ontem, quinta-feira, 11, o governador do Acre, Gladson Cameli PP), anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. De forma antecipada, um total de 55.517 servidores entre ativos, inativos e pensionistas serão contemplados, com um montante de R$ 441.022.484,45 referente à folha de pagamento de julho. No dia 26 a fazenda estadual realizará o pagamento para os servidores inativos e pensionistas e dia 29 para os servidores ativos, com crédito em conta no dia 27, sábado.