..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Audiência

Audiência

Atendendo a requerimento do vereador João Marcos Luz, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã de sexta-feira, 7, uma audiência pública no qual debateu o Programa Ruas do Povo, criado e executado na gestão do então governador Tião Viana. O encontro contou com a presença do prefeito da capital Tião Bocalom (PP) e do presidente da Saneacre José Bestene (PP), dentre outras autoridades.

Paternidade

Na ocasião, o autor do requerimento relembrou que as reclamações acerca da qualidade das obras iniciaram ainda na gestão do petista Tião Viana. Ele pontuou ainda que somente em Rio Branco foram destinados milhões para a realização da pavimentação de ruas e calçadas, além da rede de esgoto e água.

Serviços sem qualidade

“Foram milhões destinados para uma execução de péssima qualidade dessas ruas. Naquela época mesmo já se relatava a falta de qualidade da pavimentação, mas nada foi feito. Cabe agora o governador Gladson Cameli assumir esse abacaxi deixado pelo ex-governador Tião Viana e o ex-prefeito Marcus Alexandre”, falou ao reforçar que a responsabilidade em revitalizar as ruas do programa é do governo do Estado. “A responsabilidade é do governo, mas sei que a Prefeitura de Rio Branco não vai se abster de ajudar o Estado para levar benfeitorias para nossa população”, disse Marcos Luz.

Visão

O prefeito Tião Bocalom frisou que o ‘Ruas do Povo “é uma herança maldita, deixada por aqueles que desviaram recursos públicos”. E foi adiante: “É preciso ter coragem pra tratar de um problema que não é nosso, é um problema de doze anos atrás e agora querem jogar pra cima do Estado e da prefeitura, a história tem que ser bem contada”, disse o prefeito. E acrescentou: “Não podemos esquecer o passado. Agora sobra para a prefeitura e governo se virar para resolver o problema, o serviço que não prestou. Taxam-nos de culpados. Nós não somos responsáveis pela roubalheira que aconteceu, mas temos consciência que a população não pode sofrer, é aonde entramos. Buscamos parceria com o governo do Estado para levar as melhorias que nossa população merece”.

Parquet

Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor Luís Henrique Rolim frisou que a instituição sempre presente no debate e irá investigar todas as denúncias que lhes forem apresentadas. “Faz parte da instituição sempre se fazer presente nas audiências públicas e aqui estamos mais uma vez para participar de um debate tão importante. Quero pontuar que o que chegar no Ministério Público vai ser apurado, mas seguimos a legislação, somos uma instituição apartidária, somos um órgão estatal de fiscalização, temos participação e atuação na questão das ruas do povo, mas as investigações são demoradas, complexas, vivemos em um estado democrático de direito e como MP devemos e vamos continuar atuando com responsabilidade”.

Herança

O presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – Saneacre, José Bestene, destacou que tão logo assumiu a pasta realizou levantamento das obras ocorridas ao longo do programa. “Cumpre frisar mais uma vez que se trata de um programa iniciado em outra gestão, outro governo. Recentemente, o governo nomeou uma comissão, e a Saneacre faz parte dela, com o objetivo de buscar uma parceria entre governo e prefeitura para atender essa demanda da população. A gestão do Gladson Cameli não tem culpa e muito menos a gestão do prefeito Tião Bocalom, mas vamos encontrar a solução”, disse Bestene.

Ação já!

Representando a população presente na audiência, o senhor Armando Santos cobrou do governo do Estado benfeitorias nas ruas que fazem parte do programa. “O governo tem que ter responsabilidade com os votos que recebeu. Não está naquela cadeira só para trabalhar em favor de alguns, mas de todo a população. Ele não pode simplesmente deixar a população ser punida, não aguentamos mais o desmantelo que viver essa cidade”, falou. Disse mais: “é necessário mais diálogo, mais união, mais empatia junto à população acreana. ouvi aqui que o governador Gladson Cameli vai ajudar a prefeitura com as obras, mas quando será isso? Não aguentamos mais esperar, já tem muito tempo que vivemos nessa mazela”, falou.

Imagem2

Sob nova direção

O engenheiro civil José Roberto de Lima Murad foi nomeado ontem, quinta-feira, 6, pelo governador Gladson Cameli, para exercer o cargo de presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), com decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

Formação

Murad é formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem experiência nas áreas de estruturas e meio ambiente, é doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especializado em gestão de recursos ambientais pela União Educacional do Norte. Também é professor do curso de Engenharia Civil da Ufac e atua na área há 27 anos.

Imagem3

Cooperação

O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (Podemos) participou de reuniões com o secretário Estadual de Agricultura, Luiz Tchê durante esta semana. A pedido da deputada federal Meire Serafim (União Brasil, que é esposa do gestor municipal, foi anunciado a destinação de emendas parlamentares para o Estado com a consequente reversão dos valores para a pasta administrada por Luiz Tchê, para a serviços na cidade de Sena Madureira.

Resultados

Durante a reunião com o secretário Estadual de Agricultura, o prefeito Mazinho estabeleceu a importância das parcerias entre Estado e Município para garantir o apoio ao produtor rural. “A conversar com o secretário Tchê vai estabelecer essa parceria de ações que garanta melhorias ao produtor rural. A deputada Meire pediu para que possamos garantir recursos para apoiar o produtor da região, e com isso vamos está presente levando as reais condições que os produtores necessitam para desenvolver seus negócios”, explicou Serafim.

Saúde

Outra agenda mantida pelo prefeito Mazinho em Rio Branco foi junto ao Diretor Presidente da Fundhacre, João Paulo Silva. “Além dos atendimentos e demandas dos pacientes do interior do Estado feito pela Fundhacre, especialmente de Sena Madureira, em nome da deputada Meire Serafim, anuncio uma emenda parlamentar direto para Fundhacre, no objetivo de melhorar as estruturas de acolhimento e tratamento da população”, destacou Mazinho.

Imagem4

Segundas intenções

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, passou a dar menos entrevistas e a adotar um tom mais discreto nas últimas semanas. Colegas de Esplanada interpretam o comportamento como um gesto pela indicação da vaga no STF que será disponibilizada em breve com o anúncio da aposentadoria da ministra Rosa Weber. Dino é um dos ministros com mais destaque na imprensa. Tem dado menos entrevistas e adotado um tom mais discreto.

Pule de dez

Se intencional ou não, o fato é que o movimento foi visto por colegas de Esplanada como algo pensado para se movimentar na direção de uma indicação para o Supremo Tribunal Federal, na vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, em outubro. Conforme apuração da imprensa, Dino é considerado no Planalto como um dos favoritos para ser indicado por Lula, caso expresse ao presidente o desejo de ir para o STF.