..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Interação

Interação

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), se reuniu ontem, sexta-feira (17), com o diretor-presidente do Iapen, Glauber Feitoza, para tratar de melhorias para o setor prisional no Acre.  Segundo Luiz Gonzaga, a reunião faz parte das ações da Aleac de ouvir e estar presente em todos setores do Estado, como é o caso da segurança pública.

Compromisso

Segundo Luiz Gonzaga, a reunião faz parte das ações da Aleac de ouvir e estar presente em todos setores do Estado, como é o caso da segurança pública. “Quando assumi a presidência da Aleac me prontifiquei a ouvir as demandas dos gestores públicos, para que juntos, possamos resolver os problemas que afetam a sociedade acreana. Hoje ouvi o presidente do Iapen e nos colocamos à disposição para levar as demandas até o Legislativo e valorizar cada vez mais servidores que trabalham nos presídios”, disse.

Agenda 

Ainda sobre ações envolvendo membros da Aleac, o deputado Nicolau Júnior, primeiro secretário da ALEAC, participou na manhã de ontem, sexta-feira (17), em Cruzeiro do Sul, do encontro dos servidores municipais da saúde, organizado pela prefeitura.

Convivas 

Ao lado do também deputado Clodoaldo Rodrigues (PP) e do deputado federal Zezinho Barbary (PP) e do senador Marcio Bittar (UB), Nicolau assistiu a uma apresentação feita pela secretária Valéria de Oliveira Lima, que destacou os avanços do setor na segunda maior cidade do estado.

Reconhecimento 

Nicolau aproveitou o momento para agradecer publicamente ao senador Marcio Bittar pela liberação de emendas que possibilitaram, por exemplo, o mutirão de saúde realizado pela Fundhacre. “O senador Márcio ajudou com uma emenda de dez milhões e tem nos atendido sempre que a ele recorremos. Estou aqui representando a ALEAC, nosso presidente Luiz Gonzaga. Ainda bem que Cruzeiro do Sul, o Juruá, tem conseguido manter os representantes para poder ajudar nossa região. Mas eu sei que nosso compromisso é com o estado todo”, garantiu Nicolau. 

Imagem2

Militarização 

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Joseli Parente Camelo, reconheceu que houve uma grande politização das Forças Armadas e um exagero de militares no Executivo durante o governo Jair Bolsonaro.

Declarações 

A declaração foi dada pelo tenente-brigadeiro do ar em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (17/3), um dia após ele assumir o comando da Corte para o biênio 2023-2025. Ao ser questionado se houve uma politização muito grande das Forças Armadas durante a gestão Bolsonaro, Camelo concordou. Entretanto, fez ressalvas.

História

“Houve (militarização). Mas isso, se você for ver a história, quando Deodoro foi presidente e tivemos a Constituinte, os militares foram arrastados para a política. Na década de 20, tivemos o movimento tenentista. Muitos aderiram ao Bolsonaro. Tem os radicais e tem os bolsonaristas naturais. Estamos em uma democracia, vota-se no Bolsonaro ou no Lula, vota-se em quem quiser. O que não pode é pregar o golpe”, disse.

Regulamentação 

O presidente do STM ainda afirmou ser completamente favorável à PEC articulada pelo ministro da Defesa, José Múcio, para obrigar militares a irem para a reserva, caso assumam cargos públicos.

Papel constitucional

“Apoio completamente. Acho que as Forças Armadas têm que estar dentro dos quartéis, se preparando, para a defesa da pátria, das fronteiras. O que estão propondo é, se o elemento for candidato, ele passa imediatamente para a reserva. E não poderia voltar”, afirmou. A posição de Joseli é semelhante a dos atuais comandantes das Forças Armadas, que avaliam que a nova regra deve desencorajar impulsos aventureiros de militares atraídos para a política por ondas ideológicas. 

Imagem3

Missão cumprida 

Esta semana o prefeito Tião Bocalom (PP) e a secretária de Educação, Nabiha Bestene, procederam a entrega dos últimos conjuntos do fardamento escolar para a rede municipal de ensino na capital. A entrega ocorreu na sede da Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), na Estrada do Calafate.

Números 

Ao todo, o programa entrego 25 mil kits. Pela primeira vez na história da capital, alunos da rede municipal de ensino recebem o fardamento escolar inteiramente grátis, custeado pela Prefeitura, através de recursos próprios do Município.

Kit 

O prefeito Tião Bocalom, professor de matemática já aposentado, anunciou que sua gestão irá fornecer, também, os tênis e as mochilas para os alunos, outro fato inédito na história da educação municipal. Ele relembrou que, quando era prefeito de Acrelândia, município do interior do estado, já realizava a entrega de fardamento, transporte escolar e outros investimentos em prol da educação.

De olho

As 1.112 pessoas que haviam sido presas pelos atos de 8 de janeiro e foram liberadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para responderem às acusações em liberdade provisória serão monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos, homens e mulheres, só saíram da prisão mediante uso de tornozeleira eletrônica.

Restrições 

Caso os terroristas liberados infrinjam qualquer regra estabelecida pelo ministro, eles podem voltar à cadeia. Investigados por incitação ao crime e associação criminosa, os manifestantes golpistas não podem viajar, nem sair de casa à noite, e devem seguir uma série de restrições (

Vigilância 

Para verificar o cumprimento das medidas cautelares, a tornozeleira eletrônica capta a localização e os horários de deslocamento da pessoa monitorada, e encaminha esses dados para uma central da Seape. A partir dessas informações, o sistema indica se houve alguma violação às condições impostas judicialmente.

Marcação cerrada 

O sistema também é capaz de identificar se o equipamento encontra-se com outro monitorado, o que constitui mais um tipo de violação. “O tratamento e a análise desses dados no Centro de Monitoração Eletrônica (Cime/Seape) são realizados por policiais penais treinados, que se revezam em escala de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, detalhou a Seape. 

Imagem4

Colheita 

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, com uma comitiva de 240 empresários, será extremamente proveitosa. “Os governos do Brasil e da China vão assinar ao menos 20 acordos de cooperação bilateral durante a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará entre 26 e 31 de março a Pequim e Xangai. 

Cooperação 

Entre os acordos, está o que prevê a construção e o lançamento em órbita de um novo satélite sino-brasileiro, que permitirá um avanço na qualidade de imagem para monitorar o desmatamento florestal na Amazônia e outros biomas”, informa o jornalista Felipe Frazão, do Estado de S. Paulo.

Pacote

“Também estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira. Há ainda na lista de memorandos ligados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com uma linha de crédito em vista, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, finanças, protocolos sanitários e fitossanitários ligados a produtos do agronegócio, entre outras”, informa a matéria veiculada pelo jornal O Estado de São Paulo.