..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Feadback

O Governador Gladson Cameli, com se estivesse a externar que não detém confiança em seus auxiliares, no caso em tela o secretário de Educação Mário Sérgio Ferreira da Cruz e sua penca de comissionados, no sábado lançou súplica na rede do facebook solicitando que o alunado lhe fizesse feadback sobre suas promessas divulgadas a mancheias e que a população, no dia a dia não, não faz notar. Sobre a estratégia recebeu invertida do professor da rede de ensino estadual Wilson Guimarães, que, se recebida com humildade, pode esclarecer a quantas anda a educação de seu governo.

Verdade nua e crua!

Governador Gladson Cameli, sou Wilson Guimaraes, professor, e vou responder sua pergunta.

“A Educação está em coma e precisando de seu apoio. Nada, ou quase nada, do que o senhor prometeu em campanha ou após dela aconteceu. A valorização dos profissionais da educação, por exemplo, é uma vergonha. Até o momento o senhor não deu um centavo de reposição salarial. O piso da educação, que já foi de quase 5 salários mínimos alguns anos atrás, hoje é de alguns reais acima de 2 salários mínimos”.

Autismo

Adiante: “O apoio escolar daqui uns dias, caso o senhor continue de costas viradas para a educação, estará recebendo complementação de salário mínimo. E não me venha com historia de lei de responsabilidade fiscal, pois se isso fosse verdade, o senhor não teria autorizado tanta gente inchando a secretária de educação ou no restante dos cargos de seu governo.

Aliás, outra coisa horrível do seu governo é a constante falta de muitos professores nas escolas, gerando um caos no aprendizado de nossos alunos. Convido o senhor para visitar a escola que trabalho. Garanto que o senhor será tratado com respeito, mas queremos lhe mostrar o que te não contam, inclusive a falta de profissionais do AEE”.

Lero-lero

Ainda: “Quanto ao almoço, acho que foi uma excelente idéia, desde que nas escolas existissem ou tivessem sido dadas as mínimas condições. Já a farda, é uma vergonha e completa falta de respeito, pois até agora só foi enrolação. Fizemos plantão no final de semana antes do início das aulas para tirar as medidas, encaminhamos tudo dentro dos prazos, mas até agora nada. Só falta o senhor vir dizer que também não está sabendo”

Abra o olho!

Por fim: “Seus governo se elegeu prometendo não perseguir, mas até sua aliada de campanha, a professora Rosana Nascimento, presidenta ELEITA do Sinteac, está fazendo diversas denuncias e criticas a vossa excelência. Governador, se o senhor realmente quiser acertar, melhorar a vida das pessoas, diminuir a violência que reina em nosso estado, por favor, valorize a educação, pois ela esta um caos total. Quer ajuda? Ouça e valorize os educadores.

Wilson Guimarães, professor, que quer um Acre melhor, independente de quem o governe!”

Noutra sintonia

Falando em Rosana Nascimento, do Sinteac, o mundo vive uma pandemia de coronavírus, com centenas de mortes na China, na Itália e nos demais países europeus. Este vírus, que transmite a assustadora covid-19, também chegou ao Brasil, onde infectou dezenas centenas. Para especialistas, além dos cuidados de higiene como higienizar as mãos, evitar aglomerações é fundamental, já que o coronavírus pode ser transmitido pelo ar.

Aglomerado

Apesar disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) liderou uma manifestação na manhã desta segunda-feira, 16, apresentando uma pauta de reivindicações que, entre outras coisas, exige discussão sobre data-base e revisão de PCCR dos servidores da educação municipal. Durante o ato, cerca de 100 manifestantes invadiram a prefeitura e se aglomeraram nos corredores, principalmente, no segundo andar, onde fica localizado o gabinete da prefeita Socorro Neri.

Estratégia

A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, afirmou que o objetivo era manter reunião com o chefe da Casa Civil, Márcio Oliveira. Marcio, que não se encontrava no prédio da Prefeitura, disse ter ficado surpreso com a manifestação, haja vista haver uma reunião marcada com a categoria para esta terça, 17, às 15 horas, também na sede da Prefeitura.

Espécie

“Fomos pegos de surpresa com essa manifestação, pois, o que acertamos foi uma reunião para a terça-feira, e não para a segunda. O sindicato se antecipou justamente para provocar essa situação, já que saberia da dificuldade para antecipar uma agenda que já estava definida com bastante antecedência”, explicou Oliveira.

“É bom que fique claro, porém, que ninguém ganha menos que um salário mínimo, pois a Prefeitura faz o complemento salarial de quem tem vencimentos inferiores a esse valor”, disse.

Limite constitucional

Márcio também falou sobre os entraves para atender a todos as reivindicações econômicas apresentadas pela categoria em virtude da queda de repasses constitucionais federais. Para se ter ideia da gravidade da situação, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) caiu 40% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Crise geral

“Estamos numa eminência de paralisação de todos as receitas no Brasil e no mundo. Sempre trabalhamos com responsabilidade. A Prefeitura passará por tempos difíceis daqui pra frente. O FPM de março já caiu assustadoramente. Precisamos estar unidos nesse momento de crise”, argumentou.

poronga 002

Bela iniciativa

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rio Branco veio à publico agradecer o deputado federal Alan Rick (DEM) pela alocação de recursos, via emenda parlamentar, no valor de R$ 450 mil, que vai possibilitar a inauguração, nesta sexta-feira, 20, da mais moderna clínica de fisioterapia para atendimento de pacientes especiais do Estado, além de inaugurar, também, melhorias nas Clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia. A Clínica de Fonoaudiologia, aliás, passa a contar com um moderno equipamento de audiologia.

Abrangência

A emenda de Alan Rick atende uma antiga necessidade da instituição e vai beneficiar os 300 alunos matriculados na APAE Rio Branco, muitos dos quais oriundos do interior do Estado. A clínica contará com dezenas de equipamentos novos, permitindo a realização de exames e de práticas terapêuticas pela organização que integra uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Reconhecimento

“O Deputado Alan Rick nos proporcionou uma melhoria no atendimento que é difícil até de explicar. Basta dizer que nossa clínica será a mais moderna da região. Nem mesmo as clínicas particulares contam com os equipamentos que conseguimos adquirir. Os equipamentos de audiologia, por exemplo, só dispomos de um na rede pública, e este não está funcionando”, destaca a presidente da APAE de Rio Branco, Cecília Lima.

Pioneirismo

Segundo Cecília, Alan Rick foi o primeiro parlamentar a dar uma atenção significativa à instituição. “Nunca recebemos uma emenda nesse valor. A gente aqui vive um momento de profunda alegria e gratidão. O deputado Alan sempre nos recebeu com muita deferência e respeito. Nós solicitamos os recursos e ele com muita rapidez nos atendeu. Essa nova clínica significa a modernidade que tanto sonhamos. Com esses equipamentos teremos a melhor clínica de Rio Branco e somos gratos ao deputado Alan por todo apoio que nos tem dado”, disse Cecília Lima.