..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Fotografia momentânea

Fotografia momentânea

Pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Rio Branco, realizada pela Real Time Big Data e divulgada nesta quarta-feira, 10, pela TV Gazeta, mostra Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom (PP) tecnicamente empatados.

Listagem

Na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos para o 1º turno das eleições, Marcus Alexandre subiu 5 pontos percentuais em relação à última consulta, em dezembro do ano passado, se firmando com 39% das intenções. Já o atual prefeito da capital acreana, que tenta a reeleição, saltou 6 pontos, subindo de 28% para 34%.

Empate

Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram entrevistados, entre os dias 6 e 8 de abril, 800 eleitores de diferentes regionais, faixas etárias, rendas e escolaridades.

Ascenção

Quem também cresceu em intenções de votos foi o candidato do PP Alysson Bestene, que marcou 6% contra os 3% da consulta anterior. Emerson Jarude (Novo) foi de 3% para 5%. Brancos e nulos somam 8%, mesmo percentual obtido pelos que não sabem ou não responderam.

Nome consolidado

O cenário muda na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores não citam os nomes dos pré-candidatos. Mais da metade (52%) das pessoas consultadas não respondeu ou afirmou não saber em quem votar no dia 6 de outubro. Já 15% declarou que irá anular o voto. 13% citaram o ex-prefeito Marcus Alexandre e 12% Bocalom. Aparecem ainda entre os citados, todos com apenas 1% das intenções, o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara (PSDB), os deputados federais Socorro Neri (PP) e Ulysses Araújo (União Brasil), o ex-deputado estadual Jenilson Leite (PSB), além de Alysson Bestene e Emerson Jarude.

Segundo turno

Quando é feita pesquisa que remete a um eventual segundo turno, Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom (PP) aparecem tecnicamente empatados. O ex-prefeito de Rio Branco aparece com 43%, enquanto o atual tem 42%. O empate técnico se dá quando considerada a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Nulos e brancos somam 8%, enquanto “não sabem” ou “não responderam” chega a 7%. A pesquisa ouviu 800 rio-branquenses, entre os dias 6 e 8 de abril. O nível de confiança é de 95%.

Critério

A Real Time Big Data fez apenas este cenário de segundo turno porque Marcus Alexandre e Bocalom lideram com folga as pesquisas estimuladas e espontâneas. Clique para ver os resultados.

Rejeição

Índice que ajuda a definir eleições em segundo turno, a rejeição dos pré-candidatos também foi abordada pelos pesquisadores. Bocalom lidera como o mais rejeitado, com 42%. Marcus Alexandre aparece em seguida, com 37%. Quando aplicada a margem de erro, eles ficam tecnicamente empatados.

Imagem2

Rasante

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana (PT), que está a caminho do Acre, anunciou por meio de suas redes sociais que junto com ele, nesta quinta-feira, 11, chegarão ao Acre três ministros do governo Lula (PT), incluindo a ministra do Meio Ambiente, a acreana Marina Silva.

Postagem

“Hoje e amanhã o nosso trabalho será no Acre. Já, já estarei embarcando com o Ministro Paulo Teixeira, do MDA, para Rio Branco, mais tarde chegará o ministro Wellington Dias [Desenvolvimento Social]. Nossa irmã e conterrânea Marina Silva [Meio Ambiente] também estará junto. Teremos uma agenda bem produtiva se Deus quiser. É o governo Lula e Geraldo Alckmin trabalhando por todo Brasil”, disse Jorge Viana.

Agenda

Em nossas plagas, os ministros para participarão do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre em Rio Branco, hoje e amanhã, sexta-feira, 12.

Imagem3

Microempresas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com os ministros da área econômica do governo para discutir ampliação de crédito para microempreendedores. A reunião acontece no Palácio o Planalto e começou às 9h46.

Participes

Participam do encontro os seguintes ministros: Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; Ministro da Casa Civil, Rui Costa; Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Ampliação

Ainda participam do encontro os presidentes do Banco do Brasil, arciana Medeiros, e da Caixa, Carlos Vieira, também estão no encontro. Ao todo, 15 pessoas participam da reunião, incluindo secretários do governo e o diretor-Presidente da Emgea, Fernando Pimentel.

Foco

O governo prepara um novo pacote de ajuda com foco em microempresas. A ideia é que seja uma linha de crédito especial, com taxas de juros menores, e um tratamento prioritário para empreendedoras mulheres. Além disso, a proposta deve abrir a possibilidade de renegociação de dívidas de empresários do Pronampe, que possuem um nível de faturamento maior.

Características

As microempresas são aquelas com faturamento anual de até R$ 360 mil, ou que emprega até nove pessoas no comércio e serviços, ou até 19 pessoas no setor industrial. A proposta deve ser publicada via medida provisória. Ainda não há detalhes sobre valores a serem disponibilizados para cada empresa participante, mas, segundo especulações, as taxas de juros serão abaixo das praticadas pelo mercado.

Financiamento

A linha de crédito será financiada por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO), abastecido pelo Tesouro Nacional. Integrantes do Ministério da Fazenda, no entanto, afirmam que não haverá novo aporte no fundo para este projeto e que será utilizado a verba já disponível.