A deputada federal Socorro Neri (PP) esteve esta semana com o procurador-geral do Estado, Danilo Lovisaro para tratar sobre o encerramento repentino das atividades da instituição de ensino superior U:verse, medida que deixou seus estudantes com uma enorme apreensão quanto ao futuro.
Auxílio
”Vim ao Ministério Público pedir uma atenção especial sobre a causa a fim de proteger o direito dos estudantes” , afirmou a parlamentar que ao longo dos últimos tempos vem recebendo uma série de mensagens denunciando a situação incerta em que os alunos foram relegados.
Incertezas
Segundo as denúncias, os estudantes foram deixados à mercê da própria sorte, enfrentando dificuldades como a continuação das bolsas de estudo do Pro-Uni e Fies em outras instituições, além dos concludentes que não poderão terminar a graduação neste ano, “faltando muito pouco para chegar a tão sonhada graduação”, destacou a parlamentar.
Procedimento
Socorro Neri protocolou um ofício junto ao MEC (Ministério da Educação) e este vai abrir procedimento para acompanhar a situação dos discentes, sob a vigilância da deputada. Para a parlamentar, a Instituição teria que apresentar um plano para proceder o encerramento de suas ações, tais como: não abrir mais matrícula de estudantes; tratar sobre a transferência de estudantes para garantir as condições de continuidade dos estudos e assumir o ônus que tiver porventura que assumir.
SOS
O governador do Acre em exercício, deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), solicitou ao Ministério da Justiça, nesta quarta-feira, 26, a presença da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar o policiamento e assim realizar a pacificação do Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco, em ebulição desde terça-feira, 25, com rebelião patrocinada por detentos alinhado a facções.
Reforço
No documento encaminhado ao ministro Flávio Dino, o governo do Estado pediu o envio de 40 policiais penais para reforçarem as ações em curso e garantir a integridade física dos servidores e detentos da unidade prisional. “Todo o aparato do sistema de Segurança Pública está empenhado em resolver essa situação e a chegada de mais policiais altamente preparados para lidar com essas ocorrências nos ajudará muito neste momento”, explicou Gonzaga.
Ações
Desde o início do motim, as forças policiais do Estado atuam para conter o tumulto. Um Gabinete de Crise também foi instalado pelo governo acreano para apresentar medidas e respostas rápidas ao cenário na penitenciária. Um policial penal e dois presos que ficaram feridos foram devidamente encaminhados ao Pronto-Socorro da capital. Equipes médicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuam no presídio para quaisquer eventualidades.
Pecúnia
O Governo do Acre antecipará o pagamento do salário dos servidores públicos estaduais do mês de julho, além da antecipação da primeira parcela do 13⁰ salário. O pagamento salarial de julho e da primeira parcela do 13⁰ salário estarão nas contas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, 28. A ação antecipa o vencimento de julho, divulgado no calendário anual do governo, garantindo os salários em dia.
Suporte
Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, a antecipação contínua do pagamento fortalece a economia e os eventos do Estado. “Neste mês, se inicia a nossa Expoacre, um evento importante para o estado. Somando esses valores de pagamentos, são mais de R$ 520 milhões serão injetados na nossa economia. Um compromisso do governador Gladson Cameli com o Acre”, pontua o titular da pasta de Administração.
Conexão
O presidente Lula conversou por telefone, nessa quarta-feira (26/7), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na pauta, os novos ministérios que partidos do Centrão devem ganhar no governo.
Virando a página
A conversa não foi conclusiva sobre as pastas que Republicanos e PP assumirão. O petista, porém, avisou a auxiliares que quer bater o martelo das mudanças no início da próxima semana, após uma reunião presencial com Lira.
Atalho
Em tom de brincadeira, auxiliares dizem que Lula quer evitar tomar decisões em agosto, em razão das superstições em relação ao mês, marcado por acontecimentos trágicos envolvendo políticos.
Martelo batido
Ministros do Palácio do Planalto dizem que Lula já tomou a decisão de que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão ministros. Falta apenas decidir a pasta que cada um deles assumirá.
Alternativas
Hoje, Lula estuda alguns desenhos para acomodar Fufuca e Costa Filho. São eles: Dividir o Ministério do Desenvolvimento Social em duas pastas: uma para cuidar do Social, e outra, do Combate à Fome, com o Bolsa Família. A pasta Social iria para André Fufuca; Criar o cargo de Autoridade Olímpica para a atual ministra do Esporte, Ana Moser, liberando a chefia da pasta para Silvio Costa Filho;
Criatividade
Ainda: Tirar o vice-presidente Geraldo Alckmin do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) e ceder a pasta a um dos dois partidos; Transferir a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, para o Ministério dos Direitos Humanos ou das Mulheres, e dar o atual cargo dela para o Centrão e, por fim, mudanças nos Correios, na Embratur e na Caixa Ainda em aceno ao Centrão, Lula também ordenou que diretorias e vice-presidências dos Correios, da Embratur e da Caixa Econômica Federal sejam negociadas com partidos do grupo.
Obituário
Assassinada a tiros em março de 2018, a vereadora Marielle Franco completaria 44 anos nesta quinta-feira (27/7). Para homenageá-la, parentes, artistas, membros religiosos e personalidades da política marcarão presença em eventos que vão acontecer no Centro do Rio e na Maré, a partir das 10h.
Epitáfio
De manhã, o padre Gegê, que era muito amigo de Marielle, celebra a missa pela vereadora na Igreja Nossa Senhora do Parto. Às 11h, haverá o evento Flores na Estátua, na réplica em homenagem a ela que fica no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago.