..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Constatação 

Uma das marcas das eleições no segundo turno é o tempo curto de campanha. Outra, que o candidato que sai na frente nas pesquisas de intenção de voto quase sempre vence. São raras as exceções. 

Remember 

Um caso: em 1994, o jornalista Hélio Costa disputou o governo de Minas Gerais e só não se elegeu no primeiro turno porque lhe faltaram 1,2% de votos. Acabou derrotado no segundo. 

Similaridade

Outro caso: em 2.000, prefeito do Recife, Roberto Magalhães foi candidato à reeleição. Não venceu no primeiro turno à falta de 0,5% dos votos. Perdeu no segundo por uma diferença de 0,4%. 

Esperança

As ilustrações acima servem para mostrar aos partidários de Tião Bocalom (PP) que a vitória ainda não está garantida. Na outra ponta, serve de combustível para os adeptos da candidatura de Socorro Neri (PSB) enxergar que a reversão do quadro ainda é possível.  Afinal, como expressa uma expressão gaúcha “não tá morto quem peleia”.


Imagem2

Manifestação 

Hoje, sexta-feira, 20, a direção municipal do PT de Rio Branco lançou nota tecendo posição acerca do segundo turno da capital. A nota da municipal começa gradecendo ao nosso candidato a prefeito, Daniel Zen, ao candidato a vice-prefeito, Cláudio Ezequiel e aos candidatos e candidatas a vereador e vereadora, por todo o esforço empenhado nessas eleições.

Reconhecimento 

Adiante exalta que Daniel Zen e Cláudio Ezequiel honraram a história do partido e levaram às ruas um projeto de responsabilidade para com a cidade e para com as pessoas que nela moram.

Cenário 

Adiante: “O Brasil vive, atualmente, o drama do desgoverno de Bolsonaro. E, no Acre, não é diferente com o governo Gladson Cameli. Nosso compromisso é de seguir na luta pela construção de um Acre e um Brasil melhor para todos. Foi isso que defendemos para Rio Branco nessa campanha eleitoral”.

Livre arbítrio 

E conclui: “Nesse sentido, a orientação da Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores em Rio Branco, Acre, é a de que, nesse segundo turno, cada um de seus filiados e militantes exerça o seu direito de voto conforme suas consciências e convicções pessoais”.

Fomento 

O Governo anunciou por meio do Diário Oficial do Estado oportunidades para empresários que queiram participar de processos de licitações de concorrência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Oportunidades 

De acordo com o Palácio Rio branco, a partir de 2021 audaciosos investimentos serão executados, sobretudo, na melhoria da infraestrutura em todas as regiões acreanas. 

Avant premiere 

Na última terça-feira, 17, o governador Gladson Cameli apresentou o pacote de benfeitorias públicas a diversos empresários da construção civil durante reunião realizada no salão nobre do Palácio Rio Branco.

Caixa alta 

De acordo com Gladson Cameli, o Estado dispõe de R$ 2 bilhões em recursos para serem aplicados a partir do próximo ano. Com este montante, será possível modernizar a mobilidade urbana da capital com a construção dos primeiros grandes viadutos, assim como o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, restauração de todas as rodovias estaduais e das pistas dos aeródromos dos municípios isolados, iniciar o futuro Centro Político-Administrativo do governo, entre outras obras estruturantes.

Parceria 

Aos empresários, o governador pediu o apoio de todos para que estes investimentos sejam executados com qualidade e de maneira transparente. Cameli frisou ainda que melhorar a vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento do Acre é o seu principal compromisso como governador.

Agenda 

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) confirmou na tarde de ontem, quinta-feira, 19, a realizar concurso público para o final de 2021, agenda que também ficará dependendo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A assessoria de comunicação do órgão informou que atualmente conta com um quadro reduzido e que muitos servidores devem se aposentar no próximo ano.

Propensão 

Embora não se tenha definido ainda o número exato de vagas que serão abertas, especula-se como certo a contratação de nível superior para os cargos de Auditor da Receita Estadual, Auditor do Tesouro Estadual, Especialista e Técnico da Fazenda Estadual.

Espectro 

Além das vagas para especialistas em economia, devem ser abertas vagas para de nível superior também para Direito e nível médio, já que a defasagem também atinge o quadro de servidores de administrativo e de apoio. A média salarial para novos contratados varia de R$ 3,5 mil (nível médio) até 18 mil (nível superior).


Imagem3

Torcida

Sobre o embate eleitoral entre tucanos e psolistas em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro concluiu que só terá a ganhar politicamente se Guilherme Boulos (Psol) derrotar Bruno Covas (PSDB). Ele escolheu o governador João Doria (PSDB) como seu maior inimigo em 2022.

Dedução 

Pela leitura de Bolsonaro uma derrota de Covas enfraqueceria o projeto de Doria de disputar a próxima eleição presidencial. E a Doria, Bolsonaro atribuiria o fortalecimento da esquerda em São Paulo. 

Estratégia

De resto, sem Lula no páreo como candidato do PT, Bolsonaro faria de Boulos e do PSOL o seu saco de pancada preferido, ignorando Doria. Para ele, polarizar a eleição com a esquerda é preciso.