Associação Coração Solidário desenvolve várias ações sociais em Rio Branco. Além de rosas, grupo canta também louvores para pacientes; ‘muito gratificante’.
Uma das coisas que a pandemia tirou foi o contato, o abraço, e foi preciso criatividade para substituir esse gesto de afeto por outras demonstrações de acolhimento. E foi pensando nisso que a Associação Coração Solidário, já conhecida por desenvolver ações sociais em Rio Branco, decidiu distribuir rosas nos hospitais que atendem casos de Covid-19.
Isabelle Araújo, de 23 anos, presidente da Associação, diz que as ações começaram ainda no ano passado, início da pandemia, quando precisou acompanhar uma tia durante a internação contra Covid-19. Ao todo, são mais de 40 pessoas envolvidas.
“Passamos 38 dias no PS, porque ela deu entrada com 98% do pulmão comprometido e logo depois, o filho dela também ficou gravíssimo, chegou a ficar na sala de intubação. Na época, minha prima e eu nos ficamos no hospital junto com ela. Porque, como tava no início da pandemia, tinham poucas pessoas responsáveis para ajudar”, relembra.
Hoje, a tia de Isabelle e o primo estão recuperados e bem, mas ela diz que o tempo que ficou no ambiente hospitalar a fez querer dar apoio tanto aos profissionais de saúde, como aos pacientes.
Desde o ano passado, eles já fizeram quatro distribuições; duas no Hospital de Campanha e duas no Pronto-Socorro de Rio Branco.
“Nós vimos o desgaste emocional dos profissionais de saúde e também o desespero das famílias dos internados. Então, tivemos a ideia de levar rosas a eles e também músicas e louvores no intuito de acolher mesmo, porque a gente sabe que afeta o psicológico das pessoas mesmo”, conta.
A ideia era conseguir fazer o ato pelo menos uma vez ao mês. Mas, a associação depende de doações e nem sempre é possível. “Tivemos relatos muito bonitos de pacientes que quando recebem alta saem com ainda com as pétalas das rosas, então é algo bastante gratificante.”
Homenagem
Trabalhadores da saúde também fizeram um ato na noite da quinta-feira (8) para homenagear os colegas que perderam suas vidas durante o combate ao coronavírus.
O ato ocorreu em frente ao Pronto Socorro de Rio Branco, uma das unidades referência para atendimento a pacientes com Covid-19 no estado, e homenagear os 189 trabalhadores da saúde que foram vítimas da doença, segundo cálculo do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac).
Com balões, faixas, cruzes e velas, a categoria fez um momento de oração em memória dos que morreram por causa da Covid-19 e também por aqueles que continuam atuando na linha de frente, já há mais de um ano.