..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Alguém escute aí 

O ex-deputado federal emedebista João Correia – uma das penas mais refinadas do espectro político acreano – fez postagem no facebook tendo como destinatário o novo Secretário do Meio Ambiente municipal Normando Sales. Normando é tido por Correia como um dos quadros discernidos da administração municipal e a este Correia roga que a prefeitura de Rio Branco se posicione de maneira mais firme e transparente perante à vacinação contra Covid-19.

Constatação 

“Por desventura dos rio-branquenses, nosso Prefeito Tião Bocalom e nosso Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, são dois negacionistas e são os dois principais gestores no combate à peste que está a nos dizimar. Ambos já se pronunciaram publicamente nessa direção”, afirma o ex-parlamentar.

Alhos e bugalhos 

E segue: “O problema é que as ações da Prefeitura de Rio Branco não têm sido transparentes e estão mais para a opacidade, para o embaçamento, como dizem os acreanos sobre eventos nocivos e desagradáveis que se coloquem diante dos olhos.

Retrocesso 

Correia faz comparação atinente: “Em relação à performance desenvolvida pela ex-Prefeita Socorro Neri, as ações oferecidas pela Prefeitura atual têm sido de um retrocesso rombudo e têm, igualmente, contribuído muito para o aumento do já apavorante clima de insegurança da população; de se os gestores da Prefeitura de Rio Branco são capazes de ter a expertise e a competência para conduzir a luta e vencer esta peste que está a nos matar”.

Historiografia 

Ainda: “Tudo será registrado, meu caro Normando Sales. O que é histórico pode ser visto com as retinas de hoje, mas o vir-a- ser, como ensinava Heráclito de Éfeso, o futuro, abrigará consequências de toda natureza, inclusive de índole política. E esta fará diferenças entre ações que promoveram vidas e omissões que causaram mortes”. 

Racionalidade 

“Poucos dias atrás, fiz neste espaço um merecido elogio ao Prefeito Tião Bocalom: mesmo contra o que pensava ele foi capaz de dar um passo atrás e adiar o retorno dos alunos às aulas presenciais. Agora, todavia, trata-se de dar vários passos à frente expondo com clareza as situações para os rio-branquenses e fazendo uso de atos competentes e eficazes no rápido aumento das vacinações e de combate à pandemia”.

Homenagem à inteligência 

Finalizando: “Você sabe que o Prefeito Tião Bocalom é muito cioso das próprias ideias. Mas ele pode mudá-las em prol da vida e da saúde do povo de Rio Branco. Conto com sua conhecida habilidade de persuasão, Normando Sales. Sua reputação lhe precede”. Tudo a ver!


Imagem2

Aviso

O médico infectologista Thor Dantas, que é professor de medicina na Universidade Federal do Acre e faz parte do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, faz alerta às autoridades constituídas que devem ficar atentas para o alarme, destacando a necessidade da vacinação urgente da comunidade. 

Ação 

Sintetizando, Dantas ecoa a racionalidade ao constatar que os poderes federal, estadual e municipal devem atuar em conjunto, evocando uma situação de guerra. Se o município, por inércia ou incompetência, não dá conta de sua tarefa de vacinar a população, que entre o estado, o exército e afins, na batalha contra o vírus mortal. O importante é que a pasmaceira não prospere. 

Eu sou você amanhã!

Diz Thor: “O mesmo fenômeno que se viu em Manaus começou aqui. Não se sabe quais suas causas definitivas (imunidade prévia, variantes novas, comportamentos impróprios, tudo isso junto...), mas já se viveu suas consequências. A demanda já supera a oferta que foi instalada para a 1ª onda. Grandes esforços necessitam ser feitos para evitar o colapso. Nos preparemos todos para um período muito difícil pelas próximas semanas. A vacina faz toda a falta nessa hora. 

Questão elementar 

E segue: “Necessitaríamos estar sendo vacinados em massa nesse momento para evitar o pior. Mas, por diferentes motivos, andamos a passos muito lentos. A mesma onda se espalhará provavelmente por todo país. A ver como serão as respostas em cada local... quem está na frente tem mais tempo... vacina urgente!”.

Habilitação 

A farmacêutica União Química espera apresentar nesta quarta-feira, 10, ao Ministério da Saúde documentos com informações para dar andamento ao contrato de compra pelo governo federal de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. 

Itens 

Serão informados o cronograma de importação da Rússia, o preço e a logística de recebimento e distribuição interna do imunizante. Segundo o diretor de Negócios Internacionais Rogério Rosso, com a entrega dos dados, o ministério poderá iniciar a formalização do contrato, já anunciado, de compra das vacinas.

Pedra… 

A efetivação do negócio pelo Ministério da Saúde, no entanto, ainda depende de liberação da Anvisa. A agência tem questionado as informações repassadas pela farmacêutica. A Agência Europeia de Medicamentos aprovou o pedido de registro do imunizante.

…no sapato

As informações que serão apresentadas não dizem respeito ainda à produção da vacina no Brasil. Elas são referentes apenas às doses que deverão vir prontas da Rússia.

Dindin

O preço de referência da Sputnik na Rússia é de US$ 10. As autoridades russas ainda não informaram à farmacêutica qual deverá ser o preço de venda ao Brasil, mas certamente será acima desse valor.

Indigesto? 

Do deputado Celso Sabino (PA), aliado de Aécio Neves (MG) no PSDB, sobre o convite do governador João Doria para Rodrigo Maia (DEM-RJ) virar tucano: “Preciso digerir isso com um sal de frutas”.

Crise… 

“Bruno Araújo tem de sair do comando do PSDB. O partido precisa ter um posicionamento claro (sobre o governo Jair Bolsonaro). Cada um faz o que quiser, mas não é possível que o partido não se expresse na figura do seu presidente”, afirmou o deputado Samuel Moreira (SP) sobre a crise no PSDB.

…tucana 

Como reação ao movimento do governador paulista contra Bruno Araújo, parte da bancada do PSDB na Câmara, comandada pelo deputado Rodrigo de Castro (MG), próximo a Aécio, pretende apresentar à Executiva Nacional do partido a proposta de prorrogação do mandato do atual presidente, que termina em maio.

Captei

Os dois votos mais aguardados no julgamento da Segunda Turma do Supremo que liberou a Lula acesso às mensagens da Operação Spoofing eram os de Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia: ambos foram favoráveis à defesa do ex-presidente.

Captei 2

Quem conhece de STF e do cenário político tem a seguinte leitura: 1) Cármen está mudando o entendimento dela sobre os processos contra Lula; 2) Nunes Marques captou a mensagem de Jair Bolsonaro. Não é para o presidente manter o espectro político do petista rondando o cenário eleitoral do País.

DR

Ontem o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (à dir.), se reuniu com o vice-presidente do partido, senador Confúcio Moura, para discutir o futuro da legenda.