..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Louvável 

Em reconhecimento ao esforço dos trabalhadores da rede municipal de Saúde no combate a Covid-19 em Rio Branco, a Prefeita Socorro Neri (PSB) concedeu, por meio de Portaria da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (Segati), a obrigatoriedade do pagamento em grau máximo do adicional de insalubridade para todos os que tenham contato direto com pacientes em tratamento do novo coronavírus.

Critérios 

O benefício será concedido aos funcionários em atuação na linha de frente de combate a pandemia e mesmo os que estiveram afastados por acometimento ou risco da doença, terão 40% de adicional sobre os vencimentos já a partir do mês de agosto, o que significa um aumento de 100% sobre o valor do benefício atualmente concedido que é 20% do salário base, conforme explicou a prefeita Socorro Neri.

Bom senso 

“Nós reconhecemos o esforço de cada um, reconhecemos o quanto tem sido difícil e o quanto estes trabalhadores tem sido corajosos e se colocado à disposição da Saúde Pública, da saúde da nossa população nesse momento de tantas dificuldades que estamos atravessando. Essa é a mensagem que queremos passar aos colegas servidores que estão na linha de frente nas unidades de saúde. Com isso queremos expressar o nosso reconhecimento, a nossa gratidão a esses bravos servidores da saúde pública municipal”, ressaltou a prefeita.

Ode à razão 

Neri explicou que a concessão da majoração nesse momento deu-se por considerar as justificativas da Secretaria Municipal de Saúde quanto a probabilidade de contagio aos servidores que estão na linha de frente do combate a Covid-19, devido ao maior tempo de exposição aos pacientes portadores da doença infectocontagiosa. 


poronga09

Mistura 

O ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) continua ativo na costura política. Ontem fez publicar nas redes sociais encontro, regado a baião de dois e, quiçá, uns mandis - vez que o pescado já pode ser encontrado nos mercados -, com o amigo e ex-prefeito de Rio Branco, o também petista  Marcus Alexandre.

Conversar é o que interessa, o resto...

No dizer de JV, o encontro rendeu boa conversa sobre “os graves problemas provocados por essa terrível pandemia; sobre os desafios que esses tempos nos impõem e sobre a importância de ajudarmos na construção de um futuro melhor para todos”. 

Me aguardem!

Consciente que o momento é de exclusiva dedicação ao combate do convid-19, Viana argumenta que “o momento não é da política! O momento é de união para vencermos esse vírus, mas quando chegar a hora, haveremos de fazer o que precisa ser feito na política. Acredito que a boa política é como baião de dois: ingredientes simples, unidos, com bom sabor e sustância”.

Bola pro alto 

A contratação do goleiro Bruno para defender o Rio Branco continua rendendo. Ontem a esportista e professora Rose Costa, em protesto acerca da presença do atleta nas hostes do clube riobranquino, informou que à partir daquela data estava se desligando da função de técnica/treinadora do Rio Branco Futebol Clube/Feminino. Motivo: a contratação do Goleiro Bruno para compor o elenco da equipe masculina do Estrelão.

Arrazoado 

“Quero aqui esclarecer que entendo o momento por qual passa o Rio Branco e a grande maioria dos clubes de futebol acreanos, as dificuldades financeiras como também a oportunidade da contratação do Goleiro Bruno, bem como, ainda, a sua “boa” intenção, no sentido de tornar a equipe competitiva e forte”, anotou Rose.

Princípios

E seguiu: “Deixo minha gratidão pela oportunidade, mas preciso esclarecer também que minha história de vida como mulher e profissional me impendem de permanecer no Rio Branco. Como disse, não questiono e nem tampouco julgo suas decisões, mas preciso respeitar a minha história e minhas crenças de que educamos pelo exemplo, e no esporte de rendimento, atletas são figuras públicas, e socializam e influenciam comportamentos, e meu humilde entendimento é que essa oportunidade dada ao Goleiro Bruno, em nossa amada equipe, legitima a ineficiência das leis em nosso país, socializa ainda mais a impunidade aos feminicidas”. 

Bicuda

“Por fim, macula a imagem de nossa equipe, pois o crime orquestrado por ele é reconhecidamente hediondo, e isso não deve ser personificado na função de atleta de rendimento do nosso clube que tem uma história linda na construção de grandes atletas que são espelhos para toda a nossa juventude e sociedade. Entendam: nunca foi e nunca será só futebol!”

Passando a boiada

O governo de Jair Bolsonaro acelerou a edição de medidas prejudiciais ao meio ambiente durante a pandemia. Atos do Poder Executivo entre março e maio indicam que a boiada defendida por Salles está passando. 

Acelera Ayrton 

Levantamento publicado na edição desta quarta-feira (29) da Folha de S.Paulo em parceria com o Instituto Talanoa mostra que, entre março e maio deste ano, o governo publicou 195 atos no Diário sobre o meio ambiente. Nos mesmos meses de 2019, foram apenas 16 atos publicados relacionados ao tema, um aumento de 12 vezes.

Desviando a atenção 

Trata-se da a realização da proposta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de “passar a boiada” em termos de legislação ambiental, no período da pandemia. O ministro considerava que enquanto a opinião pública estava voltada para o noticiário sobre a pandemia, o governo poderia passar medidas prejudiciais ao meio ambiente sem ser percebido. 

Ação malfazeja 

“Precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos neste momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa porque só se fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, afirmou Salles na reunião ministerial. 

Desde então, entidades ligadas ao meio ambiente têm protestado contra o propósito do governo Bolsonaro de desmontar as políticas ambientais previstas por lei.

Alvíssaras 

Autoridades russas disseram nesta terça-feira (28) que poderão ter uma vacina contra a Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), em um período de até suas semanas. A informação é da CNN Internacional , que diz que a data prevista para a aprovação do imunizante para uso e distribuição generalizada para a população é o dia 10 de agosto.

Pole position 

Apesar das preocupações com a segurança e a eficácia da vacina, o país tem o objetivo de ser o primeiro do mundo a ter um imunizante aprovado. A pesquisa está sendo realizada pelo Instituto Gamaleya, que tem sede em Moscou.

Ordem cronologica 

Segundo as autoridades consultadas , os primeiros a receber a aplicação da vacina serão os profissionais da saúde. Os cientistas russos teriam testado a imunização neles próprios e estariam em fase final de testes.

Critérios

Essa velocidade de aprovação seria possível por conta de eles terem usado uma tecnologia que já conheciam. Os pesquisadores só teriam a adaptado à Covid-19. Eles ainda disseram que esperam produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano. Desse total, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia.

Corrida 

O Chefe do fundo soberano russo, Kirill Dmitriev está financiando a pesquisa e comparou o momento a um “Sputnik”, fazendo referência ao momento em que os russos ficaram na liderança na corrida especial, na década de 1950. 

Competição 

“Os americanos ficaram surpresos quando ouviram os sons do Sputnik. É o mesmo com a vacina, a Rússia vai ter chegado lá primeiro”, acrescentou Dmitriev.