..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Agenda

Agenda

O Presidente da Fieac, empresário José Adriano, cumpriu ontem, 27, em Brasília-DF, agenda no Conselho de Representantes da Ação Pró-Amazônia, Associação sem fins lucrativos formada pelas Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal, com sede em Brasília. Na sequência, ainda em Brasília, Adriano participou da reunião de diretoria da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Pautas

Ainda na capital federal, Adriano se reuniu com o deputado federal Gerlen Diniz (PP), objetivando buscar apoio ao setor produtivo para o estado. Finalizando as agendas, presidente José Adriano esteve com o subsecretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, Luciano Wexell e equipe, tratando sobre a visita da Ministra Simone Tebet ao Acre, no âmbito da Integração Sul-Americana.

Imagem2

SOS

O MDB lançou ontem, 27, umaa campanha de arrecadação para ajudar vítimas da enchente nos vários municípios do estado. Sensíveis à situação das enchentes dos rios que assolam 17 municípios do Acre, os dirigentes reunidos anunciaram uma campanha de arrecadação para ajudar as vítimas e decidiram que as doações serão entregues a uma instituição, como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, para serem repassadas às famílias.

Agentes

A campanha de arrecadação será coordenada pelo MDB Mulher, Fundação Ulysses Guimarães e MDB Jovem. O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, liderou a reunião e ressaltou a importância da união de todos.

União

“O momento é de união e ajuda às pessoas que mais precisam, já coordenei ações de socorro e assistência quando fui prefeito e sei que toda ajuda é bem-vinda. Vamos procurar fazer a nossa parte nesse momento tão difícil”, disse Marcus Alexandre, candidato do partido à Prefeitura de Rio Branco em outubro próximo.

Apoio

O deputado estadual Tanísio Sá esteve presente na reunião e colocou seu mandato à disposição para contribuir com as ações de socorro e assistência às famílias. Ele inclusive já fez doações de cestas básicas e disse que vai buscar apoio de políticos e empresários para a campanha de solidariedade lançada pelo MDB.

Como ajudar?

Quem quiser contribuir com a campanha de arrecadação solidária pode doar alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, água mineral, roupas e entregar na sede do MDB, na Rua Severina Maria de Souza e Silva, esquina com a Av. Antônio da Rocha Viana, 300, Conjunto Village.

Imagem3

Assistência

Ontem, terça-feira, 27, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergências (GPRD), deu início aos trabalhos de atendimento no Parque de Exposições Wildy Viana. A sala de situação foi estabelecida para facilitar o trabalho de fiscalização e apoio às ações do poder público.

Reconhecimento

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, acompanhado pelo secretário-geral do MPAC, promotor Glaucio Oshiro, e pelo coordenador do GPRD, promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, esteve no local. Na oportunidade, Rolim agradeceu aos membros e servidores que estão atuando no GPRD e destacou a importância do trabalho do MPAC nesse momento de calamidade.

Vistoria

Além do Parque de Exposições, os integrantes do GPRD visitaram os demais abrigos montados na capital e também os abrigos informais na zona rural de Rio Branco, nas regiões do Panorama e Belo Jardim, para verificar se a assistência por parte do poder público tem chegado às famílias.

Novas vistorias

O coordenador adjunto do GPRD, promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, visitou os abrigos instalados nas escolas João Paulo II, Marina Vicente Gomes, Maria Lucia Moura Marin e Escola Chico Mendes.

Imagem4

Posto

Darci Alves Pereira (camisa amarela), réu confesso, condenado em 1990 a 19 anos de prisão pelo assassinato de Chico Mendes, é o novo presidente do Partido Liberal (PL) de Medicilândia, cidade de cerca de 32 mil habitantes no oeste paraense. Pereira tomou posse no final de janeiro. Em Medicilândia, Darci é conhecido como “Pastor Daniel” e está alinhado aos ideários do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Posto

Documento obtido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que a composição da nova diretoria do PL em Medicilândia foi formalizada na Justiça Eleitoral em 27 de novembro de 2023. A cerimônia de posse, no entanto, aconteceu somente no dia 26 de janeiro de 2024.

Prestígio

O evento, realizado na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a presença do deputado estadual Rogério Barra, secretário-executivo do PL no estado do Pará e de quem Darci Alves Pereira é afilhado político.

Planos

Ainda não há informações detalhadas sobre os planos do partido para o cargo majoritário no pleito municipal de 2024. No entanto, nas redes, Darci Pereira (Pastor Daniel) se apresenta como “pré-candidato a vereador”.

Imagem5

Zero vezes zero

Jair Bolsonaro conseguiu a foto que queria, ao reunir milhares de pessoas na manifestação a seu favor, em São Paulo. O efeito prático do ato, porém, é considerado “nulo” por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto a um eventual pedido de prisão do ex-presidente.

Mensagem sem conteúdo

Magistrados da corte relataram que ficou evidente a “mensagem política” de Bolsonaro, mas afirmam que nada mudará no rito jurídico das investigações que atingem o ex-presidente.

Rito

Na corte, predomina a avaliação de que há provas consistentes contra Jair Bolsonaro para embasar uma prisão, especialmente no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado. Os ministros defendem, no entanto, que o ex-presidente tenha amplo direito de defesa e só venha a ser preso no caso de uma condenação com trânsito em julgado, ou seja, após todos os recursos serem esgotados.

Estéril

O foco do ato de domingo foi dar um recado ao STF de que uma eventual prisão de Bolsonaro poderia desgastar mais a imagem da corte e transformá-lo num “mártir”. A estratégia, no entanto, não surtiu efeito entre os ministros.