O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), está aproveitando o engenheiro verão para colocar o bloco na rua. Hoje, segunda feira, as 11 horas, defronte à sede da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagro), Bocalom comandará solenidade onde anunciará cerca de 50 máquinas para dar mais celeridade ao programa Ramais da Dignidade.
Exposição
A maioria do maquinário estará exposto em frente à prefeitura. Seis frentes de serviços totalmente equipadas estarão em ramais já programados no cronograma de trabalho e os serviços devem iniciar esta semana.
Desobstrução
Ainda sobre ações do poder municipal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) lançará também hoje, segunda-feira (15), no Alto Alegre, o projeto de limpeza de 30 córregos localizados nas 10 regionais da cidade, em pontos mais críticos e de difícil acesso.
Melhorias
Os locais receberão serviços de limpeza mecanizada com escavadeira hidráulica. A ação faz parte do programa “Acelera Rio Branco”, que tem o objetivo de levar serviços de infraestrutura e melhor qualidade de vida para população. Além da limpeza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) fará arborização nas áreas contempladas, com plantações de mudas de várias espécies.
Largada
O deputado Nicolau Júnior (PP), presidente da Assembleia Legislativa do Acre e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), estão na linha de frente do grupo de apoio à candidatura do ex-deputado Nei Amorim (Podemos) ao Senado Federal.
Apoios
No último final de semana Nei participou de agenda política no Juruá, reunindo-se com candidatos a deputado estadual Nicolau Júnior (atual presidente da ALEAC) e o candidato a deputado federal Zezinho Barbary, que manifestaram o desejo forte de ter Ney no Senado para ajudar o Acre “com seu vigor, energia e competência”, destacaram.
Reforço
Os vereadores Franciney Mello e Leandro Cândido, assim como colaboradores das secretarias de agricultura, comunicação, cultura e gabinete da gestão municipal, também participaram do encontro que, ainda, contou com simpatizantes que manifestaram adesão à candidatura de Ney Amorim.
Ampliando a base
No périplo pelo Juruá, Nei Amorim também recebeu manifestação de grande peso e importância política, posto que o apoio veio de um filiado ao PT. Na tarde de sexta-feira, 12, o prefeito de Mâncio lima, Isaac lima (PT), reuniu grande número de lideranças políticas do município para anunciar sua decisão de trabalhar pela candidatura de Ney.
Termômetro
Nova rodada da pesquisa para presidente marca retomada de fôlego do candidato do PT, que ampliou vantagem sobre o presidente da República. Levantamento telefônico do Instituto FSB, contratado pelo banco BTG Pactual, divulgado nesta segunda-feira (15) mostra que o ex-presidente Lula (PT), líder em intenções de voto, conseguiu ampliar a distância para Jair Bolsonaro (PL).
Retrato
Na última rodada do levantamento, Lula tinha 41% e Bolsonaro 34%. Agora, Lula tem 45% e Bolsonaro os mesmos 34%. Enquanto o petista tem 45% das intenções de voto, todos os outros candidatos, somados, têm 46%. O dado aponta para a possibilidade de o ex-presidente vencer a eleição já no primeiro turno.
Segundo turno
Lula também ampliou a vantagem para Bolsonaro na projeção de segundo turno. Antes, o petista vencia o atual ocupante do Palácio do Planalto por 51% a 39%. Agora, os percentuais passaram para 53%, de Lula, e 38%, de Bolsonaro.
Dados técnicos
Foram ouvidos 2.000 eleitores por telefone entre 12 e 14 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00603/2022.
Começou o jogo
Sobre a quantas anda a disputa eleitoral de 2022, a semana será repleta de pesquisas de intenção de voto para presidente, Senado e governos de alguns dos principais estados. Os novos dados registram a preferência dos eleitores no momento em que começam oficialmente as campanhas, com o encerramento do prazo para o registro de candidaturas nesta segunda-feira, e marcam o início de uma maratona que vai durar sete semanas e só vai acabar perto do dia 2 de outubro.
Pulso
No cenário da disputa presidencial, serão divulgados os resultados de três pesquisas nacionais: do Ipec, nesta segunda-feira, cujo números foram descritos acima, da Quaest, na quarta-feira (17), e do Datafolha na quinta-feira (18). Os estudos captarão os efeitos dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada.
Contendas estaduais
Os eleitores e candidatos também conhecerão o atual cenário nas disputas pelos governos estaduais e vagas no Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.
Farpas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu, no sábado (13/8), a imputação feita pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que o acusou de roubar dinheiro da gasolina em seu gabinete quando era deputado federal.
Acusação
Apontado em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula (PT) e Bolsonaro, Ciro vem dizendo que os dois oponentes são corruptos. Sobre Bolsonaro, de quem foi colega na Câmara dos Deputados, o pedetista afirma ter documentos comprovando ilegalidades no uso de combustível e no pagamento de funcionários.
Baixo nível
Contrapondo-se à acusação de Ciro, Bolsonaro disse que o adversário não teria de que acusá-lo: “Ladrão de gasolina… Ô Ciro, pelo amor de Deus, Ciro. Você tá… A tua maconha tá estragada, ô Ciro. Maconha estragada faz isso aí. Não tem o que acusar”.
Mamata
Os senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jorginho Mello (PL-SC) usaram viagens pagas com verba da cota parlamentar para fazer campanha. Em 1º de julho, Heinze viajou a Igrejinha (RS) para promover sua candidatura ao governo do Estado na região. Ficou hospedado em um hotel por R$ 1.158 a diária e pediu reembolso ao Senado.
Justificativas
“Ver de perto a mobilização em torno do nosso projeto rumo ao (Palácio do) Piratini é motivador”, disse Heinze na ocasião, nas redes sociais. Em 9 de julho, Jorginho Mello e assessores se hospedaram em São Miguel do Oeste (SC) às custas do Senado. Neste dia, o senador participou de ato do PL decorado com imagens da chapa eleitoral dele ao governo do Estado, junto com Jorge Seif Jr. e Jair Bolsonaro.
Mais
Heinze também recebeu reembolso de R$ 800 do Senado pela diária em um hotel na cidade de Cruz Alta (RS), no dia 17 de julho, ocasião em que fez novos atos como pré-candidato. Ao compartilhar fotos das reuniões nas redes sociais, Heinze explicitou o viés eleitoral da agenda. “Obrigado a todos vocês que se mobilizaram a ouvir as nossas ideias (…) Trabalharemos por todos quando alcançarmos o Piratini.”
Agenda
Procurada, a assessoria de Jorginho disse que ele esteve em São Miguel cumprindo agenda parlamentar e que compareceu a diversos outros compromissos na ocasião.
Agenda 2
Já a assessoria de Heinze afirmou que, “mesmo com o evento partidário, o senador se reuniu com prefeitos e lideranças locais para acolher demandas e prestar contas de sua atividade parlamentar”.