O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga anunciou na tarde de ontem, terça-feira (8), que a bancada federal do Acre e uma comissão de deputados estaduais serão recebidos pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
Epopéia
Gonzaga está em Brasília, onde se reuniu com o senhor senador Alan Rick (UB( e os deputados federais Gerlen Diniz (PP) e Ulisses Araújo (UB), que atuaram para garantir o encontro com o ministro. Para se deslocar até a capital federal, Luiz Gonzaga sentiu na pelo o drama que o Acre vive pela falta de voos. Ele precisou sair de Rio Branco de carro até Porto Velho, onde pegou o voo para Brasília.
Representatividade
“Fico feliz em ver a participação da Assembléia na solução dos problemas do nosso estado. Nós somos o termômetro da sociedade. Todos os problemas vão pra Assembléia Legislativa. Todos deputados estaduais e a bancada federal estão empenhados em buscar uma solução para esse problema“, disse o presidente.
Agenda
Por fim, Gonzaga anunciou que a audiência com ministro vai acontecer no próximo dia 17, as 11H, com a presença da bancada federal e de uma comissão da ALEAC.
Obras
Acompanhado da vice-governadora, Mailza Assis, o governador Gladson Cameli (PP), visitou o canteiro de obras da nova maternidade de Rio Branco, que está em sua primeira fase. “Teremos cinco etapas na construção desse prédio. Ao término de cada uma, já vai ser possível utilizar a parte da instalação que for concluída. Queremos dar uma resposta rápida à população”, observou o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes.
Estrutura
O berçário contara com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal, 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI), 15 leitos de UCI Canguru, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que vai atender gestantes de alto risco. Aa maternidade será uma das maiores e mais avançadas da Região Norte do país
Estabelecimento
O novo posto de atendimento às parturientes e aos recém-nascidos será construído na avenida Amadeo Barbosa, no Segundo Distrito de Rio Branco, nas imediações do estádio Arena da Floresta. A unidade irá se chamar Marieta Messias Cameli, uma homenagem à avó de Gladson Cameli.
Nova casa
Ontem, terça-feira, 8, em Brasília, aconteceu oficialmente o ato de filiação do ex-prefeito de Rio Branco, engenheiro civil Marcus Alexandre, ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A filiação foi assinada e abonada pelo presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e contou com as presenças de lideranças da sigla no Acre.
Prestígio
Dando boas-vindas ao ex-prefeito, o ex-deputado federal Flaviano Melo, que é presidente da Executiva Regional do partido; Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul; deputado estadual Tanizio Sá; ex-deputado estadual Chagas Romão, presidente do Executiva Municipal do MDB de Rio Branco; o ex-deputado federal e estadual João Correia; vereador de Sena Madureira, Elves Dany, que também se filiou hoje ao partido, além de outros dirigentes e filiados.
Currículum
Marcus Alexandre foi prefeito de Rio Branco por dois mandatos, esteve à frente da gestão municipal de 2013 a 2018, e tem a marca de muitas obras e realizações na capital acreana. Foi o prefeito que construiu o maior número de creches, um total de 12 erguidas em vários bairros, 29 unidades de saúde, construiu a Policlínica Barral e Barral, mais de 60 equipamentos esportivos entre quadras esportivas, de grama sintética, ginásios e praças, foi também o responsável pela duplicação de seis avenidas importantes da capital, entre tantas outras obras.
Estilo
Além do trabalho, Marcus Alexandre tem a marca da relação próxima com as pessoas. Quando prefeito implementou um novo formato de trabalho, sempre nos bairros, ouvindo e conversando com lideranças sobre as reais necessidades das comunidades. No ato de filiação, Alexandre disse que está pronto para os próximos desafios e destaca sua disposição para cuidar de Rio Branco.
Agradecimentos
“É um momento muito especial na minha vida, é um ciclo novo que começa a partir de agora. Eu estou muito feliz com a decisão que tomei, foram vários meses avaliando, analisando a situação, refletindo sobre o presente e o futuro e esse acolhimento que o MDB nos dá, foi fundamental para que a decisão fosse tomada e que a gente olhasse para frente com esperança com o trabalho que eu espero continuar fazendo pela população de Rio Branco”.
Reciprocidade
E finalizou: “O momento é muito especial e eu espero retribuir a confiança que o MDB está depositando na minha pessoa com dedicação ao partido, a todas as suas instâncias partidárias, viver a vida partidária, contribuir com o partido nos municípios e estar sempre pronto para os desafios que virão. Agradeço muito ao deputado Flaviano Melo, ao Vagner Sales e a todos os dirigentes do MDB pela acolhida”, disse.
Fortalecimento
O presidente Nacional do MDB, deputado paulista Baleia Rossi deu as boas-vindas a Marcus Alexandre e ressaltou a satisfação de tê-lo no partido e o momento de fortalecimento pelo qual passa a sigla no Acre.
Euforia
“O MDB Nacional hoje está em festa porque o MDB do Acre que tem uma história maravilhosa, filia um grande líder político que é o Marcus Alexandre, nosso líder na cidade de Rio Branco, e que vem fortalecer muito nosso Movimento Democrático Brasileiro, cumprimentar a todos da direção do partido que tiveram essa visão de abrir o partido para novas lideranças que possam contribuir com o futuro, com o desenvolvimento de Rio Branco e do Acre. Um momento histórico para o nosso MDB Nacional”, finalizou o presidente.
Idas e vindas
Na contramão de Marcus Alexandre, o ex-vice governador Wherles Rocha e a ex-deputada federal Mara Rocha, pediram desfiliação do MDB. Manifestaram incômodo para a convivência política com o ex-petista, recorrendo ao argumento que a sigla estava se perfilando com ideários do segmento da esquerda, em contraposição ao pensamento da dupla que se identifica com o bolsonarismo. Major Rocha anunciou o desligamento pela parte da tarde, Mais cedo, a irmã de Wherles Rocha, a ex-deputada Mara Rocha, apresentou o pedido de desligamento conforme publicado em Rede Social.
Idealismo
“Hoje pedimos a nossa desfiliação do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Entendemos o desejo da sigla em caminhar com os partidos da esquerda, tanto nacional como a nível de Acre. Não sendo esse o nosso desejo, por coerência e por acreditar que temos que avançar e não retroceder, é que estamos nos desfilando. Queremos publicamente agradecer ao MDB e seus filiados, que nos receberam e que nos cederam a sigla partidária para que pudéssemos participar do pleito de 2022”, escreveu.