Forte chuva do último sábado (18) alagou ruas e derrubou uma árvore na capital acreana. Ocorrências foram atendidas até a quinta-feira (23)
Uma semana depois da enxurrada que alagou ruas e atingiu 500 casas em Rio Branco no último sábado (18), os atendimentos às famílias afetadas já foram encerrados na quinta-feira (23). De acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital acreana, tenente-coronel Cláudio Falcão, o que contribuiu para que os danos não fossem mais graves foi o fato da água acumulada ter sido retraída no início da madrugada de domingo. Segundo Falcão, não foi preciso remover famílias, e todas voltaram às suas residências.
“Nós terminamos os atendimentos na quinta-feira, elas continuam nos locais onde estavam, não teve famílias removidas, haja vista que a inundação aconteceu por volta das 4h30 da tarde e meia noite a água já tinha retraído. Claro que deixou os prejuízos, e pra isso a Defesa Civil atuou, fez vistorias, levamos colchões e materiais de limpeza para algumas famílias. Concluímos o atendimento na quinta-feira”, ressalta.
Com 96,8 milímetros de chuva, a Defesa Civil foi chamada para atender uma ocorrência no bairro Placas, onde várias ruas ficaram inundadas. No bairro Apolônio Sales motoristas se arriscavam na via tomada pela água. Também houve uma queda de árvore sobre fiação elétrica no bairro Taquari.
Em Rio Branco, o acumulado de chuvas para o mês de fevereiro, até a última segunda-feira (20), foi de 444 milímetros. A previsão da Defesa Civil era de que o mês chovesse apenas 299 milímetros. Ou seja, este número foi superado em 145 milímetros.