..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Explosão 

O Acre já vive uma segunda onda de contaminação da Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), nas últimas 24 horas foram registrados 402 novas pessoas infectadas pela Covid-19. É o maior número de registro em um único dia desde o início da pandemia.

Triste estatística 

Com o acréscimo, o estado passa, nesta quinta-feira, 12, de 32.113 para 32.515 casos confirmados da doença. Mais 2 óbitos do sexo feminino foram notificados nesta quinta-feira, 12, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 707 em todo o estado.

Boa notícia 

O candidato a prefeito de Rio Branco pelo PP, Tiao Bocalom, compartilhou na manhã desta quinta-feira, 12, um vídeo em grupos de WhatsApp tranquilizando seus eleitores informando que se recupera bem da covid-19.

Quem madruga, Deus ajuda!

No vídeo que ele mesmo gravou, Bocalom diz que acordou cedo, às 4h46, e que a prova de que ele está bem de saúde é o seu semblante. “Vamos vencer essa covid, assim como também vamos vencer essas eleições, com a graça de Deus, e no primeiro turno”, disse o candidato.

Reclusão

Desde que foi diagnosticado com covid-19, Bocalom cumpre isolamento social em casa por recomendação médica.

Boca-móvel 

A imprensa local repercute que o senador Sérgio Petecão (PSD), que tem a esposa Marfisa Galvão (PSD) como vice na chapa do progressistas Tião Bocalom (PP), apresentou uma ideia que, se aprovada, deve ser colocada em prática urgentemente. Trata-se do “Boca-móvel”, uma referência ao Papa-Móvel, nome atribuído ao veículo especialmente fabricado para a locomoção do papa durante suas aparições públicas. Veículo com vidros blindados.

Engenharia 

Para isso, seria instalada uma carroceria num carro de pequeno porte, cercado por acrílico, de onde o candidato, sentado numa cadeira, desfilaria pelas ruas e acenaria para seus simpatizantes. O carro seria dirigido por Petecão, que já se infectou com o coronavírus e está imune ao vírus, segundo exames recentes.

Neurônios 

A ideia está em discussão e além de proteger os eleitores do coronavírus, seria também um atrativo a mais nos últimos dias de campanha. Além de oferecer segurança, a ideia também é uma bela jogada de marketing que sai da “cabeça avantajada” do senador acreano.


Imagem3

Voz da razão 

Aumenta a pressão dentro do partido Republicano para que Donald Trump reconheça a derrota para o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. 

Porta vozes 

Nomes importantes do partido, como o governador de Ohio, Mike DeWine, e o ex-assessor de Trump e veterano do partido Karl Rove, se manifestaram para que ele aceite a derrota.

Racionalidade 

“Precisamos considerar o ex-vice-presidente como o presidente eleito. Joe Biden é o presidente eleito”, afirmou DeWine à CNN americana nesta quinta-feira (12). No início desta semana, o governador sinalizou que esperaria o julgamento das contestações legais pedidas pela campanha do republicano antes de se pronunciar.

Voz corrente 

Em artigo publicado no Wall Street Journal, “O resultado desta eleição não será revertido”, Karl Rove aponta que as recontagens raramente mudam dezenas de milhares de votos. “É improvável que os esforços do presidente tirem um único estado da coluna de Biden e certamente não bastam para alterar o resultado final”, escreveu Rove.

Nova ordem 

A onda de direita que cresceu na eleição municipal de 2016 e culminou na chegada de Jair Bolsonaro ao poder em 2018 não deverá ser repetir no pleito deste ano. Segundo o GPS, ferramenta criada pela Folha de S. Paulo para analisar o viés ideológico dos candidatos por meio do Twitter, os candidatos mais bem posicionados nas capitais estão mais próximos da esquerda e do chamado centro político do que os atuais gestores municipais. 

Ranking 

Nesta linha, os 11 postulantes que encabeçam os primeiros e segundo lugares nas pesquisas de intenção de voto nas capitais estão posicionados mais à esquerda dos que os atuais prefeitos. Os candidatos posicionados mais à direita que os gestores atuais estão concentrados em seis capitais.

Causa mortis 

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou nesta quinta-feira (12), segundo a CNN Brasil, que a morte do voluntário dos testes da CoronaVac foi causada por overdose, como já havia sido sinalizado pela imprensa.

Vestígios 

A análise detectou a presença de opioides, sedativos e álcool no sangue da vítima. De acordo com o IML, o voluntário morreu, portanto, de “intoxicação exógena de agentes químicos”.

Precipitação 

O óbito do voluntário fez com que a Anvisa determinasse a paralisação dos testes da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, o que foi alvo de diversas críticas. Os testes já foram retomados.

Habemus Papam 

O juiz Marlon Machado, responsável pelas eleições em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, disse que até às 20 horas da noite do próximo domingo, 15, o resultado da pleito municipal no Vale do Juruá será divulgado.

Logística 

O magistrado esclarece que, apesar de haver várias localidades de difícil acesso na região, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não precisará esperar a urna para a conferência dos votos.

Tecnologia 

Em locais como esse, um técnico do TRE, que acompanha as urnas, enviará o relatório por meio de satélite. “É como se fosse uma chamada telefônica via satélite”, explica o juiz.

Rompendo barreiras 

A Aldeia Cruzeirinho, dos índios Huni Kuin, na Foz do Rio Breu, é considerada o local de mais difícil acesso do Vale. Como o rio está seco, o acesso é de helicóptero a partir de Marechal Thaumaturgo. De barco, são 12 horas de viagem. Além de aviões e helicópteros, a logística das eleições no Juruá inclui 30 barcos.

Concentração 

A 4ª Zona Eleitoral, que inclui os 5 municípios do Vale do Juruá, conta apenas com o juiz eleitoral Marlon Machado. Ele diz que realiza “cinco eleições em uma só e do ponto de vista de logística, é um grande desafio”, esclarece o juiz.

Números 

A Zona conta com 97 mil eleitores, sendo a maior parte em Cruzeiro do Sul, onde são 55 mil. O total é de 306 seções eleitorais e serão utilizadas 450 urnas nas eleições de domingo incluindo as que ficam de reserva para o caso de necessidade. Nas cinco cidades do Vale do Juruá, há 16 candidatos a prefeito e 636 candidatos a vereador. Em Cruzeiro do Sul, 14 vereadores compõem a Câmara Municipal e nas demais cidades, 9 vereadores.