..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Valorizando pequeno produtor, Estado promove Feira da Agricultura Familiar em Rio Branco

Valorizando pequeno produtor, Estado promove Feira da Agricultura Familiar em Rio Branco

Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o governo do Acre promove, de quinta-feira, 25, a sábado, 27, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Rio Branco. Ao longo dos três dias, das 7h às 18h, os trabalhadores rurais estão comercializando os seus produtos em um espaço adequado e de proeminência, atendendo seu público com conforto.

Reunindo membros de associações, cooperativas, produtores, agricultores e empreendedores, o governo estadual estima a comercialização de cerca de R$ 30 mil a 40 mil, beneficiando 55 empreenderes, envolvidos diretamente na comercialização, além de 220 indiretamente. A ação é promovida no pátio da Secretaria de Estado de Agricultura, em Rio Branco.

agricultura feira 002O propósito do evento é fortalecer a economia local, promover a inclusão social e valorizar as tradições culturais. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O titular da Seagri, José Luis Tchê, participou da celebração e destacou o apreço e comprometimento do governador do Acre, Gladson Cameli: “Esta é a realização de um sonho. Valorizo estar presente no apoio aos pequenos produtores, por determinação do nosso chefe de Estado”.

agricultura feira 003“A Seagri é a casa do produtor rural. Todos são muito bem-vindos em nossa secretaria”, diz o secretário José Luis Tchê. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Prezando por diversidade, sustentabilidade e cooperação, a ação é realizada em alusão ao Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado anualmente no dia 25 de julho, valorizando a importância dos agricultores familiares, que desempenham um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional do Brasil.

agricultura feira 004Além dos produtos da agricultura familiar, o momento também foi oportuno para comerciantes da Economia Solidária, com a venda de refeições e outros itens. Foto: Marcos Vicentti/Secom

As associações e cooperativas desempenham um importante papel na participação dos profissionais rurais. Durante o evento, foram mobilizados produtores rurais de Rio Branco, Bujari, Porto Acre e Acrelândia.

agricultura feira 005Evento reúne membros de associações, cooperativas, produtores, agricultores e empreendedores. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A produtora rural Maria Elizabete Silveira, moradora das imediações da Estrada de Porto Acre, vê a oportunidade como de grande valia: “Acho ótima essa e outras ajudas do Estado, demonstra valorização com os trabalhadores”. E lista: “Também já recebemos mecanizações, orientações técnicas, apoio com estufa. Toda assistência faz a diferença”.

agricultura feira 006Mais conhecida como Bete, Maria Elizabete Silveira e sua família cultivam hortaliças e frutas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O fruto do trabalho de Maria é um exemplo vivo do que é agricultura familiar, pois, além de seu esforço, ela conta com a colaboração do marido e de dois filhos. A definição representa a prática de atividades agrícolas realizadas em propriedades rurais onde a maior parte da mão de obra vem da própria família, com o cultivo como principal fonte de renda das famílias de agricultores.

Carlos Omar da Silva é presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Acre (Unisol Acre) e é um dos atores-chave na articulação entre os pequenos produtores e o governo do Estado. À frente da representação acreana da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil, destaca: “A agricultura familiar alimenta toda a sociedade e essa é uma importante vitrine para a os trabalho de homens e mulheres aguerridos”.

agricultura feira 007“Precisamos deste fortalecimento da agricultura, da comercialização e das políticas públicas para a maior autonomia dos trabalhadores”, observa Carlos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A parceria com o governo é tudo”, diz Maide Oliveira, outra expositora da feira, que trouxe as plantas e flores de que cuida com muita dedicação em seu viveiro, localizado no Ramal Bom Jesus.

agricultura feira 008Maide cultiva suas folhagens em um viveiro de três hectares no Ramal Bom Jesus. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Satisfeita com as vendas do primeiro dia, Maide ressalta que o apoio no transporte é fundamental para levar seus produtos para serem vendidos em diferentes ambientes. Sua produção também é resultado de um empenho familiar com duas irmãs.

Alimentação sustentável

Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebrando e reconhecendo a importância dos agricultores mundialmente.

A agricultura familiar representa um modelo sustentável de produção, que opera em sintonia com os recursos naturais, especialmente o solo. As práticas agrícolas sustentáveis respeitam o meio ambiente, consolidando importantes papel na conservação ambiental, mesmo em contextos de produção modernizados.