..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Alerta

Alerta

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou comunicado fazendo alerta à população, devido à piora da qualidade do ar. De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), vinculado à Sema, o acúmulo de fumaça se deu por conta do elevado número de focos de calor na Amazônia, com fumaça em maior concentração vinda do sul do Amazonas.

Mobilização

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou que o governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, composto pelas secretarias do Estado, está mobilizado no enfrentamento ao período crítico.

Caos

Ao comentar os impactos das condições climáticas extremas, a titular da Sema destacou ainda a gravidade da situação causada pelas queimadas na região: “A fumaça é resultado das queimadas, tanto locais quanto regionais, sendo transportada pelos ventos. Esse problema é agravado pela seca extrema, afetando tanto as áreas próximas quanto regiões mais distantes”, complementou.

Orientações

Entre as orientações estão: aumentar a ingestão de água e líquidos, reduzir o tempo de exposição em ambientes abertos, evitar portas e janelas abertas durante os horários com maior concentração de fumaça, evitar atividades físicas quando houver indicação de alta concentração de poluentes e fazer uso de máscaras.

Socorro

A Sesacre também recomenda aos cidadãos que fiquem atentos aos sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e que, diante de sintomas físicos, busquem atendimento médico o mais rapidamente possível.

Imagem2

Deu chabu

A ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, fez divulgar, através da coordenação de campanha do candidato a prefeito Tião Bocalom (PL-AC) e candidato a vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas-AC), mensagemn onde justifica sua ausência da atividade política que cumpriria na capital acreana nesta segunda-feira, 2, num comício em apoio a chapa Bocalom/Alysson, suspenso devido as más condições dos céus da Região Norte.

Pormenores

No vídeo, Michelle conta que ficou por quase três horas no aeroporto da cidade aonde estava localizada, aguardando os procedimentos de decolagem e pouso na capital acreana; o que não foi bem-sucedido por conta da situação local. Mostrando imagens de momentos mais cedo, acompanhada da vice-governadora Celina Leão que também faria parte da agenda, ela agradece — pela parceria — ao governador Gladson Cameli, vice-governadora Mailza, senador Márcio Bittar, além dos candidatos Bocalom e Alysson; e finaliza o vídeo prometendo nova data, a ser posteriormente divulgada.

Causa

“Como vocês sabiam, estaríamos com vocês hoje no evento do nosso candidato à prefeitura, Bocalom. Infelizmente, por conta das queimadas, por conta da fumaça, os aeroportos foram fechados. Fomos para o aeroporto cedinho […] ficamos ali na tentativa por quase três horas, tentando o teto. Mas infelizmente não foi possível — também priorizando a nossa segurança”, explica.

Imagem3

Bate e rebate

A deputada federal e ex-prefeita de Rio Branco Socorro Neri (PP), postou nas redes sociais nota contestando as afirmações do prefeito Tião Bocalom (PL) sobre o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB). Em uma publicação contundente, Neri acusou o prefeito de faltar com a verdade, quando o mesmo afirmou que o sistema estava falido quando sua gestão assumiu.

Pormenores

Neri destacou que o SAERB estava sob a responsabilidade do Governo do Estado desde a gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim 2005-2012, e que a reversão do sistema para a prefeitura foi feita na gestão de Bocalom sem o devido planejamento e sem os recursos financeiros necessários para garantir a qualidade no abastecimento de água. “Bravatas não resolvem os problemas da população. As torneiras secas estão confirmando isso”, afirmou a deputada, criticando a gestão atual.

Berlinda

Segundo Neri, o problema de abastecimento de água em Rio Branco é resultado da falta de investimentos e de um planejamento inadequado por parte da administração de Bocalom, que teria sido precipitada ao reassumir a responsabilidade pelo sistema. As críticas da deputada vêm em um momento em que diversos bairros da capital enfrentam dificuldades no fornecimento de água, intensificando o debate sobre a gestão dos serviços públicos essenciais.

Imagem4

Êxtase

O senador Alan Rick (UB) e o assessor Parlamentar Jairo Cassiano comemoraram o sucesso da vinda do ex-Flamengo Léo Moura ao Estado do Acre ocorrida na semana passada. Com emenda destinada por Alan Rick, vários municípios estão sendo contemplados com o projeto ‘Passaporte para a Vitória’, por meio do qual, são implantadas Escolinhas de futebol que atendem centenas de crianças e jovens.

Périplo

Alan Rick, Jairo Cassiano e Léo Moura estiveram na Cidade do povo, em Rio Branco, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul e Mancio Lima. “Agradeço imensamente o senador Alan Rick por esse olhar diferenciado com as nossas crianças e jovens. O ex-jogador Léo Moura nos deu muitas alegrias no gramado e agora brilha com o Instituto Léo Moura. Esse projeto gera oportunidades para que possamos descobrir novos talentos e também projeta-los como bons cidadãos”, destacou Jairo Cassiano.

Foco

Fazendo referência ai projeto, osenador Alan Rick disse que a meta é atingir mais crianças e jovens futuramente: “Vamos continuar expandindo esse projeto que tem revelado talentos, despertado sonhos nas nossas crianças e jovens, retirando-os das ruas, ocupando o tempo antes ocioso, ensinando-lhes disciplina, a importância dos estudos e tantas outras lições para a vida”, frisou.

Imagem5

Crescimento

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 (período de abril, maio e junho), frente ao primeiro trimestre deste ano. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 3/9.

Indicadores

O índice ficou acima da expectativa do mercado, que projetava crescimento entre 0,9% e 1,1%.

A expansão da economia brasileira foi impulsionada pelo crescimento do setor de serviços (1%) e da indústria (1,8%), que compensou o recuo (-2,3%) da agropecuária no período.