Mais de 20 mil pessoas participaram da 1ª noite da Exposição Agropecuária do Estado do Acre (Expoacre), que começou no sábado (29) e segue até 6 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Os dados foram repassados pelo secretário de Governo e coordenador-geral da Expoacre, secretário de governo Alysson Bestene. Segundo o coordenador, a primeira noite superou as expectativas e é considerada um sucesso.
Perspectivas
“A primeira noite, geralmente, tem um público menor, mas ontem teve um público satisfatório para a primeira noite. A tendência é só ampliar, tem o show nacional hoje e já estamos com os ingressos esgotados. A primeira já superou o público esperado”, explicou Bestene.
Itinerário
Seguindo a tradição, a abertura da Expoacre 2023 foi feita pela Cavalgada. A concentração, assim como nas demais edições, foi no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. De lá, os participantes caminharam até o estacionamento do Parque de Exposições Wildy Viana, na Rodovia AC-40, em um percurso de mais de 5 quilômetros pela Avenida Chico Mendes.
Rogozijo
“Participei de todo percurso, vi bastante gente no decorrer do desfile, nas tendas, cada uma se divertindo de sua forma e pacífica. Pessoal ficou até tarde, fiquei até tarde ajudando a organizar os estandes para o público e ainda tinha gente na Avenida Chico Mendes”, disse o secretário.
Sucesso
A primeira noite de festa também foi marcada pela apresentação do cantor Evoney Fernandes. O artista já chegou a se apresentar no estado acreano no dia 1º de maio, na Festa do Trabalhador em Cruzeiro do Sul; e também é a atração da festa de encerramento do aniversário de Brasiléia, no interior do Acre, que ocorre na praça Hugo Póli, neste domingo (30). “Superamos as expectativas, no show teve ter mais de 5 mil pessoas ali”, concluiu.
Solidariedade
O Ministério Público do Estado do Acre, por intermédio do Procurador-Geral de Justiça, Dr. Danilo Lovisaro do Nascimento, veio a público manifestar solidariedade ao promotor de Justiça Tales Tranin, titular da 4ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Rio Branco, repudiando os ataques homofóbicos feitos por um policial penal nas redes sociais contra o membro do MPAC.
Contexto
Lembra a nota que “Durante dois dias, o promotor de Justiça acompanhou as negociações no Presídio Antônio Amaro Alves, que resultaram no fim do motim iniciado na última quarta-feira, 26 de julho. Em uma postagem de um site local que noticia a atuação do promotor de Justiça no caso, o agente da segurança pública faz comentário com ameaças de morte e xingamentos contra o membro do MPAC”.
Princípios
Adiante, o signatário ressalva que “O MP acreano é reconhecido por sua firme atuação contra o preconceito e todas as formas de discriminação, e defende de forma intransigente que todas as pessoas sejam respeitadas, independentemente de sua orientação sexual”.
Crime...
“Esse promotor afeminado tem de ser devolvido em um pacote na sede do MP, porque o Acre merece um promotor sério e comprometido com o combate à criminalidade. Não se pode tratar como iguais quem afronta as leis, tenta matar operador de segurança e vem liderando o crime, as fações, usando como escudo e proteção do Estado”, diz parte dos ataques postados nas redes sociais pelo servidor público.
... e castigo
Ao fim da nota, resta consignado pelo MP que a instituição adotará todas providências cabíveis para os crimes elencados na legislação vigente no país, procedendo a investigação do policial e encaminhando a consequente punição porá os crimes porventura existentes.
Largada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com caciques da Câmara nesta semana para destravar a reforma ministerial e sacramentar a entrada de PP e Republicanos no governo federal. As mudanças deverão começar pelo comando da Caixa Econômica Federal, cuja favorita para assumir é a ex-deputada Margarete Coelho, nome de confiança do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Um encontro entre o parlamentar alagoano e Lula está previsto para os próximos dias.
Legislativo
A Câmara retomará os seus trabalhos nesta semana de olho na reforma. A expectativa é que a troca no banco ocorra até a próxima sexta-feira. Com o primeiro passo dado, parlamentares do ‘Centrão’ imaginam o caminho aberto para a entrada de PP e Republicanos na Esplanada — os dois partidos estavam distantes de Lula desde o impeachment de Dilma Rousseff, mas já fizeram parte de gestões petistas passadas.
Magnitude
O posto na Caixa é cobiçado pelo alcance que ele proporciona: o banco tem presença em todo o país e maneja volumes expressivos em setores amplos, que vão do pagamento a beneficiários do Bolsa Família a linhas de crédito para empresários do agronegócio.
Titulares
O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), aliado próximo a Lira, e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) já foram escolhidos por suas bancadas para representá-las no primeiro escalão. Articuladores políticos de Lula já apresentaram ao presidente diversos cenários possíveis, mas os ministérios que os dois parlamentares vão ocupar seguem indefinidos.
Expectativa
A Câmara, por onde vão passar pautas prioritárias do governo — a nova votação do marco fiscal, após mudanças no Senado, e a reforma tributária, que deve ter o mesmo destino —, espera sinalizações do Palácio do Planalto. Lira vai se reunir com líderes partidários amanhã para definir o ritmo dos trabalhos. É esperado que, antes, ocorra um encontro entre o presidente da Câmara e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para alinhar os trabalhos.
Discrição
Raposa na política, o presidente da Câmara Federal e líder destacado do ‘Centrão’, Arthur Lira (PP/Al) disse que a prioridade das pautas será debatida com os parlamentares e negou diálogos diretos pela reforma ministerial. ‘Vamos nos reunir para tratar prioridades, mas isto não cabe apenas ao presidente da Câmara. É necessário chegar a entendimentos e conversar com líderes nesta terça, 01/08, (amanhã)’, afirmou.
Aritmética
Com a ocupação de ministérios por PP e Republicanos, a projeção no Planalto é contar com cerca de 350 dos 513 votos do plenário da Câmara. Mas, para que isto ocorra, um “quebra cabeça” de cargos precisa ser resolvido.
Acomodação
Antigo alvo do Republicanos, o Ministério dos Esportes voltou a ser o destino mais provável da sigla, após os debates envolverem também a possibilidade de entrega de Portos e Aeroportos, hoje com Márcio França (PSB), ou Ciência e Tecnologia, que tem Luciana Santos (PCdoB) à frente. Apesar de Lula já ter declarado que não pretende tirar Ana Moser do Esporte, interlocutores do Planalto reforçam que a atual ministra pode ter omo destino alguma outra estrutura ligada ao setor na administração federal.
Jogo político
Já no caso de Fufuca, a saída desejada pelo PP é o Desenvolvimento Social. A pedida é considerada alta no Planalto, por dois motivos: a pasta tem orçamento robusto e cuida do Bolsa Família, principal vitrine do Partido dos Trabalhadores; o comando é de Wellington Dias, aliado histórico de Lula e ex-governador do Piauí, estado onde o presidente teve sua maior votação proporcional na eleição do ano passado. Um dos desenhos em curso, no entanto, prevê o deslocamento do Bolsa Família para um ministério sob os cuidados de um petista.