..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Duelo de Titãs 

A deputada federal Mara Rocha (PSDB), após a imprensa noticiar que o governador Gladson Cameli se filiará a sigla dos tucanos, com poderes de intervir nos rumos partidários conferidos pela executiva nacional do PSDB, fez pendurar na sua conta no facebook nota assinada pelo presidente da executiva municipal de Rio Branco, Mário Paiva, reafirmando que o partido já tem traçado seus rumos para as eleições da capital em novembro próximo, no caso seguir com a candidatura do ex-reitor Minoro Kimpara. 

Posição 

A nota começa deixando contextualização e reafirmando posição: ‘Em face das notícias veiculadas em jornais locais sobre a vinda do governador Gladson Cameli para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) salientamos que o nosso pré-candidato é o professor Minoru Kinpara. Destacamos que esta é uma decisão já confirmada e que não há nenhuma discussão interna em contrário”.

Projeto consolidado

Após, reafirma continuidade de um projeto que vem sendo gestado há meses: “O PSDB reafirma o compromisso com a pré-candidatura do professor Minoru Kinpara. . A candidatura de Kinpara vem sendo construída a muitas mãos. O pré-candidato conta com a aprovação de grande parte da população da capital, a expressão desse sentimento pode ser verificada nas pesquisas de intenção de votos divulgadas até o momento”.

Fora do debate

Em seguida, aponta que o assunto ainda não foi debatido amiúde: “Tudo ainda é muito recente, não tivemos a oportunidade de conversar pessoalmente com o governador Gladson Cameli e nem discutimos com nenhum veículo de comunicação sobre a composição da chapa majoritária. Nada foi tratado nesse sentido”.

Bom senso 

Por fim, aposta num clima harmonioso na convivência com o possível novo tucano: “Estamos convictos de que se for efetivada a vinda do governador Gladson Cameli para o PSDB, será para somar, para construir pontes de diálogo e para a construção de uma Rio Branco melhor. A política é o exercício do respeito, do diálogo e da democracia, acreditamos que o Governador possui esse perfil e sua vinda será importante para o fortalecimento do PSDB”.

poronga 2

Vítima 

Numa tensa videoconferência com integrantes do Ministério Público, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse ter provas contra a Lava Jato e afirmou estar sendo alvo de fake news e ameaças após criticar a operação.

Fatos 

“Não me dirigi em um evento acadêmico de forma se não pautado em fatos e provas. Fatos e provas que se encontram sob investigação da corregedoria-geral do MPF e do Conselho Nacional do Ministério Público. Caberá a eles apurar a verdade, a extensão, a profundidade e os autores, e os coautores, e os partícipes, de tudo que declarei. Porque me acostumei a falar com provas, e tenho provas, e essas provas já estão depositadas perante os órgãos competentes”, disse ele.

Nomes 

Aras também acusou seus adversários de atuarem em favor de um “aparelhamento” do MPF e de um “anarcossindicalismo”. Na reunião com os procuradores, seu principal crítico foi Nicolao Dino, vice na gestão de Rodrigo Janot. 

Campo aberto 

“Gostei muito de saber que o colega Nicolao Dino foi o porta-voz de alguns que fazem oposição sistemática a esse procurador-geral da República, de alguns que vivem a plantar fake news e que eu estou colecionando cada fake news com as respectivas respostas, para que ao final da gestão eu apresente cada fake news e cada resposta”, afirmou Aras, segundo aponta reportagem de Aguirre Talento, no jornal O Globo.

Entendimento 

“Por isso, doutor Nicolao, rejeito seus conselhos e espero que os órgãos oficiais respondam a Vossa Excelência e aos seus liderados. No mais, fatos e provas estão entregues à Corregedoria do MPF e ao CNMP. Quando tivermos condições de conversar com a dignidade, sem a fake news, sem a covardia, sem a traição, sem a mentira propiciada por aqueles que estão aqui na Casa, eu acho que teremos paz”, disse ainda Aras.

Alvíssaras 

O ministro da Saúde da Rússia declarou que os testes de vacina contra a pandemia foram completados, enquanto país deverá dar início à vacinação em massa já em outubro. Falando com a Sputnik, o ministro da Saúde russo Mikhail Murashko declarou: “A vacina contra a infecção pelo coronavírus, desenvolvida pelo instituto Gamalei, completou suas pesquisas clínicas.”

Rito 

Na etapa atual, estão sendo colhidos os documentos necessários para o registro oficial da vacina, que precederá seu uso. Sobre o uso do medicamento, Murashko afirmou que “estamos nos preparando para que em outubro comece a vacinação em massa contra o coronavírus.” Além disso, médicos e professores deverão ser os primeiros a ser vacinados.

Burocracia 

Contudo, ainda são esperadas pelo menos duas declarações oficiais sobre os testes clínicos de outras vacinas desenvolvidas na Rússia nos próximos 45 dias.

Cenário 

Ainda no último dia 29, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia dito que a situação do coronavírus na Rússia havia se estabilizado, contudo, em algumas regiões a situação ainda é complicada.

Cautela 

Mesmo assim, nos meses de junho e julho o número de infectados caiu pela metade, em comparação com os números recordes em maio, mas a situação ainda poderá se agravar.

Me perdoa, vai!?

O pastor Reginaldo Ferreira da Silva emitiu nota pública pedindo perdão ao governador Gladson Cameli por conta de um áudio seu vazado na imprensa onde ele tece críticas ao governtante: “Dirijo pedido de perdão ao jovem Gladson Cameli, excelentíssimo Governador do Estado do Acre. O perdão é uma jóia valiosíssima do tesouro do amor. E é dessa virtude, que humildemente lanço mão, ao apelar que do abundante amor com que Deus enriqueceu o seu coração, me concedas a graça de seu perdão”.

Arapongas

Ainda: “Há uma quinzena de dias atrás, foi dado publicidade a um áudio de parte de uma tensa reunião em que eu debatia politicamente com dois dirigentes partidários aqui em Rio Branco. Lamentavelmente, um dos dirigentes ou ambos, cederam a primitiva fraqueza humana, de ilicitamente gravar uma conversa estritamente privada. Não tratarei disso, pois não é o objeto de minha missiva e tal ato não pesa em meu espírito contra as duas pessoas. Desejo que encontrem o perdão de Deus, pois o meu já os têem, assim como almejo obter o seu caro Governador”.

A carne é fraca!

“Mas, muitíssimo mais lamentável, foi minha fraqueza e descompostura, em usar termos nada decorosos em referência a um ser humano, com o agravante de se tratar da maior autoridade do nosso Estado. Tal fraqueza não faz parte do meu perfil pessoal. Incidente desconexo do meu modo de vida e ofício. O senhor bem sabe. Perdão, perdão!”

Correndo atrás do prejuízo 

Adiante: “Tão logo tomei conhecimento do fatídico incidente, busquei tratar pessoalmente com sua pessoa, esforço reiterado sem sucesso. Acredito que dado a sua extensa e intensa agenda de trabalho. Dado o insucesso de lhe dar com sua Excelência pessoalmente, me valho desse instrumento na expectativa de que, o mesmo chegue ao seu conhecimento e piedosamente me declares redimido de meu pecado e mal procedimento”.

Amém!

E finaliza: “O homem em sua essência é um ser espiritual, portanto, me atenho ao pleito estritamente espiritual. E busco junto a sua pessoa a dádiva espiritual do perdão. Quanto as questões de menor relevância (política/partido), permanecerei a sua disposição para o diálogo respeitoso e fraterno, como sempre.Que graça e paz da parte de Cristo, lhe sejam multiplicadas e plenamente manifestas”.  Pr Reginaldo Ferreira da Silva.