Todos no Acre sabem que o governador Gladson Cameli (PP) acalenta paixão avassaladora por avião e desde que assumiu o governo faz valer seu sonho de infância de ser piloto, cruzando os trópicos em aeronaves diversas. Na semana passada, na sexta feira, após chegar de uma viagem aos EUA, com passagem por Las Vegas, junto na comitiva o Vice Governador Wherles Rocha (PSDB) e o comandante da PM Ulisses Araújo, Gladson aportou no Acre.
No papel
No domingo, 9, fez lançar na Biblioteca Pública, num evento intitulado ‘Acre pela Vida’, um programa visando o combate à violência que campeia a mancheia em nosso Estado.
Conjunto de idéias
Segundo a comunicação do Palácio Rio Branco, o programa era, ou é, um arcabouço de idéias visando integrar um conjunto de ações preventivas e repressivas, envolvendo todas as unidades do governo, demais poderes de Estado, Ministério Público, órgãos federais, prefeituras, entidades não governamentais e a sociedade civil, além do Exército Brasileiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo da ação será ou seria reduzir e controlar a criminalidade violenta nos 22 municípios do Estado do Acre.
Pastel de vento
Após a pose para as fotos e a distribuição de camisetas levando a logomarca do programa, até hoje nada foi divulgado ou se tem notícia sobre ações que deveriam lastrear o caminho para a consecução dos objetivos definidos na decantada reunião. Nenhum plano de geração de emprego e renda - fator maior no recrudescimento da violência; nenhuma estratégia para reprimir a onda de crimes, enfim, nada que represente esforços conjuntos para o combate do problema detectado e que infelicita a população acreana.
Fuiii!
Já na segunda feira,10, pelo período da noite, o governador pegou um asa dura e sumiu do trecho, reaparecendo em Brasília na tarde de terça-feira, 11, trazendo a importante informação que a ‘Esquadrilha da Fumaça’ irá se apresentar em uma data festiva do Acre entre os meses de junho e setembro desse ano. A confirmação foi dada ao governador pelo brigadeiro do ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica.
Mimo
Ao agradecer o apoio e visita do governador, o brigadeiro Flávio o presenteou com uma miniatura da aeronave C 390, que substituirá o antigo C 130 (Hércules), um exemplar do livro Senta a Pua, que conta e mostra em fotos a presença da FAB na Segunda Guerra Mundial e com uma moeda coin. Essa moeda, conforme explicou o brigadeiro, era dada aos aviadores combatentes da RAF – Royal Air Force, por um colega mais chegado para que tivesse a obrigação de voltar, e na sua volta do combate, ele pagasse uma bebida com aquela moeda.
Mundo da lua
Enquanto isso, o mês de fevereiro já contabiliza mais de 10 assassinatos advindos da violência. Até o fechamento da coluna não se tinha notícia de agenda do governante, aqui ou alhures, onde se tratou do combate a criminalidade no Acre. Indiferente aos fatos, após 13 meses de gestão e administrando pelo retrovisor, Gladson ainda tem a pachorra de dizer que seu governo já deu certo! Qualquer problema, cobranças de promessas não cumpridas, deficiência de gestão e coisas afins, é voz uníssona no grupo palaciano: a culpa é dos governos passados!
Jogo duro
O deputado José Bestene (PP), por ocasião da sessão de quarta-feira (12), falou sobre os ataques virtuais que têm sido feitos a ele recentemente. O parlamentar disse que, infelizmente, a tecnologia acaba dando voz a propagadores de “fake news”, e que a partir de agora vai acionar a justiça para que essas pessoas respondam judicialmente quando o atacarem injustamente.
Vítima
“Uma vez falei sobre a questão da tecnologia e fui questionado, mas ela também é utilizada de forma errada e esse é o mal. As pessoas perdem a sensibilidade em relação aos outros. As redes sociais têm sido amplamente utilizadas para propagar” fake news”, com o simples intuito de denegrir a imagem das pessoas. Ultimamente estão fazendo isso comigo, tenho me deparado com muitos parasitas que espalham mentiras a meu respeito”, protestou.
Basta!
Bestene disse que mesmo possuindo mais de 30 anos de vida pública, nunca processou um jornalista, blogueiro ou jornal, pois é um defensor da liberdade de imprensa, mas que daqui para frente todas as vezes que divulgarem informações falsas a respeito dele, irá acionar a justiça.
Alhos e bugalhos
“Infelizmente, de agora em diante, essa será minha postura diante desses caluniadores. Estamos em um ano eleitoral e a tendência é piorar essa situação, pois muitos não têm ética. Eu sempre disse que os maus políticos querem que os bons saiam da política e tentam macular a imagem destes, por isso os eleitores têm que fazer uma análise sobre quem eles elegeram e a postura que essas pessoas estão adotando como seus representantes”, concluiu.
Irascível
Em mais um de seus destemperos, Jair Bolsonaro escolheu como alvo na manhã desta quinta-feira (13) o Greenpeace, Ong reconhecida internacionalmente por atuar em defesa do meio ambiente. ‘’Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo’’, disparou o ocupante do Planalto, durante coletiva, ao ser questionado pela imprensa a respeito de uma nota emitida pela organização.
Arranjo
Na última terça-feira (11), Bolsonaro assinou um decreto que transferiu a coordenação do Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para o Vice-Presidente Hamilton Mourão.
Representatividade
O Greepeace questiona os valores que serão utilizados no Conselho da Amazônia e também criticou a ausência de governadores no órgão, os planos, meta ou orçamento destinado pelo governo. A Ong também denuncia em sua página que, no período de agosto de 2018 a julho de 2019, o desmatamento da Amazônia cresceu 30%, o equivalente a 1,4 milhões de campos de futebol.