Programa avalia anualmente a qualidade das operadoras de planos de saúde do Brasil
Foram muitos os desafios trazidos nos últimos anos para o setor da saúde graças à pandemia da Covid-19, o que deixou o cenário ainda mais desafiador. Mesmo diante das dificuldades, o cooperativismo continuou mostrando ser um meio de vida resiliente, com diversas soluções e profissionalismo.
Um exemplo disso, são os resultados obtidos pelas Coops operadoras de planos de saúde no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) em 2021. A iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) visa aferir as ações das operadoras de saúde através de indicadores específicos, analisando, desta forma, a qualidade dos serviços prestados no país e o bom atendimento aos beneficiários, o que serve para nortear melhorias.
Para o ano-base em análise, foram avaliados 32 indicadores com a participação de 920 operadoras, sendo 681 do segmento Médico-Hospitalar e 239 do segmento odontológico, onde a nota máxima no IDSS era 1.
No setor da Odontologia, o Sistema Uniodonto está presente na lista entre as 10 operadoras com os melhores desempenhos. Dentre estes destaques, encontra-se a unidade do Estado do Acre, a Uniodonto Rio Branco, com um IDSS de 0,9174, ficando em 9° lugar.
Com quase 25 anos de história, a empresa é referência como local de bom atendimento, serviço de qualidade e preço acessível, e tem o objetivo de democratizar o acesso aos consultórios odontológicos na região.
Para a vice-presidente da Uniodonto Rio Branco, Emanuela Feitosa, estes resultados são reflexo de um trabalho conjunto de união e força entre a atual gestão e os cooperados, com a responsabilidade e empenho em todos os dias entregar os melhores serviços para seus usuários e para a população Acreana.
“Esta é uma conquista que ressalta a atuação da nossa unidade ao longo dos anos, buscando sempre seguir rigorosamente cada item que é analisado pela ANS, mostrando, assim, todo um diferencial em um mercado completamente competitivo. Para o ano de 2022, queremos aprimorar nossos atendimentos, sempre pensando em melhorias e na segurança dos nossos usuários.” Disse.
Ainda, segundo Feitosa, a Uniodonto Rio Branco tem como meta futura tornar o Pronto Atendimento, serviço recém-inaugurado durante a pandemia, um referencial no atendimento de urgência e emergência para o município de Rio Branco, tendo em vista a carência desta atividade no Estado. A iniciativa funciona durante todos os dias, 24 horas, com procedimentos específicos destinados ao atendimento imediato.