Para aproveitar os shows, serão aceitas doações de leite, fraldas, material de limpeza e higiene, roupas, ração e alimentos. Show acontece no próximo domingo (17), das 16h às 23h
“Unidos pelo Acre”, uma iniciativa que conta com o apoio de 25 artistas locais, ocorre no próximo domingo (17), na Concha Acústica, no Centro de Rio Branco. O objetivo é arrecadar doações para as pessoas desabrigadas pela cheia do Rio Acre.
Contexto: O Rio Acre ficou mais de uma semana acima dos 17 metros e alcançou o maior nível do ano, de 17,89 metros, no dia 6 de março. Essa foi a segunda maior cheia da história, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota histórica já registrada é de 18,40 metros, em 2015. Em 2024, foram 48 bairros e 18 comunidades rurais atingidas pela cheia em Rio Branco, e mais de 4 mil pessoas precisaram deixar suas casas segundo a prefeitura da capital.
O show solidário foi uma ideia do cantor Ferdiney Ryos, e conta com o apoio de órgãos públicos e empresas privadas. Segundo o artista, a decisão veio após ver a situação dos desabrigados. “Foi uma ideia que tive só de ver a situação que se encontrava nosso estado, com as cheias dos rios e o desespero e sofrimento que as pessoas estavam e estão passando”, explica.
De acordo com o idealizador, o convite foi feito aos artistas locais que prontamente aceitaram e posteriormente, Ryos entrou em contato com a Fundação Elias Mansour (FEM) e apresentou sua proposta que também foi aceita pelo órgão.
“Convidei os artistas que abraçaram a causa imediatamente. Entramos em contato com a FEM que automaticamente se disponibilizou toda a ajuda necessária junto com o Governo do Estado”, conta Ryos.
Para aproveitar as atrações, os acreanos precisarão doar algum dos itens: leite, fraldas, material de limpeza e higiene, roupas, ração e alimentos. O show começará às 16h e se encerra às 23h.
Não será permitida a entrada com térmicas, geleiras, isopores e bolsas térmicas. Só serão permitidas bebidas em latas e garrafas PET dentro de sacos transparentes. A expectativa é de que 2 mil pessoas participem do evento e sejam arrecadados, aproximadamente, 2 mil quilos de doações.
Confira as atrações:
- Os Cobras Dance
- Marquinhos Delano
- Eliane Voz
- Tardely Gomes e banda
- Agleni Miranda
- Gugu do Cavaco
- Banda Os Mugs II
- Trio Pegada de Luxo
- Paulo Heverton
- Jadson Santos
- Edu Araújo
- Elias Sarkis
- Pegada 100 Vergonha
- Bob Ney & Bob Nilton
- Ricardo Moral
- Trio Furacão
- Pegada Prime
- DJ Lauro Félix
- Edu Casseb
- Sandra Melo
- Hangell Borges
- Levada do Ghetto
- Ferdiney Ryos