A prefeita de Rio Branco, professora Socorro Nery, fiel a sabedoria popular que dita que”Deus ajuda quem cedo madruga”, amanheceu o primeiro dia útil do ano em andanças pela cidade, visitando logradouros públicos. Enquanto alguns continuam nos festejos de ano novo, hoje, 02/01, no início da manhã, Nery fez postagem no facebook: “1º. dia útil do ano novo e nós estamos como? Trabalhando, acompanhando serviços e identificando demandas. Logo cedo, começamos pelos mercados Aziz Abucater e Elias Mansour”.
Mãos a obra
Na postagem ainda fez promissão de continuar tenaz no seu trabalho em prol do município: “Na seqüência, fomos à Escola Monte Castelo e fazer vistoria aos bairros Placas, Altamira, Eldorado... Estamos identificando as prioridades para atuação este ano. Há muito o que fazer! Mas com honestidade, planejamento e trabalho vamos tornar 2020 um ano melhor do que 2019. Vamos em frente!”
Críticas
O governador Gladson Cameli (PP), encerrado o primeiro ano de sua gestão, está apanhando mais que tapete em dia de faxina. Nas redes sociais os internautas cobram, sobretudo, melhorias nos serviços de atendimento na saúde e no setor de segurança.
Pegadinha
Via de regra, os manifestantes se dizem enganados pelo governante, vez que sua plataforma vitoriosa de campanha fincou-se, basicamente, nesses dois itens, quando ele, com semblante compungido, afirmava aos incautos, via programa televisivo eleitoral, que os setores em questão careciam de melhoras dada a falta de gestão, vez que recursos abundavam no tesouro estadual - fruto dos repasses federais -, e em ele chegando ao topo do poder, tudo seriam flores, vez que em dois atos resolveria o dilema que sufoca a população.
Remember
A propósito da inanição da saúde estadual, o presidente estadual do PT, Cesário Braga, em artigo publicado antes de ontem (31/12/2019), neste site- , enfatizou que “A Secretaria de saúde, coração de um governo, não respondeu ao desafio assumido em campanha de melhoria do sistema”. Resgatou, ainda, que o setor “Inicialmente, foi entregue ao grupo do deputado José Bestene (PP) através da nomeação do seu sobrinho para secretário, Alysson Bestene (PP)”.
Sincericídio
Cesário, no texto referido, ainda faz outra constatação a partir das declarações de Gladson, que partiu para o exercício de sincericídio (termo que designa a arte de se denegrir por excesso de sinceridade).: Gladson declarou que haviam cartéis atuando na saúde, mesmo sem explicações ou denúncias sobre quem fazia parte dos supostos cartéis. As acusações coincidiram com a queda de Alysson e expurgo do grupo do deputado Bestene da pasta”.
Emenda pior que o soneto
E ainda: “Para assumir o lugar de Alysson o governador importou de Brasília a equipe truculenta de Monica Feres, que além de brigar com os servidores da Saúde também não deu resultados a frente da Secretaria”.
Mais do mesmo
Por fim, o governador renomeou Alysson Bestene (PP), que comprovadamente já não havia dado resultados. Como conseqüência da balbúrdia, as unidades de saúde em todo o Acre vivem com problemas estruturais, déficit de médicos, medicamentos, além das grandes filas de cirurgias de média e alta complexidade não terem fluxo. Um verdadeiro deus nos acuda!”, cravou Cesário.
Mudando o tom
O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quinta-feira que a nova tendência é sancionar uma proposta aprovada pelo Congresso que estabeleceu um valor de 2 bilhões de reais para o fundo eleitoral no ano de 2020, em um recuo em relação a declarações anteriores de que poderia vetar a medida.
Argumento
Segundo o presidente, o fundo eleitoral é previsto em lei, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou ofício à Receita Federal com a estimativa do valor a ser repassado este ano, de 2 bilhões de reais.
Desculpa esfarrapada
Bolsonaro destacou que a sanção é “uma obediência à lei”, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade previsto na Constituição. Questionado então se iria sancionar, o presidente respondeu, em rápida entrevista na porta do Palácio da Alvorada: “A conclusão é de vocês. Tenho que preparar a opinião pública. Caso contrário, vocês (imprensa) me massacram, arrebentam comigo”.
Justificando
O presidente também afirmou que já foi publicada a medida provisória que fixou o valor do salário mínimo para este ano em 1.039 reais, e destacou que o valor em 2020 foi acima do que seria caso a política de reajuste do mínimo da época dos governos petistas ainda estivesse em vigor.
Terceirizando responsabilidades
Perguntado se todo ano será editado uma medida provisória ou haverá uma política do salário mínimo do seu governo, o presidente afirmou que o assunto teria de ser analisado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Começou
A campanha de 2020 em Cruzeiro do Sul, ainda não havia findo 2019 e já começou. Em entrevista a TV Juruá na última segunda-feira, 30, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP), abriu o verbo acerca de seus adversários políticos Vagner e Jéssica Sales, ambos do MDB.
Perguntas incômodas
Questionado via imprensa pela deputado Jéssica Sales conquanto a construção de um centro administrativo para a cidade, que no dizer da parlamentar não levou em conta a opinião dos munícipes, Ilderlei retrucou invocando o pai da parlamentar, o ex-prefeito Vagner Sales: “o seu pai consultou a população quando mudou as obras da estrada para beneficiar a fazenda dele? Ele não consultou! A senhora [Jéssica Sales] consultou o povo ao votar a favor do aumento do Fundo Eleitoral Partidário? Enquanto esse recurso poderia ser investido na saúde e na educação. Chega de hipocrisia! Quer fazer política, então que façamos política séria, mostrando resultados”, cravou.
Prioridades
Segundo Ilderlei, o compromisso da sua gestão é com a população e a economia de Cruzeiro do Sul. “O Centro Administrativo tanto vai desenvolver um bairro tido como violento, como vai otimizar os nossos serviços”, destacou. A proposta do Centro Administrativo vai permitir que a Prefeitura otimize recursos com aluguéis de imóveis. O recurso poderá ser alocado para outras áreas. Ainda sobre o pagamento de salários, Ilderlei foi sarcástico. “O dinheiro está na conta, eu pago o salário. Eu não deixo atrasar salário. Quem deixava é que tem que se explicar”, disse.
Diferenças
E ainda: “Eu consegui deixar as contas do Município em dia, aumentar o salário dos servidores. Como eu consegui? Eu sei além de administrar galinheiro, sei administrar a cidade”, ironizou Ilderlei fazendo menção a famosa frase de Vagner Sales de que seu adversário “não sabia administrar nem galinheiro”.