O governo do estado vai reformar a sede da Tentamen. Louvável iniciativa! Foi publicado no Diário Oficial da União o termo de aprovação para a reforma, adequação de acessibilidade e reestruturação da Sociedade Recreativa. A iniciativa entrou na pauta da 16ª Reunião Extraordinária do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – CFDD, realizada no último dia 24.
Intervenção
O projeto foi apresentado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e busca realizar uma reforma na entidade cultural, incluindo a área interna e externa do prédio, envolvendo a parte arquitetônica, elétrica e hidráulica, pintura de paredes, recuperação de sua estrutura de madeira, reorganização dos espaços destinados à área administrativa, recepção e lazer, bem como adequando o espaço às condições de acessibilidade.
Resgate
O presidente da Fundação Elias Mansour, Manoel Pedro, conhecido como Correinha, detalhou a importância da aprovação do projeto. “ Estamos muito otimistas e felizes em poder trabalhar com a revitalização deste espaço, que simboliza grande parte patrimônio cultural material e imaterial. Esse vem sendo um dos desafios da nossa gestão que tem uma visão sensível para todos os espaços culturais acreanos”, explicou.
Cifras
A duração da reforma está prevista para 24 meses. A Tentamen foi fundada em 1924 por famílias da sociedade de Rio Branco para proporcionar lazer aos donos de grandes seringais, autoridades locais, funcionários públicos e comerciantes. Configurou-se como o primeiro Clube Social de Rio Branco.
História
O imóvel possui características da arquitetura de madeira ou mista com cobertura em zinco, edificada no período extrativista. Apresenta características que se assemelham aos chalés trazidos de Manaus para implantação no Território Federal do Acre no início de 1910.
Reta final
A Prefeitura de Rio Branco iniciou ontem, segunda-feira, 26, as ações do programa de capacitação de comerciantes que irão atuar no Aquiri Shopping. Ao todo são 485 contemplados. Deste total, 100 negociantes que atuam na região do calçadão da Benjamim Constant participaram da abertura.
Treinamento
Os profissionais em vendas passarão por esta habilitação que tem duração de oito dias. Cada grupo de 100, ao final da capacitação, coordenada pelo Sebrae no Acre e aplicada pela empresa Ponto de Referência, especializada em gestão estratégica de atendimento para quem busca inovação.
Últimos detalhes
De acordo com Edson Rigaud, secretário municipal de Infraestrutura, o treinamento é o último passo antes do lojista, de fato, receber seu box. Todos receberão capacitação sobre técnicas de venda, varejo e administração de caixa, entre outras.
Cronograma
“É um sonho antigo, alimentado por várias pessoas. Iniciou na gestão do prefeito Marcus, que construiu cerca de 34% da obra. A prefeita Socorro Neri assumiu esse sonho como um sonho dela também, fez uma operação de crédito e nos últimos dois anos avançamos no restante dos 66% do Shopping. Aqui tem o trabalho de muita gente, graças a Deus vamos entregar esse equipamento muito bom para a cidade de Rio Branco”, disse Rigaud.
Denegação
O juiz eleitoral da 9ª Zona, Robson Ribeiro Aleixo, rejeitou o pedido da coligação Unidos Por Uma Rio Branco Melhor, que sustenta a candidatura de Minoru Kinpara (PSDB), que pleiteava direito de resposta contra o candidato do MDB, Roberto Duarte.
Magoou
A propaganda do emedebista veiculada no Facebook e em grupos de WhatsApp chamou o tucano de “marionete” do vice-governador Major Rocha e afirmou ainda que o candidato do PSDB “protagonizou a maior traição política já vista na história do Acre. Desembarcou da ‘balsa petista para o ninho tucano e, agora, obedece ao vice-governador”. As afirmações foram consideradas ofensivas por Minoru e seu grupo político.
Alhos e bugalhos
Na análise do caso, o magistrado enxergou inconsistência no pedido, vez que a demanda suplicava direito de resposta no programa televisivo e o item considerado ofensivo foi veiculado apenas na internet e não na TV, conforme indica o próprio magistrado em sua sentença: “Examinando os autos depreende-se que a propaganda ocorreu por meio da internet e é fato notório nos autos que o representante não apontou o endereço URL através do qual teria havido suposta ofensa”.
Além da queda, o coice!
Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de vento. Em virtude do fenômeno, a Marinha do Brasil emitiu ontem (26) alertas de perigo de tempestade para os três estados do Sul e para Mato Grosso do Sul. Já para Bahia e Minas Gerais, o aviso é de perigo de chuvas de intensas.
Rebordosa
Confrontado com a mudança climática, o pesquisador Davi Friale, emitiu ontem, segunda-feira, 26, um boletim anunciando a chegada de uma onda de frente fria no Acre prevista para esta quinta e sexta-feira. Segundo Friale, uma forte onda de frio polar chegará e deve atingir principalmente as cidades de Rio Branco e Brasiléia, fazendo com que as temperaturas caiam consideravelmente. “Vai chegar ao Acre na próxima quinta-feira uma forte onda de frio polar, principalmente em Rio Branco e Brasiléia”, destacou.
Sexo dos anjos
O STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir sobre a obrigatoriedade da vacinação. A maioria dos seus membros defende reservadamente que é possível que o Estado obrigue a população a se vacinar. O tema está sendo discutido mesmo antes do surgimento de uma vacina eficaz contra a Covid-19.
Polarização
A politização em torno da vacina levou o presidente do Supremo, Luiz Fux a adiar a definição do melhor momento para discutir e decidir sobre o tema. Há uma disputa política acirrada entre Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, sobre a compra das vacinas contra a Covid-19.
Placar
Reportagem do jornalista Matheus Teixeira na Folha de S.Paulo de ontem (26) aponta que sete ministros já sinalizaram nos bastidores que são a favor que o Estado imponha a vacinação obrigatória.
Entendimento
Ainda ontem, segunda-feira (26), Bolsonaro disse que um juiz não pode querer decidir sobre a obrigatoriedade da imunização contra a Covid-19. Mas no STF corre a opinião de que a corte enfrentará a questão.
Resolução
Uma ala da corte defende que o STF aproveite esse processo em curso para fixar uma tese genérica que determine ser indispensável a vacinação. O ministro Luís Roberto Barroso é o relator desse caso. Em seus votos ele já se posicionou contra a postura do governo federal durante a pandemia em diversos momentos.
Questionamento
Além do processo com repercussão geral, está em curso no Supremo uma ação protocolada pelo PDT para garantir que estados e municípios possam determinar a vacinação obrigatória. O ministro Ricardo Lewandowski, que também se opôs às medidas adotadas pelo Executivo para conter o coronavírus quando foram analisadas pelo STF, é o responsável pelo caso.
Atalho
Na última sexta-feira (23), Ricardo Lewandowski decidiu adotar o rito abreviado nos processos, o que indica a intenção de acelerar a discussão. O julgamento do caso no plenário poderá ser feito diretamente no mérito, sem análise prévia de pedido de liminar.