A Prefeitura de Rio Branco apresentou na manhã desta de ontem, sexta-feira, 6, no auditório da Fieac, um pacote de investimentos para obras a ser tocado este ano. Ao todo serão 280 milhões de reais destinados a obras de infraestrutura e manutenção. Destes, 60 milhões foram investidos em obras que estão sendo executadas, e os outros 220 milhões para 98 obras futuras.
Lógica
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o ano passado a gestão trabalhou com o orçamento antigo e o objetivo era continuar tocando as pequenas obras e fazer o básico, mas queria guardar dinheiro em caixa para dizer: agora tem dinheiro para fazer investimentos, como será feito. “Esse lançamento que a gente faz hoje aqui, de um primeiro pacote pra esse ano, pra mim é fundamental, porque a gente tem recursos federais que são poucos, mas que graças a Deus os recursos arrecadados e guardados o ano passado a gente vai agora transformar isso tudo em investimento e geração de emprego e renda”, disse o prefeito.
Ação linear
De acordo com a gestão, todas as regionais receberão benefício. Do montante de 220 milhões que serão investidos, 138 milhões são recursos próprios do município, e os outros 82 milhões virão por convênios. 119 milhões serão destinados para edificações, 87 para infraestrutura, e 14 milhões para manutenção. O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explica que as obras iniciarão ainda no final desde mês.
Benfeitorias
Entre as obras estão: 18 academias ao ar livre, revitalização da avenida Chico Mendes, Habitação Social no Rui Lino, ponte sobre o Igarapé Judia, Praça do Mercado, Terminal Urbano, sede da RBPrev, entre outros. O evento reuniu empresários, os secretários municipais, além do Senador Sérgio Petecão, Pr. Josimar representando a senadora Mailza Gomes, e o Deputado Estadual José Bestene.
Alvissaras
Ainda durante a solenidade de lançamento de obras pelo prefeito Tião Bocalom, o presidente da Fieac, José Adriano e o presidente do Sincepav, Reginaldo Pontes, entregam à gestão municipal um projeto para construção de pontes definitivas em cinco ramais da capital. O entendimento da Fieac, expresso nas palavras de Adriano, é que as obras anunciadas por Bocolom impulsionam as atividades econômicas e financeiras do Estado, vez que beneficia a indústria local de forma a movimentar a economia em diversos setores, principalmente em relação à construção civil.
Termômetro
O site ac24horas (https://ac24horas.com/) fez divulgar nesta sexta feira, 6, pesquisa do Instituto Badra Comunicação, de São Paulo, apurando as intenções de votos para o governo do Acre nas eleições de 2022. Segundo o levantamento estimulado, o candidato à reeleição, Gladson Cameli (Progressista) aparece, poucos meses do início da campanha eleitoral, com 38% da preferência do eleitorado.
Foto
Na segunda colocação surge o deputado e médico Jenilson Leite (PSB) com 11,1%, sendo seguido pelo senador Sérgio Petecão (PSD) com 10,8% e a deputada federal Mara Rocha (MDB) com 10,1%. O pecuarista Jorge Moura (PRTB) surge com 2,1% e o professor Nilson Euclides (PSOL) marcou 1,2%. Nulo, Branco ou nenhum candidato registrou 11,1% e não souberam opinar ficou com 15,5%.
Nome consolidado
Já na simulação espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Gladson registrou 19,2%. Na segunda colocação aparece Mara com 4,3%, seguida por Jenilson com 3,2%. Petecão e Jorge Viana registraram 2,4% e 1,2%, respectivamente. O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) foi lembrado por 0,9% e Jorge Moura 0,3%. Outros candidatos registraram 0,8%. Nulo, branco ou nenhum marcou 16,8% e não sabe 50,9%.
Negação
No quesito rejeição, quando o eleitor é questionado em qual candidato não votaria de jeito nenhum, Petecão lidera 24,5%, seguido por Cameli com 14,7% e Mara com 12,7%. Jorge Moura registrou 9,4% e Jenilson marcou 4,1%. Nilson Euclides registrou a menor rejeição, com 2,4%. Não rejeita nenhum marcou 16,4% e não sabem 15,9%.
Corrida senatorial
Ainda segundo a pesquisa, na corrida para o senado o ex-governador Jorge Viana (PT) aparece em primeiro lugar, com 21,2% das intenções, seguido dos deputados federais Alan Rick (União Brasil) e Jéssica Sales (MDB), que registraram 16%.
Márcia Bittar (PL) aparece na quarta colocação com 14,2%, na quinta posição, a deputada federal Vanda Milani (PROS), com 6,3% e no último lugar, o advogado Sanderson Moura, com 2,2% das intenções de votos. Nulo, branco ou nenhum registraram 12,5% e pessoas que não sabem em quem votar somam 11,6%.
Na ponta da língua
Em um cenário estimulado sem Jorge Viana, a deputada Jéssica Sales lidera as intenções, com 17%. Alan Rick aparece com 16,3%, Márcia Bittar com 13,9%, Jenilson Leite com 10,9%, Vanda Milani 6,1% e Sanderson 2,2%. As opções nulo, branco ou nenhum somam 16% e não souberam 17,7%.
Dados técnicos
A pesquisa paulista foi realizada entre os dias 28 de abril a 1º de maio e ouviu 1.060 pessoas, por telefone, em 15 cidades do Acre, sendo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Acrelândia, Senador Guiomard, Porto Acre, Plácido de Castro, Marechal Thaumaturgo, Manoel Urbano e Jordão. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC 04011/2022.
Teatro do absurdo
Depois de fazer um teatro na live que leva às redes de internet toda as quintas-feiras, Bolsonaro, dizendo-se indignado com os preços dos combustíveis, despejou o que já era esperado, colocando a culpa na petrolífera sobre um novo aumento dos preços dos combustíveis, pior, na quarta semana consecutiva, pior ainda, batendo um novo recorde.
Bufão
Quinta-feira, quem viu Bolsonaro encenando um faniquito contra os preços da Petrobras, deve ter perguntado: por que esse sujeito fazendo esse circo todo contra a Petrobras, sendo que ele tem o poder de intervir e acabar com a farra que está enchendo as burras de acionistas internacionais? Quer enganar a quem com seu falso tremelique?
O frigir dos ovos
Na verdade, Bolsonaro só tinha uma preocupação com o teatro: tirar o dele da reta, pois é ele o responsável concreto pelo preço da gasolina que tem hoje o maior valor nominal desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços em 2004. O resultado disso tudo é o preço da gasolina que subiu pela quarta semana consecutiva e marcou um novo recorde nos postos de combustíveis.
O sofá
Como na piada do marido traído, que pôs a culpa no sofá, local onde a parceira praticava o adultério, Bolsonaristas estão irados com a XP Investimentos, pelo fato de a pesquisa do Ipespe, contratada pela empresa, seguir apontando Lula ganhando com folga de Jair Bolsonaro no primeiro turno (13 pontos à frente) e principalmente no segundo turno de 2022 (20 pontos). E não só.
Sequelas
O encontro de Lula com Guilherme Benchimol, fundador e chairman do grupo, também causou irritação. Nesta semana, dias antes da divulgação da última rodada da pesquisa, nessa sexta-feira (6/5), um importante empresário do setor de tecidos fez questão de divulgar que tinha cancelado sua conta na corretora. Telefonou para seu corretor e disse que perdera a confiança na XP, “como havia perdido na Folha e Globo”, em referência a veículos de imprensa que fazem cobertura jornalística da qual ele discorda.
Serenidade
Na XP, a orientação é manter a confiança na qualidade técnica da pesquisa conduzida pelo Ipespe, de Antônio Lavareda, cientista político respeitado. E a empresa diz ver com naturalidade a saída de clientes, em meio a 3,5 milhões de pessoas ligadas à marca.
Cupido
O deputado Carlos Minc, que sucedeu Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, trabalha pela aproximação de Lula com sua ex-ministra: “Peço a Lula que dedique a Marina pelo menos 50% do carinho que ele vem dedicando a Alckmin, antigo adversário”.