Moradores de Brasileia e Epitaciolândia foram surpreendidos pelo transbordamentos dos igarapé Balanço, Encrenca e Bahia e dos bueiros durante fortes chuvas na madrugada de domingo (15)
Moradores das cidades de Brasileia e Epitaciolândia, na fronteira do Acre, foram surpreendidos por fortes chuvas entre o último sábado (14) e madrugada de domingo (15). Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal ajudaram as famílias que precisaram retirar os pertences de casa por causa da água.
Em Brasileia, o coordenador da Defesa Civil, tenente Emerson Sandro Braga, disse que os problemas causados pela chuva foram por conta dos bueiros que estavam entupidos. O Igarapé Balanço, que fica próximo de um balneário da cidade, também causou problemas.
“Alguns bueiros estavam obstruídos e causaram uma certa elevação das águas. Nesse balneário tinham feito um serviço e elevaram demais um pedaço da barragem, mas, no mesmo dia foi resolvido”, relatou o coordenador.
O coordenador destaca que a subida das águas foi muito rápida e também logo baixaram. Pelo menos quatro casas nos bairros Ferreira da Silva e José Graúna foram afetadas. As equipes ajudaram os moradores a retirarem os móveis estragados pela chuva, mas não houve necessidade de remoção das famílias.
Na zona rural, as águas do Igarapé Balanço, na região do Ramal Jarinal, causaram o rompimento de parte da estrada. As equipes seguem na limpeza dos bueiros e monitorando os igarapés.
“Foram estragos pontuais que a gente já estava monitorando, então, já foi feito o serviço paliativo e, nesse momento, o secretário de obras está esperando estabilizaram as chuvas para entrar e fazer o serviço completo”, frisou.
Epitaciolândia
Em Epitaciolândia, cidade vizinha de Brasileia, o Igarapé Encrenca transbordou e atingiu três residências, mas nenhuma família foi removida. Os moradores elevaram os móveis e ficaram dentro de casa até que as águas baixassem.
O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade em exercício, tenente Agenário Rebouças, confirmou que a chuva começou na madrugada desse domingo e os moradores pediram ajuda para retirar os móveis.
“A gente ficou com equipe de prontidão com ajuda da prefeitura. As casas afetadas ficam na proximidade desse igarapé, a gente fez o resgate, mas o morador disse que tinha retirado as coisas. Ficamos com a equipe de prontidão, caminhão da prefeitura e o pessoal para caso fosse necessário fazer a remoção”, complementou.
Ainda segundo o tenente, algumas pontes também ficaram inundadas com o transbordamento do Igarapé Bahia. “Já estabilizou ontem [domingo, 15] mesmo. As pessoas estão em casa”, concluiu.