Atuante de forma contínua desde o anúncio do plano de privatização feito pelo Governo Federal, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC) retomou nesta semana a campanha de conscientização contra a venda da empresa estatal para a iniciativa privada. Além de demonstrar os diversos prejuízos que o processo causará à população acreana, a atividade tem como objetivo mobilizar os diversos setores sociais para reverter a ação.
Material audiovisual nas emissoras de televisão, mobilização nas redes sociais e entrega de produtos gráficos com explicações sobre as desvantagens, são algumas das ações desenvolvidas ao longo da campanha, que não tem data para ser encerrada. A presidente do Sintect-AC, Suzy Cristine, afirma que a empresa está reduzindo o número de distritos postais no Acre, além de demissões constantes e retirada de funções dos trabalhadores do órgão são atos que representam o sucateamento dos serviços.
“A situação está terrível. Muitos empregados estão saindo e com o PDV [Plano de Demissão Voluntária] eles pretendem que mais 14 mil trabalhadores saiam dos quadros da empresa. A campanha está com três segmentos de atividades: circulação na TV, cartas enviadas às residências, redes sociais e retomada do Comitê Nacional em Brasília e abaixo assinado contra a privatização, onde coletaremos assinaturas da população em todo Acre”, reforça a sindicalista.
Ela afirma ainda que a Diretoria dos Correios toma medidas para sucatear a empresa com a intenção de tornar a venda mais fácil e ágil. “Dentro disso eles fazem a redução do número de distritos postais, que gera sobrecarga de trabalho e reflete no prazo de entrega. Retirada de benefícios de empregados, pressão para adesão a demissão, extinção de vários cargos, fim do banco Postal são algumas das várias ações que visam liquidar os Correios”, finaliza.