Crescimento foi o segundo maior do país. Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados na última sexta-feira (7).
O volume de vendas do comércio varejista aumentou 11,2% no último mês de março no estado do Acre, enquanto o índice nacional caiu 0,6% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada nessa sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta também foi registrada na venda do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, com aumento de 1,3%.
Em fevereiro, o Acre estava entre os oito estados que tiveram queda nas vendas do varejo, com 13% de baixa.
De acordo com a pesquisa, sem este ajuste, o comércio varejista acreano teve alta de 18,4% frente a março de 2020, enquanto o aumento do índice nacional foi de apenas 2,4%.
No acumulado do ano, o Acre registrou alta de 2% e, no acumulado nos últimos 12 meses, de 5,3%. De fevereiro para março de 2021, na série com ajuste sazonal, o Acre ficou em segundo lugar entre os cinco estados que tiveram resultados positivos.
Os três que mais cresceram foram Amazonas (14,9%), Acre (11,2%) e Roraima (4,2%). Por outro lado, 22 estados tiveram resultado negativo na avaliação, com destaque para Ceará (-19,4%), Distrito Federal (-18,1%) e Amapá (-10,1%).