Rio ultrapassou a cota de transbordo, de 9,50 metros, às 18h desse domingo (17). Durante a noite, o manancial chegou a 9,70 metros, cota mantida até a tarde de segunda (18)
Após três dias de transbordo, o Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, reduziu 78 centímetros entre essa terça-feira (19) e as 6h desta quarta-feira (20), e deixou a cota. O nível das águas saiu de 8,68 metros para 7,90 metros, de acordo com a Defesa Civil do município.
A cota de alerta é de 8,50 metros, e foi ultrapassada no domingo (17), com 9,50 metros. À noite, naquela data, o nível chegou a 9,70 metros, cota mantida até a tarde de segunda (18).
Com o transbordamento, as águas chegaram nos quintais e ruas do bairro Senador Pompeo, conhecido popularmente como bairro da Praia, região que fica bem próxima ao rio. Porém, segundo a Defesa Civil Municipal, não houve desabrigados.
Subida por conta de chuvas em cabeceira
Na segunda, o coordenador do órgão, subtenente João Gonzaga, disse que as equipes percorreram todo bairro da Praia para checar se alguma família precisava de ajuda. Porém, a água do rio chegou apenas em alguns quintais e ruas que ficam muito próximos ao manancial. A previsão era de que o nível baixasse ainda na segunda.
“Serviço de água, luz e esgoto está tudo mantido. A gente até esperava, é muito comum aqui, depois dos 10,30 metros a gente começa a se preocupar, colocar o plano de contingência em prática”, reforçou.
Gonzaga explicou também que a subida repentina das águas ocorreu por conta das chuvas na cabeceira do Rio Jordão, que deságua no Rio Tarauacá. “Aqui choveu um pouquinho, mas nem influência muito. O que interesse pra gente é o Rio Jordão, que baixou 30 centímetros”, concluiu.