..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Cotado

Cotado

O portal de notícias UOL, edição de hoje, 24, aponta o procurador de Justiça do Ministério Público do Acre Sammy Barbosa como um dos favoritos a assumir uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação é da jornalista Carolina Brígido. Segundo Carolina, Sammy Barbosa contaria com o apoio do também ministro do STJ Mauro Campbell.

Inteiro teor

“Começou oficialmente no STJ (Superior Tribunal de Justiça) a disputa pelas cadeiras deixadas pelas ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães, aposentadas em outubro e neste mês, respectivamente. Segundo fontes do tribunal, os favoritos para as vagas são candidatos homens”, escreveu a jornalista. Brígido completou: “Para a outra vaga, está bem avaliado o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre, que tem o apoio do ministro do STJ Mauro Campbell”.

Imagem2

Novos tempos

O presidente do PT no Acre, Daniel Zen, afirmou que seu partido não irá impor obstáculos a eventuais alianças do MDB estado a fora, além das já firmadas ao longo de 2023, que inclui Rio Branco. O movimento esfria os ânimos daqueles que buscam opor as duas agremiações, quando citada a possibilidade de uma composição envolvendo a candidatura de Marcus Alexandre e Alisson Bestene (PP). Após anos se digladiando na capital, PT e MDB resolveram unir forças na capital em torno do hoje emedebista Marcus Alexandre, que saiu do PT no ano passado após derrota para o governo. A aliança também poderá acontecer em Brasiléia.

Elucubrações

A declaração do ex-deputado Daniel Zen foi dada ao site À Gazeta (https://agazetadoacre.com/) em resposta a um questionamento sobre o que ele pensa a respeito de uma chapa entre Marcus Alexandre e Alysson Bestene (PP), o candidato do governador Gladson Cameli. Resta lembrar que Cameli foi o responsável por quebrar a hegemonia petista de cinco eleições consecutivas no executivo Acre. A composição de Alexandre com o governo, aliás, é defendida pelo ex-presidente do PT, Cesário Braga.

Problema alheio

“Se o MDB fizer uma coligação com o PP, o que eu posso dizer é que o PT não será um obstáculo. Não terá veto da nossa parte. Até porque nós não estamos nessa condição. Uma coisa que, talvez, as pessoas estejam com dificuldade para entender é que, nessa eleição, o PT não é protagonista, mas apoiador. Quem protagoniza a aliança em que nós fazemos parte é o MDB e o Marcus Alexandre”, afirma Zen.

Óbice

“O ex-prefeito saiu do PT, mas a gente achou por bem continuar apoiando ele. Isso aí já é ponto pacificado dentro do PT. Mas não somos nós que vamos dizer se vai ter ou não vai ter essa aliança com o PP”, prossegue. Apesar disso, Zen acha “pouco provável” que tal aliança vá para frente, uma vez que, segundo ele, “toda” a direção do Progressistas é contra dividir o palanque com os petistas na capital.

Probabilidades

“O que o Cesário tem dito é que não devemos fechar portas e nisso eu concordo com ele. As portas não estão fechadas ao diálogo. É aquela história: descartar eu não descarto. Mas acho pouco provável”.

Remember

Em outubro de 2023, na sede do MDB, em Rio Branco, uma frente ampla foi formada por partidos de centro, centro-esquerda e esquerda, em torno de Marcus Alexandre e sua atual legenda. Além do PT, participaram o PCdoB, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade. A frente também visa debater possíveis construções de chapas majoritárias e proporcionais no interior do estado.

Imagem3

Integração

Acontece n Acre, na capital, no Centro de Convenções da Ufac, entre os dias 22 e 23 de fevereiro/2024, a Caravana Federativa patrocinada pelo governo federal. A presença dos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Mulher, Cida Gonçalves e da Educação, Camilo Santana, já foram confirmadas. Outros nomes do primeiro escalão devem se somar à comitiva oficial.

Missão

A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O foco é a aproximação do governo federal com os estados e municípios, por meio da troca de informações e da articulação de ações conjuntas. Na essência, a Caravana busca ampliar o diálogo entre governos para buscar soluções aos desafios locais.

Ação republicana

Na concepção republicana da iniciativa tomada pelo governo Lula, todos os governadores e prefeitos serão atendidos pelo Governo Federal, independentemente do partido político ao qual o mandatário é filiado. “O que interessa é a necessidade de cada povo, de cada estado. Não faremos nada sem parceria com prefeitos e prefeitas, secretários municipais, vereadores. Porque são vocês que sentem o problema e ajudam a resolver o problema”, afirma Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Imagem4

Solidariedade

O Senador da República, Márcio Bittar (UB) se posicionou em suas redes sociais no último domingo, 21, expressando solidariedade ao correligionário Francineudo Costa, após o anúncio do Ministério Público Federal (MPE) dando conta que abriu inquérito policial para investigar um possível crime de transfobia praticado pelo pré-candidato a vereador de Rio Branco.

Pano de fundo

A ação do MPF decorre da postura de Francineudo Costa, que já presidiu o IEPTEC, ao escrever em seu perfil no Instagram uma declaração afirmando que, se eleito, iria apresentar um projeto de lei para proibir mulheres transgênero de usar banheiros femininos.

Paradoxos

Marcio Bittar classificou a medida como uma “liberdade de expressão seletiva”. Em sua fala, o senador ponderou acerca do respeito a liberdade de expressão valer somente para àqueles que se manifestam a favor do abordo, da discriminalização das drogas, do comunismo e recordou o episódio que chocou a sociedade quando um transexual se vestiu como Jesus Cristo e encenou a própria crucificação durante a 19ª Parada Gay, em 2015.

Proteção

“As pessoas que concordam com o aborto se manifestam publicamente, assim como aquelas que se manifestam para descriminalização e liberação das drogas. Aqueles que se manifestam com o símbolo do comunismo: a foice e o martelo. Comunismo, que no século passado, matou mais de 100 milhões de pessoas, tem o seu direito garantido”, verbalizou o senador.

Seletividade

Adiante, recordou que “A passeata gay pode até brincar com Jesus, que nada lhes acontece. Aliás, tem pessoas ultimamente se manifestando a favor do Hamas, um grupo terrorista e mesmo assim, essa liberdade desse grupo, de expressar a sua opinião, é garantida. O Brasil vive hoje um momento em que só quem pode se manifestar livremente é quem está com uma agenda à esquerda. Quem discorda disso, mesmo que 80 ou 90% da opinião brasileira esteja com ela, tem que tomar cuidado, porque poderá ter uma ação do Estado brasileiro contra o seu direito de opinar”, disse.