..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Assistente

Assistente

Instado a comentar sobre o papel que o PT cumprirá nas eleições do ano vindouro, na disputa da capital, o presidente regional da sigla, o ex-deputado Daniel Zen, repete o Atanagildo, assessor do professor Raimundo, vivido pelo ator Milton Carneiro, no humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”, do genial Chico Anísio: ‘assistente, só assiste!.’

Frente ampla

Apalavrado com a pré-candidatura do emedebista de Marcus Alexandre em Rio Branco, que já conta com a adesão do PCdoB, PV, Psol e Rede Sustentabilidade, o PT, em reunião recente, decidiu que a parceria com o MDB e os outros partidos aliados na capital, pode ser repetida em municípios do interior. Conversas nesse sentido já estão sendo encetadas com dirigentes partidários das siglas em questão.

Script

Sobre a disputa na capital, Zen é sucinto: “Na minha sincera opinião, quem deve conduzir - e opinar - sobre a política de alianças é o pré-candidato e o seu respectivo partido, no caso, o Marcus Alexandre e o MDB. Nessas eleições de 2024 nós, do PT, seremos apenas aliados. E aliado participa da aliança na condição de convidado, quem dá o tom na construção da aliança não são os convidados e sim quem convida”, observa Daniel Zen quando abordado sobre o tema.

Batismo

Fato é que após a extinção da antiga FPA (Frente Popular do Acre), surgida nos idos dos anos 80, com Mário Maia, Nilson Mourão, Elias Rosendo e outros e do MDA (Movimento Democrático Acreano), idealizado por Narciso Mendes, César Messias, Alércio Dias e outros, a política acreana poderá experimentar uma nova frente partidária a partir dos entendimentos encaminhados para as eleições de 2024. Falta só o anuncio do nome do agrupamento partidário.

Interligação

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informa que atingiu 90% de execução as obras de construção da ponte sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira.

Acabamento

A engenheira do Deracre na Regional do Purus, Thalia Kamila Gomes, afirma que a Construtora Cidade trabalha na terraplanagem do lado leste para iniciar o encontro da ponte, no Segundo Distrito de Sena Madureira.

Detalhes

As equipes que tratam da finalização da obra já concluíram a fase de colocação e concretagem das lajes; trabalham na montagem dos guarda-rodas para, em breve, executar a instalação dos guarda-corpos nos dois lados da estrutura, a fim de evitar acidentes e trazer maior segurança aos pedestres.

Números

Com investimento de R$ 36 milhões, oriundos de recursos próprios, a estrutura principal terá 200 metros e uma extensão total de 232 metros com as rampas de acesso. A ponte ligará o Centro ao Segundo Distrito do município.

Cambalacho

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta os consumidores acreanos acerca da ocorrência de golpes com a utilização do Programa Voa Brasil. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu um documento na última semana, chamando a atenção para o problema, e pediu um alerta sobre a situação.

O golpe

Sites e links fraudulentos estão fazendo uso do nome do Programa Voa Brasil para capturar dados pessoais de incautos. Diante do monitoramento da denúncia recebida, vários anúncios foram identificados e estão sendo apurados pela Senacon – órgão do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - para que, de forma imediata, identificadas as irregularidades, sejam adotadas as medidas cautelares cabíveis, com a instauração de processo administrativo sancionador.

Esperteza

O programa Voa Brasil é iniciativa do governo federal e tem o objetivo de promover passagens aéreas com custo reduzido. Está em fase de ajuste final e não tem regras definidas para participação. O documento emitido pela Senacon destaca, ainda, que o governo federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos não estão realizando cadastro, nem solicitando valores para inclusão no programa.

Imagem2

Périplo

O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro, realizou na semana passada visitas institucionais a parlamentares representantes do Acre no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Relações institucionais

Na pauta, assuntos relacionados ao fortalecimento das relações entre o Ministério Público e o Poder Legislativo. Lovisaro foi recebido pelos senadores Márcio Bittar (UB) e Alan Rick (UB) e também visitou a deputada federal Meire Serafim (UB), que se fazia acompanhar pelo esposo e prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.

Imagem3

Logística

A deputada federal Socorro Neri (PP), que alinhou seu mandato às causas da educação, em ofício enviado à Prefeitura de Rio Branco, solicitou ao prefeito Tião Bocalom (PP) que estabeleça a gratuidade no transporte público durante as provas do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio)2023, além de garantir o aumento da frota de ônibus como forma de suprir a demanda necessária para a garantia do acesso universal à educação.

Dispêndio

”É uma forma de assegurar a mobilidade dos estudantes nos dias de prova do Enem, sobretudo para os de menor faixa de renda”, ressalta Neri. Pelas regras atuais, em Rio Branco os estudantes pagam tarifa de R$ 1,00 (um real) enquanto que os que não estão estudando mas farão o ENEM (portanto já terminaram o ensino médio) pagam tarifa normal.

Barreiras

A deputada argumentou ainda que, em meio aos maiores problemas enfrentados pelos estudantes para acesso aos locais onde serão realizados os exames, figuram a distância entre o local de moradia e o local de prova, a dificuldade financeira de muitos estudantes no acesso à mobilidade e dificuldade de acesso aos locais de prova. Portanto, alega a parlamentar, a implementação pela Prefeitura de Rio Branco da gratuidade no transporte seria, sem dúvida, uma ação concreta e extremamente oportuna para garantir a melhor execução das provas do ENEM/2023 que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro.

Exemplos

Neri lembrou ainda que diversas cidades estão adotando ações voltadas a garantir o melhor acesso dos estudantes para a realização das provas do Enem/2023. Citou como exemplo Campo Grande (MS) que decretou gratuidade do transporte público coletivo municipal nos dias de realização do ENEM e dos vestibulares de universidades públicas na capital e Guarulhos (SP), que já garantiu gratuidade nos dias das provas do ENEM, “além das cidades de Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) que criaram ações para o aumento da frota de transporte público e gratuidade no metrô”.

Imagem4

Urgência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou líderes da base aliada na Câmara dos Deputados, para nesta terça-feira (31/10), no Palácio do Planalto, tentar destravar a pauta econômica do governo no Congresso Nacional. A ideia é conciliar as demandas dos partidos para costurar apoio político e garantir aprovação de leis e projetos orçamentários até o fim do ano.

Arrumação

A reunião desta terça ocorre após o presidente Lula demitir, na última semana, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, para entregar o cargo ao servidor Carlos Antônio Fernandes, indicado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Insatisfação

Os parlamentares, no entanto, seguem insatisfeitos com o atraso no pagamento de emendas e a demora para liberação de outros cargos no governo. Os embates envolvem, por exemplo, a Presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), disputada pelo PSD e o Republicanos.

Ampulheta

A pouco mais de dois meses para o recesso parlamentar do fim de ano, o Congresso Nacional tem, em pauta, assuntos econômicos de interesse direto do governo. Projetos orçamentários enviados pelo Executivo já deveriam ter sido apreciados, mas tiveram votações adiadas por falta de consenso.

Fechamento

A demora resultará no acúmulo de pautas a serem analisadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso nas próximas semanas. Os projetos orçamentários do governo — Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) — devem ter votação finalizada no colegiado no início de dezembro.