..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Folga

Folga

Hoje, segunda-feira, 28, o governo do Acre decretou ponto facultativo em celebração ao Dia do Servidor Público, conforme estabelece o calendário oficial de feriados e pontos facultativos publicado no Diário Oficial em janeiro deste ano.

Plantão

Mesmo com o feriado, os serviços essenciais, como os de saúde e segurança, permanecerão à disposição da população. Unidades de urgência e emergência, incluindo prontos-socorros, unidades de pronto atendimento (UPAs), Hospital das Clínicas e outros setores especializados, como serviços de apoio, diagnóstico, internações, centros cirúrgicos e unidades de tratamento intensivo, funcionarão normalmente.

Segurança

Na área de segurança, delegacias de atendimento especializado, como a de Flagrantes, Investigação Criminal e da Mulher, também estarão operando para garantir o atendimento à comunidade durante o feriado.

Imagem2

Caminhos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), avisou a aliados, nos bastidores, que desistiu de deixar o Republicanos para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até então, o governador paulista tinha sinalizado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que se filiaria à sigla após as eleições municipais de 2024, concluídas no domingo (27/10).

Raízes

Interlocutores de Tarcísio confidenciam que o governador deve continuar no Republicanos pelo menos até 2026, último ano de seu atual mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes.

Imagem3

Balanço

Encerrado o segundo turno das eleições, já é possível verificar como ficou o quadro partidário nas capitais do Brasil. O Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) venceram em cinco das 26 capitais do Brasil, cada. As duas siglas obtiveram o melhor resultado, em relação às demais.

Retrato

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu em quatros capitais, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu em uma, apenas.

Performance

Nas eleições de ontem, 27, o PT concorreu em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), mas somente Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, saiu vitorioso. Ele foi eleito prefeito na capital cearense, derrotando André Fernandes (PL). Em São Paulo (SP), o representante da esquerda, Guilherme Boulos (PSol), perdeu a disputa para o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Força

Os partidos MDB, PSD, PL, União Brasil e Progressistas, juntos, venceram em 3.615 cidades nas eleições municipais de 2024 e somam 106,6 milhões de eleitores –68,4% dos 155.912.680 aptos a votar neste ano. Os emedebistas, sozinhos, são responsáveis por 27,9 milhões de votantes e governarão o maior número de eleitores a partir do próximo ano depois da vitória de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo –o maior colégio eleitoral do Brasil, com 9,3 milhões de eleitores....

Quadro geral

No total, dos 29 partidos existentes no Brasil, dez estarão à frente de alguma capital: PSD: 5; MDB: 5; União: 4; PL: 4; Podemos: 2; PP: 2; Republicanos: 1; PSB: 1; Avante: 1 e PT: 1.

Resumo

No computo geral, o PSD (Partido Social Democrático) elegeu o maior número de candidatos a prefeito em 2024. A legenda de Gilberto Kassab emplacou 891 nomes. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Baleia Rossi liderava o ranking desde 2000, mas agora está em 2º lugar no comando de 864 municípios. O site Poder360 fez apanhado de como ficou o quadro de poder no pais, conforme a seguir:

Imagem4