..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Defesa

Defesa

O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) anunciou que vai cuidar do caso da policial civil Ecilandia Marques que está sendo processada pelo Governo do Acre após gravar e divulgar um vídeo mostrando o desabamento do teto da cozinha de uma delegacia, em Rio Branco, na Cidade do Povo, que por pouco não a atingiu em horário de trabalho. Jarude, que é advogado, fará a defesa da servidora pública junto ao setor administrativo da Secretaria de Segurança, com sua equipe jurídica.

Ocorrência

O caso aconteceu no último domingo (28) e Ecilandia foi surpreendida com a abertura de uma sindicância por parte da corregedoria da Polícia Civil do Estado. Nesta sexta-feira (2), a policial procurou o deputado que se colocou a disposição.

Ação

“Nós vamos cuidar da sua defesa nesse processo administrativo absurdo feito pela Corregedoria da Polícia Civil com requintes de abuso de autoridade. E tem mais, nós tivemos conhecimento de que há muito tempo os servidores já haviam denunciado as condições precárias da delegacia, mas o pedido de reforma foi ignorado pelo Governo do estado do Acre”, pontuou Emerson Jarude.

Inversão de pauta

Para o parlamentar, que já havia se pronunciado contra a ação do Governo, a servidora é quem deveria processar o Estado. “Ela teve a sua vida colocada em risco enquanto trabalhava para cumprir a sua missão com a sociedade. A gente vai fazer tudo que for possível para que a justiça seja feita, mas para o lado certo da história”.

Imagem2

Discussão

A Prefeitura de Rio Branco realizou hoje, sábado (3), a sua 8ª Audiência Pública com a população rio-branquense, que teve lugar no auditório da escola Boa União, reunindo moradores e lideranças dos bairros da Regional da Sobral.

Mapa

A audiência foi pautada pelas discussões em torno do Programa Asfalta Rio Branco, elencando as prioridades apontadas pelos moradores da região. A regional da Sobral é a mais populosa de Rio Branco e concentra ao menos 20 bairros, entre eles, o Palheiral, João Eduardo I e ll, preventório, Bahia Velha e Bahia Nova, Loteamento Bom Sucesso, Airton Sena e Aeroporto Velho.

Qualidade

Na fala do prefeito Tião Bocolam (PP), este evidenciou a preocupação do poder municipal com a qualidade das ações: “O nosso trabalho por meio do Asfalta Rio Branco vai ser feito com qualidade. Não podemos fazer um trabalho para se acabar no inverno. Vamos entrar para valer com esse programa. Não vou admitir serviço mal feito, pois o dinheiro é nosso”, enfatizou.

Prioridades

De acordo com o secretário da Zeladoria e Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, a audiência é importante para definir as prioridades de cada bairro. “Nós estamos fazendo essa consulta pública em todas as regionais para que se possa entrar nos bairros e definir toda essa parte de infraestrutura, calçadas e ruas. Nós da Zeladoria estamos participando pois sabemos que todos esses cuidados referentes à limpeza é nossa responsabilidade”, disse.

Valores

O investimento total do Asfalta Rio Branco será de R$ 190 milhões, desses, R$ 50 milhões são de recursos próprios. Ao todo, serão 100 km de ruas que passarão por recuperação, com cerca de 10 empresas atuando na linha de frente junto à prefeitura. A previsão é que até o mês de agosto, as principais vias de Rio Branco passem por melhorias.

Imagem3

Largada

As discussões das chapas para a disputa da prefeitura de São Paulo este ano já movimentam o cenário político da capital paulista. Ontem o PT formalizou a refiliação da ex-prefeita Marta Suplicy, que deverar formar chapa como vice de Guilerme Boulos (PSol). Sobre essa dobradinha, o Diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que a disputa pela prefeitura de São Paulo se embaralhou, justo pelas escolhas dos vices para os principais postulantes ao cargo. O PT, por exemplo, já percebeu o desastre anunciado com a escolha de Marta Suplicy.

História

Amparado nas pesquisas que realizam na cidade, Hidalgo — que acertou a maioria dos resultados nas eleições passadas — avalia que o favorito na esquerda, Guilherme Boulos, deveria ter buscado um empresário para ser o vice. “Boulos vive o mesmo caso de Lula lá atrás. Precisa da credibilidade de um José de Alencar para entrar nos eleitores mais descrentes. Um empresário poderia fazer muito bem nesse ponto”, diz o diretor.

Não amplia

Escolhida para vice, Marta não deve durar no posto, se as pesquisas forem levadas em consideração na hora do registro da chapa. Os dados já começaram a mostrar, de forma inequívoca, o erro cometido pelo PT. “Marta não agrega votos ao Boulos. Ela seria uma ótima vice para Ricardo Nunes, não para o PSOL”, diz Hidalgo.

Ganha e ganha

Na mesma linha, o diretor do Paraná Pesquisas avalia que Tabata Amaral, como jovem postulante, precisa mesmo de um vice experiente para equilibrar a chapa: “O vice da Tabata tem que ser um cabeça branca. Ela tem a juventude e completa a fotografia com a experiência do vice mais velho”.

Bolsonarista

O entendimento avaliando que os vices propagandeados não adicionam em votos se estende ao indicado para a composição de chapa do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, em entrevista concedida na noite desta quinta-feira, 1º, a indicação do coronel Ricardo Mello Araújo para o cargo de vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Perfil

Ricardo Mello Araújo é conhecido por sua forte adesão aos ideais conservadores. Durante seu tempo na Rota, ele se posicionou contra a Ouvidoria da Polícia e as filmagens de câmeras corporais. Como presidente da Ceagesp, Mello Araújo inaugurou um clube de tiro na sede e teve confrontos com sindicalistas. Nesse contexto, Nunes não expande o eleitorado mais a esquerda.

Imagem2

Números

Uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), possibilitou que a Plataforma Brasil Exportação, que integra micro, pequenas e médias empresas a prestadores de serviços de comércio exterior, alcançasse mais de mil cadastrados e chegasse a 103 países.

Exultante

“O Brasil tem potencial para ampliar sua participação no comércio internacional dando mais oportunidade a empresas menores e das regiões Norte e Nordeste com modelos de negócios inovadores”, afirmou o presidente da APEX, o ex-governador do Acre, Jorge Viana, exultante com o resultado.