..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Cardápio

Cardápio

O primeiro trimestre de 2023 nem bem terminou e a sucessão municipal de 2024 é prato que já está sendo servido no dia a dia dos agentes políticos. Ontem, 14, o presidente regional do PT, o ativista Cesário Braga, fez postar na sua rede social do facebook foto onde registra um regabofe patrocinado pelo senador Sérgio Petecão, presidente regional do PSD, onde também pontifica o professor Carlos Coelho, estrategista político que há anos trabalha com Petecão. Na mesa, política, política e tira gosto de panelada.

Menu 

Sobre o encontro, Cesário assentou: “Almocei com o senador Sérgio Petecão e meu amigo Coelho nessa sexta! Teve panelada de entrada e o prato principal foi uma conversa demorada sobre os desafios do Acre e a importância de alinhar a base do presidente Lula no estado para as eleições municipais de 2024. Agradeço ao Senador pela acolhida e a disposição de construirmos juntos”.

psd 003 web

Novo tempo

A propósito do PSD, ontem o advogado e deputado estadual Eduardo Ribeiro, jovem liderança com atuação mais direta no Vale do Acre, assumiu a direção da executiva municipal do partido da social democracia, seccional Rio Branco. O evento teve lugar na ‘Tenda Amarela”, espaço contíguo à residência do Senador Sérgio Petecão, ponto que já se tornou tradicional na prática das agendas políticas do PSD.

Desafios 

Fazendo alusão ao compromisso assumido, Ribeiro dimensionou conhecimento sobre o tamanho da responsabilidade: “Assumo com muita responsabilidade e gratidão o desafio de presidir o diretório municipal do PSD em Rio Branco. O desafio é grande, mas me sinto preparado e honrado pelo convite da nossa liderança maior no Acre, o senador Sérgio Petecão. 

Merci 

Por fim, registrou reconhecimento: “Muito, muito obrigado a todos que estiveram comigo nesse momento tão importante. Amigos, família, militância e, em especial, ao senador Petecão. Ao deputado Clodoaldo Rodrigues, dos Republicanos; ao colega Edvaldo Magalhães, do PC do B, referência do parlamento acreano; e ao amigo e médico Jenilson Leite, ex-deputado socialista que enaltece o PSB. Vamos juntos!”.  Como registra a canção ‘Como nossos pais’, interpretada pela inesquecível Elis Regina, cantarolando pela lavra do poeta cearense Belchior, ‘o novo sempre vem’! 

Encontro 

Representando o Estado do Acre, a vice-governadora do Acre, Mailza, está em Manaus, capital do Amazonas, numa agenda promovida pelo Grupo de Trabalho formado por doze deputados federais para discutir a Reforma Tributária. Nesta fase de discussão da Reforma, o GT realiza visitas técnicas e debates regionais.

Cenário

A agenda foi realizada na capital do Amazonas, uma vez que a Zona Franca de Manaus opera com um modelo de desenvolvimento econômico, social e fiscal já consolidado, considerado referência para toda região amazônica quando o assunto é integração produtiva e social. 

Trânsito livre

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), concluiu as obras de recapeamento asfáltico da Ponte Juscelino Kubistchek, no centro de Rio Branco. O tráfego foi liberado na manhã desta sexta-feira, 14.

Infraestrutura 

O presidente interino do Deracre, Sócrates Guimarães, ressaltou a implantação de uma nova camada asfáltica para garantir mais estabilidade ao pavimento e conforto aos usuários. “Trabalhamos no recapeamento asfáltico da ponte metálica e hoje garantimos a liberação para o tráfego”, disse. A ponte estava interditada desde o dia 27 de março, em consequência da cheia do Rio Acre.

Imagem3

Reserva de valores 

O galpão emprestado pelo ex-piloto Nelson Piquet a Jair Bolsonaro para guardar os presentes que recebeu quando foi presidente contém 166 caixas com os mais variados tipos de objetos e outras nove com honrarias, conforme apurado pela imprensa nacional.

Sótão 

Os mais de 9 mil itens que fazem parte do acervo pessoal de Bolsonaro, ou seja, que compõe os presentes que o capitão recebeu e levou consigo quando deixou o poder, ocupam 195 metros cúbicos da propriedade do ex-piloto, localizada em uma área nobre de Brasília.

Mimos 

Foi nesse mesmo galpão da fazenda de Piquet que estavam os dois conjuntos de joias que Bolsonaro recebeu do regime da Arábia Saudita e que foram entregues à Caixa Econômica Federal. A determinação foi dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Diversidade

No local há presentes dados por pessoas físicas, jurídicas e autoridades dos mais variados países, entre eles Uruguai, Polônia, Paraguai, Coréia do Sul, Equador, Suíça, Colômbia, Taiwan, Israel, Alemanha, Itália, Argentina, China, entre outros.

Pauta 

A MP da reestruturação dos ministérios promovida pelo governo Lula é alvo de uma ofensiva da bancada ruralista que, como prometido, deseja recuperar o comando de áreas transferidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Agrário. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), e outros parlamentares apresentaram emendas para retirar atribuições da pasta – mesmo após o ministro Paulo Teixeira (MDA) ter cedido cargos a indicados de Carlos Fávaro (Agricultura). Além de mirar a Conab, as emendas visam devolver para a zona de influência do agronegócio o Cadastro Ambiental Rural (CAR), hoje no Meio Ambiente, e o Incra, que se tornou ainda mais relevante na disputa com o MST.

Verbo

Lupion reclama que o Cadastro Ambiental Rural virou “patrulhamento dos agricultores” na pasta do Meio Ambiente. O órgão é um registro eletrônico de imóveis rurais utilizado no combate a crimes ambientais.

Chefe

O MST organiza uma comitiva para ir reclamar diretamente a Arthur Lira (PP-AL) na terça (18). “Quem mais precisa da Conab é o pequeno produtor. O grande já tem toda a tecnologia. No caso do Incra, mais ainda. É uma insanidade deles levar para dentro da Agricultura. Só querem atrasar a reforma agrária”, diz João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST.

Ranhuras

A relação de Lula com o ministro da Justiça, Flávio Dino, já foi melhor. Segundo aliados, o presidente culpa o ministro pela fala equivocada sobre Sergio Moro - Lula falou em “armação” na operação da PF que desbaratou uma quadrilha que queria sequestrar o ex-juiz. O petista queria ter sido orientado previamente pelo auxiliar e chegou a se queixar disso com ele há duas semanas na frente de testemunhas.

Campo minado

Aliados de Dino dizem que os episódios são irrelevantes diante do trabalho que ele tem feito na Justiça e incapazes de criar tensão com Lula.