..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Chancela

Chancela

Em decisão do juiz Zacarias Laureano de Souza Neto, de Manuel Urbano, restou negado o mandado de segurança impetrado pelo ativista do União Brasil Rubenildo Costa do Nascimento, despacho que manteve a decisão sobre a destituição de diretório municipal do partido determinada pelo presidente regional da sigla, senador Alan Rick, posto que a chapa reclamante fora eleita de forma irregular

Reviravolta

A Sentença determinou, ainda, a posse imediata da antiga direção, alinhada ao senador Alan Rick. O partido no município deve, agora, se coligar com o Republicanos do deputado Roberto Duarte.

Vitória

Dessa forma, o senador Alan Rick, na condição de presidente estadual do União Brasil (UB), ganhou o primeiro round de uma contenda judicial que se arrastava desde o ano passado, tendo como antagonista o médico Fábio Rueda, primeiro suplente de deputado federal e presidente do diretório municipal da sigla em Rio Branco, que pretendia estender seus braços para outros diretórios municipais.

Pano de fundo

Na contenda com o senador, os aliados de Rueda impetraram o mandado de segurança na Vara Única da Justiça em Manuel Urbano, buscando a recondução do diretório municipal do Partido com militantes ligados ao suplente de deputado federal e destituído por Alan Rick.

Ilicitude

Uma das irregularidades apontadas que fundamentam a anulação da posse da diretoria ligada a Rueda é que a convocação da eleição do diretório, que deveria ocorrer num processo com intervalo de 15 dias, lapso ente a convocação e o pleito, acabou sendo realizada em menos de 24 depois da convocação, o que fere o estatuto da agremiação.

Imagem2

Desistência

A pré-candidata a prefeita de Brasileia, Suly Guimarães, recém-filiada ao Progressistas, partido do governador Gladson Cameli, anunciou oficialmente nesta sexta-feira, 19, que desistiu de concorrer as eleições deste ano. Em nota, ela esclarece que após consultas com seus médicos, em Goiânia, optou por desistir da candidatura. Nas últimas semanas, Suly sofreu sangramentos em decorrência de nódulos que surgiram na mama e no útero.

Posição

“Dispensando contestar, provar, comentar ou refutar qualquer notícia, ou desinformação disseminada pelo mau sentimento de alguns, digo somente a todos, e principalmente aqueles que mais me apoiaram, que minha saúde não me permitiu continuar nessa batalha. Hoje Infelizmente, embora com pulso firme e palavra certa tenha conduzido por tanto tempo os bastidores de nossa gestão, justamente a minha saúde me escapa do meu controle no momento, fazendo com que todos os planos, todos os sonhos sejam revistos, reanalisados e sopesados”, disse na nota. Com a desistência dela, o atual vice-prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, deverá ser o candidato a prefeito.

Imagem3

Convenção

O pré-candidato à prefeitura de Sena Madureira pelo Progressistas, deputado federal Gerlen Diniz, vai oficializar sua participação na disputa eleitoral em convenção marcada para o dia 4

Apoios

A candidatura de Diniz conta com importantes apoios, entre eles o do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, ambos do PP. Além deles, subirão no palanque do senamadureirense, em festa a ser realizada no Centro da capital do Iaco, o senador Alan Rick (União Brasil), o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga (PSDB). O Solidariedade e o MDB também integram a chapa de Diniz.

Imagem4

Imbróglio

A tomada do empréstimo de R$ 37 milhões para a infraestrutura do programa de unidades habitacionais da prefeitura de Rio Branco, aprovado em novembro do ano passado na Câmara Municipal de Vereadores, virou alvo de investigação do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC). O documento que instaura a investigação foi publicado na edição do Diário Eletrônico do MP-AC ontem, quinta-feira, 18.

Objeto

O procedimento investigatório foi protocolado junto ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público, Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social e Evasão Fiscal, para averiguar possíveis irregularidades e/ou ilicitudes relacionadas ao Projeto de Lei Complementar nº 53/2023, que autoriza a contratação de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais.

Ação de oficio

Na fundamentação, a promotoria destacou que o art. 10, caput, da Lei nº 8.429/1992, prevê que qualquer ação ou omissão dolosa que cause perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres públicos das entidades referidas no art. 1º da referida norma, constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário. Ocorre que a documentação comprobatória acerca do aval do empréstimo, solicitada pelo Ministério Público do Estado, não foi apresentada ao Parquet.

Desfecho

Diante da omissão na apresentação dos documentos solicitados, a promotora Aretuza de Almeida Cruz sustentou que, devido à expiração do prazo de conclusão para a apresentação dos documentos e à persistência do vácuo de informações, impõe-se a necessidade de novas diligências para colher elementos de informação suficientes para a formação de convicção ministerial acerca dos fatos narrados, decidindo a partir daí por um procedimento preparatório que antecede o inquérito civil.

Imagem5

Tecnologia

Os presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e da Apex, Jorge Viana, acertaram ontem, quinta-feira, 18, a criação de uma loja digital do banco de desenvolvimento na plataforma Brasil Exportação, a maior comunidade de comércio exterior do Brasil.

Expansão

“O volume de crédito aprovado pelo BNDES para a exportação de produtos brasileiros cresceu 135% no primeiro semestre deste ano. A entrada na plataforma irá permitir que embaixadas e consulados de todo o mundo tenham maior conhecimento sobre nossas linhas de financiamento”, afirmou Mercadante.

Alavanca

Em reunião na sede do BNDES, no Rio, Mercadante e Viana também encaminharam um acordo de cooperação para a criação de instrumentos de fomento para alavancar o cooperativismo brasileiro no mercado internacional.

Imagem6

Caos

O que muitos internautas pensaram ser um problema isolado em plataformas bancárias, mostrou se tratar, na verdade, de um apagão cibernético que atinge diferentes redes e aplicativos ao redor do mundo, desde o início da madrugada desta sexta-feira, 19.

Incidência

Conforme relatado pelo site especializado Downdetector, que acumula incidências de problemas em aplicativos relatados pelos usuários, bancos como Bradesco, Pan, Next e Neon estão entre os que mais recebem ocorrências. Ainda segundo o Downdetector, o Bradesco apresentou cerca de 1.063 notificações relacionadas aos problemas apresentados pelo aplicativo às 07h03 desta sexta-feira.

Reclamações

Nas redes sociais, vários clientes das diferentes instituições financeiras comentavam a situação e relataram tentar fazer logins e pagamentos, sem sucesso.

Extensões

Governos pelo mundo e o CEO da empresa Crowdstrike confirmaram que a “pane global” desta sexta-feira se deve a uma “atualização defeituosa” de um software de cibersegurança, o CrowdStrike Falcon. O “apagão” causou a interrupção de sistemas informáticos de voos nos Estados Unidos, transmissões de televisão no Reino Unido, telecomunicações na Austrália, entre outros problemas.