Até a tarde deste sábado (19) foram contabilizadas 14 ocorrências relacionadas a quedas de árvores e dois casos de destelhamentos
Os temporais têm sido frequentes em outubro no Acre. Neste sábado, mais uma tempestade deixou estragos em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil Municipal, até o final da tarde, foram contabilizadas 14 ocorrências relacionadas a quedas de árvores e dois casos de destelhamentos.
Ainda segundo a Defesa Civil, foram registrados 24 mm de precipitação. A previsão é de que as chuvas continuem ao longo do fim de semana, reforçando a necessidade de cautela.
Em Brasiléia, uma chuva de granizo atingiu a cidade assustando os moradores.
O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, explica que as chuvas devem se intensificar a partir de novembro.
“Ainda não podemos comemorar o final da seca histórica que nós estamos passando agora no ano 2024. Provavelmente aí no mês de novembro pro final segunda quinzena, quando as chuvas se tornarem regulares nós poderemos já respirar aliviados em relação à seca, porém, já entra imediatamente uma outra preocupação que é a questão da inundação que pode ocorrer até mais cedo no ano de 2025 do que já ocorre normalmente, mas lembrando sempre que a 73% das inundações já ocorrem nos meses de fevereiro e março, são os dois meses mais críticos e com uma intensidade de chuvas. A partir de dezembro, talvez em janeiro, a gente já tenha um nível bastante alto do Rio Acre,” diz.
Boletim do tempo divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre nessa sexta-feira (18) aponta que até o dia 24 de outubro há previsão de chuva com volume acumulado na semana de 20 mm até 50 mm, com indicativo de anomalia negativa em praticamente todo o estado.