Bastante consumida pelos acreanos, a macaxeira, conhecida também como mandioca, aipim e por diversos outros nomes,
dependendo da região, possui muitos benefícios à saúde. A raiz é rica em fibras, potássio e vitamina C, além de ter os carboidratos amilose e amilopectina, que liberam a glicose mais lentamente para o corpo, facilitando a digestão e evitando picos de açúcar no sangue.
No Mercado Municipal Elias Mansour, Centro de Rio Branco, a macaxeira é vendida em abundância. A raiz é comercializa em quase todas as bancas do local e podem ser compradas até descascada. “Vendemos dessa forma para facilitar a ‘vida’ dos clientes. Muitos preferem assim. É só ir para casa e colocar para cozinhar”, disse a comerciante e produtora rural, Francisca do Nascimento.
Ela também comentou que a macaxeira brota todos os meses do ano em nossa região. “Tem período que a safra é menor, mas é produzida nos doze meses do ano. Ela é cultivada e colhida em todos os munícipios do Estado. Vendo o quilo a R$ 2, mas tem época que sai até por R$ 1. Todo ‘mundo’ gosta de macaxeira. Com ela pode se fazer muita coisa, como bolo, salgado, puré, tapioca, e serve de acompanhamento no churrasco”.
As vantagens do consumo da raiz
Base para vários tipos de dietas e incontáveis pratos de comida, a macaxeira é uma das fontes mais ricas de hidratos de carbono. Um dos principais benefícios do alimento, que o torna presente na mesa de almoço, é o fato de que a dieta da raiz é uma das mais eficientes para pessoas que procuram por receitas de emagrecimento e é uma ótima fonte de energia para períodos pré-treinos.
Muito mais do que um simples ingrediente que compõe diversas receitas culinárias, este tubérculo é também responsável por gerar grandes consequências positivas a saúde. Para descobrir tudo aquilo que o seu corpo pode ganhar em sua alimentação, conheça abaixo alguns dos principais benefícios da macaxeira para a saúde:
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Redução da frequência de enxaqueca
- Auxílio o combate ao estresse
- Ajuda na manutenção da saúde da pele e dos cabelos
- Auxílio no tratamento de doenças cardiovasculares
- Proteção contra doenças cardíacas
- Retardamento do envelhecimento do organismo
- Proteção contra a osteoporose
- Regulamentação dos movimentos intestinais
- Redução dos riscos de diabetes Tipo 2 (mellitus não-insulino-dependente)
- Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea)
- Proteção contra o Alzheimer
- Alívio da Tensão Pré-Menstrual (TPM)
- Prevenção de crises de epilepsia
- Prevenção de Alopecia (calvície) não-genética.