Em um ato que reuniu centenas de advogados e advogadas, o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache – candidato a reeleição - registrou a chapa para a reeleição na tarde de ontem, sexta-feira, 18. A mobilização contou com uma caminhada até a sede da instituição.
Formalização
O presidente da Seccional acreana realizou uma transmissão de vídeo pelas redes sociais durante toda a mobilização que culminou com a oficialização da corrida eleitoral, por meio da Chapa 7, com o nome ‘União para seguir avançando’. Até o momento, apenas o atual representante da advocacia demonstrou interesse em concorrer para mais um mandato.
Construção
“Formamos uma chapa composta por quase 100 advogados e advogadas, que reflete a diversidade e pluralidade da nossa classe. Contemplamos desde a jovem advocacia até os colegas da melhor idade, promovendo também uma renovação nos cargos-chave da gestão”, falou em tom emocionado Rodrigo Aiache.
Plataforma
No ato, o presidente aproveitou para agradecer o apoio dos colegas da atual gestão e explanou sobre a busca pela reeleição. “A OAB, hoje, conta com 3 novas subseções, 14 novas salas, oferecendo mais conforto e dignidade, além de dois novos escritórios corporativos, que geram mais oportunidades para a classe. E isso é apenas parte dos inúmeros avanços que alcançamos. Mas ainda não concluímos a nossa missão. Queremos avançar ainda mais. Avante, advocacia acreana! Sem recuar, sem cair e sem temer”, reafirmou o líder da Chapa 7.
Composição
Como candidata a vice-presidente, Rodrigo Aiache conta com a advigada Thaís Moura Barros. A Bacharela Socorro Rodrigues preferiu não concorrer à reeleição ao mesmo cargo para assumir novas responsabilidades ante a nova chapa.
Calendário
A OAB/AC divulgou no dia 07 o edital para as eleições institucionais do triênio 2025/2027. O pleito será realizado no dia 22 de novembro de 2024, das 8h às 17h, de forma presencial. Advogados e advogadas adimplentes com a anuidade da Seccional estão aptos para votar nas chapas que concorrerão às Diretorias da Seccional, da Caixa de Assistência e também das quatro Subseções.
Afastamento
A propósito das eleições da OAB, ontem, 18, a advogada Laura Cristina Lopes de Sousa, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC), anunciou publicamente sua saída da atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). Em uma carta aberta direcionada à advocacia acreana e em um vídeo de agradecimento, Laura comunicou que não participará das próximas eleições e fez um balanço de sua trajetória à frente da instituição.
Merci
“Minha mensagem aos advogados do Acre é de profunda gratidão e orgulho. Gratidão por ter tido a honra de representar e lutar ao lado de cada um, e orgulho por ver o quanto crescemos. Foram anos de desafios, conquistas e, acima de tudo, muito aprendizado”. Além de sua atuação local, Laura também se destacou em âmbito nacional, ocupando cargos relevantes, como coordenadora das Caixas de Assistência da Região Norte e vice-presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), marcos inéditos para a advocacia acreana.
Compromisso
Mesmo se afastando das próximas eleições, Laura garantiu que permanecerá à disposição da advocacia até o fim do mandato, reforçando seu comprometimento com a classe. “Minha trajetória na CAAAC foi construída com base no compromisso de servir à advocacia. Cada decisão tomada ao longo desse caminho foi guiada pelo desejo de melhorar a qualidade de vida dos advogados, advogadas e seus familiares, e proporcionar a eles o apoio necessário, seja nos momentos de celebração, seja nas dificuldades”.
Otimismo
Ela encerrou sua mensagem com otimismo e confiança na continuidade do trabalho. “Neste momento, estou com o coração em paz e na esperança de que os próximos líderes possam realizar a continuidade desse trabalho, sempre focado no bem-estar da advocacia acreana e preparada para avançar ainda mais, em prol da nossa classe.”
Fogaréu
A crise administrativa que se instalou na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), que teve o ápice com o anuncio da terceirização do setor de nefrologia da Casa, ganhou mais um capítulo no dia de ontem, 18, com o afastamento da Diretora-presidente Ana Beatriz Souza.
Desgaste
Após a manifestação de protesto de pacientes que fazem hemodiálise, que contaram com o apoio de familiares, interrompendo o trânsito da BR 364 nas imediações da Fundação, ainda ontem veio a exoneração da enfermeira Ana Beatriz Souza do cargo de presidente da Fundhacre. Beatriz estava no cargo desde abril deste ano, quando substituiu João Paulo Silva, que deixou a função para se candidatar ao cargo de vereador nas últimas eleições.
Formalização
O decreto de exoneração foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Acre e foi assinado pela governadora em exercício, Mailza Assis (PP). A publicação informa que a exoneração foi a pedido de Ana Beatriz. Além da exoneração de Ana Beatriz, o governo decidiu que, pelo menos, por enquanto, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, vai acumular a função de presidente da Fundhacre.
Troca-troca
Apesar de ser exonerada da presidente do complexo hospitalar, Ana Beatriz Souza, que sempre exerceu funções ligadas à saúde, não ficará fora do governo. Foi nomeada como diretora-executiva do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC). Outra mexida administrativa importante foi a nomeação de Jaksilande de Lima, que ocupava a função de diretora do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e foi nomeada como nova presidente do órgão.
Monitoramento
Ainda sobre o processo de terceirização do setor de hemodiálise da Fundhacre, o Ministério Público, que está acompanhando o problema, na pessoa do promotor Ocimar Sales Júnior, ontem participou de audiência na Assembleia Legislativa e propôs que se garantisse a continuidade dos tratamentos e que se acompanhassem os impactos que essa mudança pode causar nos serviços oferecidos. Ele enfatizou a necessidade de monitorar rigorosamente o processo de transferência dos pacientes e afirmou que a Promotoria de Saúde realizou uma inspeção no setor de Nefrologia da Fundhacre na quinta-feira (17) e nas clínicas privadas que receberão os pacientes.
Qualificação
A Federação das Indústrias e organizações nacionais, no Mapa do Trabalho Industrial, estimam que, para atender a demanda da indústria do Acre nos próximos três anos será necessário qualificar 23 mil profissionais entre 2025 e 2027. O número contempla a necessidade de formação de 4 mil novos profissionais e de requalificação de 19 mil que já estão no mercado. As áreas mais carentes são Logísticas, Construção, Manutenção e Metalmecânica.