A intensa agenda política realizada pelo partido Solidariedade na última quinta-feira,15, que contou com a organização do presidente da sigla no estado, deputado Afonso Fernandes e foi prestigiada pelo presidente nacional da agremiação, Paulinho da Força, dentre outras personalidades políticas do estado, ganhou mais notabilidade pela filiação ao partido de vários expoentes da vida acreana, adesões que enuncia ativa militância política e a formação de um forte time para a disputa de vagas na Assembléia Legislativa do Acre e a Câmara Federal.
Perfil
Dentre os novos filiados talhados para a disputa eleitoral, destaque para o advogado Edmo de Araújo Ferreira Batista, causídico com atuação nos Tribunais Superiores e especialista em Direito Penal e Empresarial, que já recebeu da direção partidária um convite para concorrer à Câmara Alta, presente a gama de projetos que guarda para o desenvolvimento socioeconômico de nosso estado e a representatividade que espelha os anseios dos acreanos.
Causas
Qualificado, Ferreira Batista é reconhecido por sua articulação institucional na profissão que exerce e também acumula o cargo de Secretário de Assuntos Institucionais do Parlamento Amazônico, com forte atuação em defesa da Amazônia Legal, focando na proteção da biodiversidade, na preservação de áreas indígenas e no combate ao desmatamento.
Obituário
Hoje completam 33 anos da morte do ex-governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, assassinado num quarto de hotel em São Paulo, no dia 17 de maio de 1992, no apartamento de número 704, do Hotel Della Volpe Garden. Três homens atiraram por três vezes no executivo. Ele tentou se defender, mas sem chances. Na capital paulista, Pinto se encontraria com diretores da construtora Norberto Odebrecht.
Agenda
A pauta do encontro com diretores da construtora, foi averiguar denúncias de superfaturamento da construção de um canal na capital acreana, justo o Canal da Maternidade, que corta o centro de Rio Branco. Antes disso, porém, Edmundo também se preparava para comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional que investigava supostos atos de corrupção em verbas, leia-se malversação, da mesma obra.
Largada
Na noite de ontem, sexta-feira, 16, o senador Márcio Bittar (UB) inaugurou seu novo gabinete político, localizado nas imediações do Sesc Bosque, onde funcionou o comitê de campanha de Gladson Cameli em 2022.
Prestígio
O evento contou com a presença de importantes nomes da política acreana, como o governador Gladson Cameli (PP), o prefeito da capital, Tião Bocalom (PL), deputados estaduais e federais, além de lideranças municipais. Centenas de pessoas lotaram o local, em um clima de festa, demonstrando o apoio ao senador.
Equipamentos
A Superintendência do Ministério da Agricultura no Acre – MAPA entregou a nesta sexta-feira (16), em Rio Branco, 32 máquinas pesadas a 18 prefeituras do estado. A iniciativa contou com emendas dos senadores Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (UB), no contexto do programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Este foi o maior evento de entrega de máquinas da história do Governo Federal no Acre.
Foco
O senador Sérgio Petecao (PSD) esboçou que tem trabalhado para reforçar a autonomia dos prefeitos no interior, emprestando o apoio necessário para dotar as diversas unidades municipais de logísitca. “Me sinto um parlamentar municipalista. Eu faço de tudo para ajudar aos municípios, porque as pessoas moram nos municípios. Quem sabe o que Porto Walter precisa? É o prefeito que sabe. O importante é que os municípios sejam beneficiados”, pontuou Petecão.
Dinâmica
O senador Alan Rick (UB) destacou que a composição das entregas foi feita de acordo com a solicitação dos gestores nos municípios. “Os prefeitos solicitam e nós vamos atendendo. Essa é uma primeira entrega, outras virão e outros municípios serão contemplados. Do meu mandato aqui são quase R$ 5 milhões investidos”, falou.
Pressa
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na noite desta sexta-feira, 16, que vai pautar na semana que vem a urgência para votar projetos contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Comuniquei aos líderes da Câmara dos Deputados que, na próxima semana, pautarei a urgência de projetos de lei destinados a impedir fraudes no INSS”, afirmou Motta nas redes sociais.
Reembolso
Até as 17h de ontem, 16, segundo balanço divulgado pelo INSS, aposentados e pensionistas registraram 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Em números totais, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado.
Investigação
Os descontos dos aposentados e pensionistas são alvo de investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS. As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar uma documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, para comprovar a adesão voluntária do beneficiário aos descontos ou efetuar o recolhimento do dinheiro devido.
Golpes
Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
Encolhimento
Ano a ano as brasileiras estão tendo menos filhos. Em 2023, o país viu o número de nascimentos cair pelo quinto ano seguido. Foram 2,52 milhões de nascidos, uma redução de 0,7% na comparação com 2022. Essa quantidade é 12% menor que a média de nascimentos nos cinco anos anteriores à pandemia de covid-19, ou seja, 2015 a 2019 (2,87 milhões).
Pesquisa
As informações fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto buscou as informações em cartórios espalhados pelo país. O número total de registros de nascimentos chega a 2,6 milhões em 2023, mas o IBGE esclarece que 2,9% deles (75 mil) são de pessoas que nasceram em anos anteriores, mas registradas somente em 2023.
Cenário
O IBGE apresentou uma série histórica iniciada em 1974 com números de nascimentos ocorridos e registrados no ano, porém excluídos os dados em que a residência da mãe não é conhecida ou é no exterior. Nessa série, o número de registros de 2023 (2,518 milhões) é o menor desde 1976 (2,467 milhões).
Faixa etária
O levantamento também mostra que as mães brasileiras estão decidindo ter filhos com idade mais avançada. Em 2003, 20,9% dos nascidos foram gerados por mulheres de até 19 anos, percentual que caiu para 11,8% em 2023. Já quando a mulher tem a partir de 30 anos, as proporções passaram de 23,9% para 39% no período. Especificamente entre mães com 40 anos ou mais, a marca dobrou, indo de 2,1% para 4,3%. Em 2023 foram 109 mil nascimentos de mães nessa faixa etária.
Precocidade
Quando se analisa por regiões, é possível perceber que o Norte e o Nordeste apresentam maior participação de mulheres de até 19 anos que tiveram filhos em 2023, 18,7% e 14,3%, respectivamente. No Sul, a marca foi de 8,8%. Por outro lado, enquanto o Norte teve 29,3% dos nascidos de 2023 gerados por mães com 30 anos ou mais, esse patamar chegou a 42,9% no Sudeste.
Ranking
O Acre desponta como a unidades da federação com maior proporção de nascimentos gerados por mães até 19 anos em 2023 com 21,4% seguido pelo Amazonas: 20,5%; Pará: 19,2%; Maranhão: 18,9%; Roraima: 17,9% e Amapá: 17,8%.
Longevidade
A pesquisa Estatísticas do Registro Civil aponta que o Brasil teve 1,43 milhão de mortes em 2023. É o segundo ano seguido com diminuição de óbitos. Em 2022, houve redução de 15,8% ante o ano anterior, marcado pela pandemia. De 2022 para 2023, a nova queda foi de 5% (75,2 mil).