Pesquisa Ibope encomendada pela Rede Amazônica e divulgada ontem, quinta-feira (26), aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Rio Branco: Tião Bocalom (PP) com 65% e Socorro Neri (PSB) com 35%.
Dados técnicos
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Sobre a pesquisa
A margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos; foram ouvidos 602 eleitores da cidade de Rio Branco; a pesquisa foi feita entre os dias 24 e 26 de novembro de 2020; está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AC-07824/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Arregou
Sobre a disputa eleitoral que ocorrerá no próximo domingo, ontem a assessoria do candidato Tião Bocalom (PP) fez chegar a imprensa que ele não comparecerá ao debate televisivo que seria promovido hoje pela TV Acre, repetidor da Rede Globo no Estado.
Razões
Os burburinho nos bastidores dão conta que a decisão veio em decorrência da repercussão negativa que teve a última entrevista concedida pelo candidato ao Programa Café com Notícias, apresentado pelo Washington Aquino, na TV 5, quando o jornalista perguntou ao candidato se as escolas municipais voltariam a funcionar normalmente, caso ele seja eleito prefeito de Rio Branco. A resposta do candidato foi considerada desastrosa pela coordenação da campanha.
Ipsis literis
Respondeu Bocalom: “Olha só, o que a gente precisa ver nisso tudo aí, é que as crianças, por exemplo, não têm tanto problema com covid. A gente sabe que precisamos pegar covid também pra poder ficar imunizado. Porque, se não pegar, o que vai acontecer? O governo federal não tem dinheiro pra dar pro povo que não pode trabalhar. O povo tem que trabalhar. Quantas empresas quebraram porque as empresas não foram trabalhar. Nós temos que repensar isso que foi feito. Esse protocolo nós temos que repensar. Vou chamar o governador e vamos repensar esse protocolo”.
Fôlego
A prorrogação da desoneração da folha de pagamento, que atinge 17 setores da economia brasileira, deve proporcionar a manutenção de empregos e a geração de novos postos de trabalho. Representantes dos segmentos acreditam que a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode dar fôlego na batalha contra a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.
Porta aberta
No início de novembro, o Congresso Nacional derrubou veto que impedia a prorrogação da desoneração até o fim do ano que vem para setores como call center, construção civil, tecnologia da informação e têxtil.
Ladeira abaixo
A taxa de desemprego no país subiu e chegou a 14,6% no terceiro trimestre. Essa é a maior taxa registrada na série histórica, iniciada em 2012. No total o Brasil tem 14,1 milhões de pessoas desempregadas.
Flagelo
Na comparação com o trimestre anterior, houve aumento de 1,3 ponto percentual (13,3%). Isso significa que mais 1,3 milhão de pessoas entraram na fila em busca de um trabalho no país.
Alegria efêmera
Ontem, o governo comemorou os dados de emprego do Caged de outubro, com saldo positivo de 394.989 vagas formais. Porém, esses números consideram apenas empregos com carteira assinada, enquanto a pesquisa do IBGE divulgada hoje, sexta feira, 27, leva em consideração o mercado de trabalho amplo, incluindo informais.
Gênero
A pesquisa aponta diferença na taxa de desocupação entre homens e mulheres. O percentual foi de 12,8% para os homens e de 16,8% para as mulheres. Entre as pessoas pretas, a taxa foi de 19,1%, enquanto a dos pardos foi de 16,5%, ambas acima da média nacional. A menor taxa foi a dos brancos: 11,8%.
Faixa etária
Os jovens também tiveram a maior taxa de desocupação entre os grupos etários no terceiro trimestre. As pessoas de 14 a 17 (44,2%) e de 18 a 24 anos de idade (31,4%) tiveram taxa acima da média nacional (14,6%).
Data limite
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem ao segundo turno nas eleições municipais deste ano termina nesta sexta-feira (27). Hoje é também o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão.
2º turno
Ao todo, 57 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno no próximo domingo (29). A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para a eleição de prefeitos teve início no dia 16 de novembro.
Contingente
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 38.284.410 eleitores estão aptos a votar no segundo turno das eleições municipais de 2020. Das cidades que vão definir os prefeitos em segundo turno, 18 são capitais.
Regionais
A Região Nordeste tem a maior quantidade de capitais (sete) que ainda não definiram o chefe do Poder Executivo local: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.
Proibições
No dia da votação, a legislação eleitoral proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Também são vedados, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos: aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas.
Regras
A legislação proíbe ainda o uso de alto-falantes, amplificadores de som, a realização de comícios, carreatas e qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; e a publicação de novos conteúdos ou a intensificação de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.