..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Agenda

O presidente da Fieac, José Adriano, juntamente com  o vice-governador Wherles Rocha, o deputado estadual Luiz Gonzaga e empresários do setor de frigoríficos reuniram-se hoje pela manhã em Brasília com a diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria, Mônica Messemberg e com o Diretor de Política Industrial, Carlos Abijaodi, para debater dificuldades que o setor de frigoríficos acreano enfrenta em relação a exportação de seus produtos.

Ampliação 

Ainda na agenda da comitiva acreana uma reunião com embaixador do Peru no Brasil, Javier Yepez, contando com a presença dos empresários do setor de frigoríficos, Ricardo Leite, Aristides Junqueira, José Carlos Bronca e o assessor de comércio exterior da Secretaria da Industria e Comércioo -SEICT, Victor Hugo, onde assuntos relacionados ao comércio bilateral foram encaminhados. 

Reconhecimento 

Há de se destacar o empenho do vice governador Wherles Rocha, do presidente da Fieac José Adriano e de empreendedores acreanos na solução de entraves burocráticos que ao longo do tempo travam as exportações de produtos produzidos em solo acreano e que tem no país vizinho um potencial consumidor e porta de saída para outros mercados via oceano pacífico sul. 


poronga 02

Mobilização

Seqüenciando o trabalho de manutenção e recuperação de vias nos bairros, a Prefeitura de Rio Branco, vem realizando uma série de ações articuladas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), em várias ruas nas diversas regionais da cidade.

Ação integrada

Nesta quinta-feira (23), a prefeita Socorro Neri, assinou a ordem de serviço de manutenção do sistema viário do município na regional São Francisco. Um mapeamento detalhado das vias que precisam de serviços foi realizado pela Prefeitura, em ajustada harmonia com a comunidade local

Dispêndio 

A Prefeitura vai investir R$ 4 milhões, na recuperação de vias, beneficiando uma população estimada em 60 mil habitantes. Nessa fase, trabalhos já foram concluídos na regional São Francisco e outros estão em andamento.

Planejamento 

“Iniciamos no primeiro dia de 2020 e esse trabalho e segue até hoje. O que estamos fazendo agora é incorporando mais equipes às tarefas para aproveitar melhor esse período que chamamos de verão. Todo trabalho nosso tem esse foco de melhorar a vida das pessoas, a recuperação de ruas também é feita com esse objetivo”, disse a prefeita Socorro Neri.

Estratégia 

Para agilizar mais o trabalho, este ano a Seinfra organizou uma metodologia que visa fazer mais e com qualidade, por regionais da cidade. “Incluir a iniciativa privada na manutenção de ruas, tem por ideia ampliar a capilaridade e dar mais agilidade nesse serviço. De maneira que cada regional tenha uma equipe exclusiva para ela, e assim, a gente consegue atacar mais trechos ao mesmo tempo”, explicou Edson Rigaud, secretário da Seinfra

Ação ampliada 

Ainda ontem a prefeita Socorro Neri percorreu as obras de melhoramento de vias das ruas João Raimundo, Rui Lino, Anastácio e Travessa Osasco, localizada no bairro João Eduardo. Aproveitou para conversar com alguns moradores da localidade que se mostraram satisfeitos com as ações realizadas pela atual administração. 

Caiu

O Diário Oficial edição de hoje, sexta feira, 24/07, trouxe a exoneração do delegado Henrique Maciel do cargo de chefe da Polícia Civil. Em seu lugar, foi nomeado o delegado Josemar Moreira Portes, que a partir de hoje é o novo delegado-geral.

Crime e castigo

Maciel foi enxotado do cargo em função  de ter sido alvo de uma denúncia apresentada por um agente da Polícia Civil para a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio, do Ministério Público do Acre (MPAC), pela prática de “rachadinha”, mecanismo que consiste no repasse por parte de um servidor público ou prestador de serviços da administração, de fatia  de sua remuneração laborial. o MP ainda não divulgou resultados definitivos sobre a investigação. 

Substituto 

Para substituir Henrique Maciel o governador Gladson Cameli nomeaou o delegado Josemar Portes. Pontes foi subscretário de Polícia Civil durante a gestão do governador Tião Viana 2011/2018. Tem o perfil técnico e chega para tentar pacificar uma categoria que está em pé de guerra.

Relaxamento 

O governador Gladson Cameli assinou na manhã desta sexta-feira, 24, um decreto que autoriza a realização de eventos religiosos em templos ou locais públicos com até 20% de lotação e seguindo todas as medidas sanitárias vigentes durante a pandemia de Covid-19.

Decisão ampliada 

Governador Gladson Cameli ouviu líderes e representantes de diversas denominações religiosas a respeito da reabertura de templos e retomada da realização de missas e cultos. A decisão considera o viés da essencialidade dos cultos religiosos e o reconhecimento da liberdade religiosa como um direito fundamental ao cidadão.

Efeitos colaterais

Entranhada na decisão, ficou determinado ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 a atualização da resolução de que trata o artigo 10 do Decreto nº 6.206, de 22 de junho de 2020, de acordo com as alterações promovidas agora para a reabertura dos templos.

Dinâmica 

Na última segunda-feira, 20, todo o Acre saiu da classificação de bandeira vermelha para bandeira laranja, o que flexibilizou 36 dos 42 setores previstos na Resolução nº 2 de 3 de julho de 2020 do Comitê. Todas as informações de procedimentos de abertura de cada setor podem ser encontradas no Portal de Informações sobre o Combate à Covid-19 no endereço eletrônico http://covid19.ac.gov.br/.

Duro na queda 

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas para a revista Veja, realizada entre os dias 18 e 21 de julho e divulgada hoje, sexta feira 24/07, aponta que Bolsonaro lidera as preferências para a corrida eleitoral de 2022. 

Números 

Ele lidera todos os cenários de primeiro turno — com percentuais que vão de 27% a 30%. O levantamento indica que ele derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo round da corrida ao Planalto em 2022: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck - com percetuais ao redor de 45%. 

Foto 

Segundo a mesma pesquisa, 48% dos brasileiros desaprovam a sua gestão (eram 52% no fim de abril) e 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39%). A aprovação oscilou positivamente de 44% para 47%, enquanto o contingente que considera seu mandato ótimo ou bom foi de 32% para 34%.

Segundo round

Num dos cenários de primeiro turno Bolsonaro tem 29%, seguido por Moro (17%), Haddad (13%), Ciro (10%), Huck (6%), Doria (4%), Amôedo (3%), Boulos e Witzel (1%). Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro teria 46,6% contra 32% de Haddad. Contra Lula, teria 45,6% a 36,4%. Numa disputa hipotética com Moro, venceria por 44,7% a 35%.