..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Entourage

Entourage

Ontem, terça feira, 10, o senador Alan Rick (UB, acompanhado dos deputados federais Socorro Neri (PP), vice-coordenadora da Bancada Federal, Coronel Ulysses (UB), Roberto Duarte (Republicanos) e Zezinho Barbary (PP), estiveram novamente no Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) para pressionar por melhorias no serviço de transporte aéreo para os acreanos.

Agenda

Na agenda com o novo ministro da pasta, Silvio Costa Filho, os parlamentares voltaram a pontuar a necessidade do aumento da oferta de voos para o Acre. “Foi um trabalho de todos e não de apenas um parlamentar isoladamente e, finalmente, conseguimos que a Latam e a Gol retomem os voos diurnos entre Acre e Brasília ainda este mês. No entanto, nossa luta continua em busca de tarifas mais justas, maior número de voos e a retomada do voo direto para Porto Velho”, ressaltou o senador Alan Rick.

Demandas

Alan Rick também pediu apoio ao Ministro para dois projetos de sua autoria. O primeiro abre os aeroportos da Amazônia para operações de voos de cabotagem por empresas aéreas sul-americanas, visando estimular a concorrência e reduzir preços das passagens. O segundo direciona recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar o querosene de aviação nos aeroportos dos estados do Norte.

Reforço

Resta lembrar que em setembro, o Senador já havia entregado essas propostas ao Ministro do Turismo, Celso Sabino, que recomendou à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República que elas sejam usadas como base para uma Medida Provisória, com efeito já na sua publicação.

Integração

Outra demanda discutida na reunião no MPOR foi a internacionalização dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, necessitando de estruturação com unidades de fiscalização como Vigiagro e Anvisa. O Ministro prontamente determinou que sua equipe envie ofício à Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) solicitando a implantação de postos desses órgãos nos aeroportos do Acre.

Reforço

A Bancada reforçou o pedido, já encaminhado ao Ministério na gestão do ex-ministro Márcio França, para construção de um aeródromo em Sena Madureira. O novo Ministro informou que a demanda precisa ser incluída no Plano Aeroviário Nacional e orientou que o projeto seja protocolado para análise de viabilidade. Os parlamentares se comprometeram a ajudar com recursos de emenda de bancada para a construção do aeródromo.

Agilização

Por fim, foi solicitada a instalação de sistema para pousos e decolagens (ILS) no aeroporto de Cruzeiro do Sul. O equipamento custa cerca de R$ 13 milhões e, conforme a Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Júlia Lopes, a Agência deve solicitar que a Vinci Airports, concessionária do aeroporto, instale o sistema mediante compensação financeira utilizando o FNAC. Concluindo o encontro, o Ministro Silvio Costa Filho determinou a sua equipe celeridade nas demandas apresentadas, antecipando sua visita ao Acre em novembro, quando espera anunciar a aquisição do ILS para Cruzeiro do Sul e o alfandegamento dos aeroportos do Estado.

Imagem2

Ócio contemplativo

O final de semana reserva uma temporada de ‘Dolce far niente’, expressão italiana que significa, literalmente, o prazer doce de não fazer nada e é usada para falar do prazer dos momentos indolentes.

Datas

É que a prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 13 de outubro. A medida proporcionará um feriado prolongado, vez que amanhã, 12, é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças. O decreto ´com a chancela do prefeito Tião Bocalom (PP) foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de ontem, 10.

Extensão

A exemplo do que acontecerá com os servidores públicos municipais de Rio Branco, o governo do Estado já houvera decretado ponto facultativo na mesma data, em decreto publicado no Diário Oficial do dia 2. Com isso, o serviço público deve fechar hoje, 11, e só retornar no dia 16.

Emergência

Em seus decretos, Governo e Prefeitura destacam que “ficam os secretários e as demais autoridades da Administração Pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal por necessidade de serviço, dispensando da respectiva compensação os servidores que vierem cumprir horário neste período”.

Imagem3

Audiências

A propósito do final de semana que se aproxima, nos próximos dias 13 e 14 a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio do seu presidente, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) em conjunto com a Mesa Diretora, realizará sessão solene e uma audiência pública com temas de relevância para a região do Juruá. Ambas servirão para promover discussões sobre a economia e sociedade local, bem como homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul.

Discussões

A audiência pública, marcada para o dia 13, será realizada no Teatro dos Nauás, às 9h. O encontro servirá para promover uma ampla discussão entre os vários setores da sociedade e terá como tema: Economia e Sociedade na Regional do Juruá.

Pioneiros

Já no dia 14, o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) será palco da sessão solene em homenagem àqueles que desempenharam um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. A cerimônia, que acontecerá às 19h, reconhecerá tanto indivíduos, quanto instituições cujas contribuições têm impactado positivamente a comunidade local.

Reconhecimento

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, enfatizou a importância desses eventos, destacando: “Através da audiência pública e da sessão solene, buscamos fortalecer o diálogo e reconhecer as valiosas contribuições de indivíduos e instituições para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e do Juruá como um todo. É fundamental promover transparência e homenagear aqueles que moldam nosso futuro econômico e social. Assim como também se faz necessário avançarmos no que diz respeito à economia na região”, salientou Gonzaga.

Imagem4

Violência

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Brasileia, ingressou com pedido de prisão preventiva do empresário Adriano Vasconcelos, acusado de agredir Paulo Henrique da Costa com um copo de vidro, resultando na perda da visão de um dos olhos da vítima.

Consequências

O caso de violência ocorreu em um estabelecimento da cidade fronteiriça na madrugada de terça-feira, 3 de outubro. Após a agressão, a vítima foi socorrida e encaminhada ao hospital local, onde recebeu atendimento médico de urgência. Os médicos relataram que a agressão causou ferimentos graves no rosto do jovem, incluindo cortes profundos na região dos olhos.

Dura lex, sed lex

Após a obtenção de imagens do incidente, o MPAC iniciou os procedimentos necessários para esclarecer os eventos e tomar as medidas apropriadas para que a lei seja aplicada de acordo com os fatos, e o agressor seja responsabilizado.

Crime e castigo

A prisão preventiva foi solicitada dois dias após o ocorrido, levando em consideração a consistência das evidências quanto à autoria e a gravidade concreta do crime, que chegaram ao conhecimento do Ministério Público após o processo de flagrante.

Acompanhamento

O Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC também está acompanhando o caso para garantir a proteção e segurança da vítima e de sua família durante todo o processo.