..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Fiscalização

Fiscalização

Na próxima sexta-feira, 30/06, a deputada federal Socorro Neri estará em Rio Branco como membro titular da Comissão de Obras Públicas da Câmara dos Deputados, para coordenar a vistoria técnica dos serviços de recuperação da BR-364, num itinerário saindo de Rio Branco, numa ação conjunta da referida Comissão com a Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Interação

No caso do parlamento estadual, as tratativas para a participação dos representantes acreanos ficarão com a interlocução dos deputados estaduais Luiz Gonzaga (PSDB) e Nicolau Júnior (PP), que articularão o ingresso dos demais congressistas da Casa Legislativa do Estado no ato de vistoria.

Marcação cerrada

A parlamentar federal acreana destaca que a Comissão de Obras Públicas vai acompanhar os serviços de recuperação da BR-364 a seu pedido e que estará de olho na qualidade das obras que serão edificadas no estado com o dinheiro do contribuinte.

Dever de casa

“Ao longo do meu mandato, vou sempre fiscalizar as obras no nosso Estado e cobrar as autoridades competentes para que os recursos públicos sejam utilizados em prol da população”, afirmou Neri, realçando o cumprimento de suas obrigações ditadas pelas normas do parlamento.

Imagem2

Cooperação

O Governo do Acre firmou parceria para ajudar casa de apoio mantida pelo empresário Edilberto Afonso de Moraes, o Betão. As tratativas ficaram a cargo da Secretaria de Governo, na pessoa de Alysson Bestene, que convocou os órgãos do governo requisitados para emprestar suas parcelas de colaboração. Após a formalização da parceria, Bestene ressaltou a importância da iniciativa do empresário acreano e pontuou que o governador Gladson Cameli está à disposição para ajudar no que for necessário para o fechamento de cooperações voltadas para atender os mais pobres.

Louvável

“Em visita a esta casa de apoio do empresário Betão, junto com sua família, verificamos a estrutura e constatamos as dificuldades para mantê-la. Esta parceria do governo do Acre, a pedido do governador Gladson Cameli, vem para somar, dando apoio e assistência necessária com capacitação técnica e profissionais adequados para tirar essas pessoas em situação de risco das ruas. Quero parabenizar iniciativas como esta do empresário Betão e sua família, e dizer que o Estado está à disposição para que possa cuidar das pessoas, em conjunto, com parcerias como essa e cada vez mais ajudar a população acreana”, disse Alysson Bestene. A casa de apoio atua de forma filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos e seu objetivo é atender pessoas em vulnerabilidade social.

Detalhamento

Por seu turno, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Carvalho, afirmou que a ideia é fazer um mapeamento das necessidades enfrentadas pela casa de apoio e auxiliar da melhor forma possível. “Quero parabenizar a todos da casa de apoio pela iniciativa e nós, como Estado, vamos entrar com todo o apoio técnico, conhecer melhor a necessidade de cada um de vocês para que possamos, com parcerias, fazer um trabalho coletivo. Sabemos que a casa só acolhe adultos e vamos fazer um levantamento para saber se as pessoas têm filhos e vamos ajudar da melhor forma”, completou.

Ensinando a pescar

Um dos itens da parceria girará em torno da exploração de produtos agrícola por parte dos internos, na área onde está edificada a casa de apoio, nas imediações do bairro Belo Jardim, no 2º Distrito. A Secretaria de Agricultura (Seagri) entrará com a parte técnica para o procedimento de preparo da terra, plantio, cultivo e colheita de hortaliças que poderão ser comercializadas pelos próprios internos. A intenção é que os mesmos possam continuar na casa de apoio para produzir e se aperfeiçoar gerando renda até mesmo para o sustento de suas famílias.

Imagem3

Síndrome

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 23, o decreto que declara situação de emergência pelos próximos 90 dias, em razão da superlotação das unidades estaduais de saúde, causada pelos surtos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (Srag).

Alarme

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, emitiu o Relatório Situacional de Doenças Respiratórias Agudas Acre n° 02/2023, que descreve o aumento dos casos nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Retrato

Entre os casos positivos, a prevalência é de 17,8% para influenza A, 6,9% para influenza B, 45,7% para o vírus sincicial respiratório, e 23,5% para o Sars-CoV-2 (covid-19). Observa-se que a Srag se manifesta, em maior número, em crianças de 0 a 4 anos de idade e idosos a partir dos 60 anos.

Gestão

O decreto nº 11.262, de 22 de junho de 2023, que dispõe sobre a declaração de situação de emergência em decorrência de surto de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (Srag), atribui à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a coordenação da atuação específica dos órgãos e entidades competentes para o enfrentamento à situação de emergência. A Sesacre fica autorizada, ainda, a editar atos complementares necessários à execução de medidas administrativas urgentes.

Imagem4

Empatia

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã da última sexta-feira (23), uma ação solidária no Abrigo para Migrantes, marcando o encerramento da 38º Semana do Migrante de forma significativa. A unidade, mantida pela Prefeitura de Rio Branco, é a única destinada a esse público em nosso município e atualmente acolhe 70 pessoas, em sua maioria venezuelanos.

União

O evento contou com apresentações musicais em português e espanhol, e um delicioso café da manhã regional, destacando a cultura junina local para os acolhidos. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e Cáritas Brasileira, organização de apoio a famílias em vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora da casa de acolhimento, Nívea Azevedo, esses momentos de interação estreitam os laços entre as entidades e fortalecem a execução das políticas voltadas ao acolhimento e encaminhamento dos migrantes.

Compromisso

Por seu turno, a Secretária Municipal da SASDH, Suellen Araújo, ressaltou as dificuldades superadas diariamente pela unidade para cumprir o fluxo de trabalho e a importância das parcerias para a realização de ações socioassistenciais voltadas aos migrantes. A Secretária também destacou o esforço do Prefeito Tião Bocalom, que tem mantido a unidade com recursos próprios, sendo a principal casa de acolhimento para migrantes e refugiados do estado.

Causa

A Secretária também destacou o esforço do Prefeito Tião Bocalom, que tem mantido a unidade com recursos próprios, sendo a principal casa de acolhimento para migrantes e refugiados do estado. “A Prefeitura tem contribuído com recursos próprios para garantir, além da manutenção da unidade, as passagens, alimentação e demais necessidades, demonstrando carinho e responsabilidade com as pessoas mais vulneráveis. Essas ações concretizam a política de migrantes em nosso município, proporcionando um ambiente de acolhimento adequado”, disse.