..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Setor de serviços no AC cresce 1,6% em janeiro e variação é a 10º melhor do país, aponta IBGE

Setor de serviços no AC cresce 1,6% em janeiro e variação é a 10º melhor do país, aponta IBGE

Na comparação com janeiro do ano passado, setor teve alta de 10,9%, assinalando a 11ª taxa positiva consecutiva

O volume de serviços prestados no Acre cresceu 1,6% em janeiro, na comparação com dezembro, quando teve uma alta de 9%, divulgou nesta quarta-feira (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro, o Acre teve o 10º melhor desempenho entre os estados no setor. Esse resultado veio após o estado fechar o ano de 2021 com alta de 16,2% e ficar na quarta melhor posição no ranking do país com relação ao setor.

Conforme análise do Observatório do Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Acre, com o resultado de janeiro, o setor de serviços se encontra 2,4% acima do patamar pré-pandemia.

Na comparação com janeiro do ano passado, porém, o setor teve alta de 10,9%, assinalando a 11ª taxa positiva consecutiva. Em 12 meses, a alta acumulada permaneceu com a mesma de dezembro, com 16,3% em janeiro.

Dados nacionais

Após acumular ganho de 4,7% nos dois últimos meses do ano passado, o volume de serviços prestados no Brasil recuou 0,1% em janeiro, na comparação com dezembro, mas permanece acima do patamar pré-pandemia. Trata-se do pior resultado mensal desde outubro de 2021 (-1,6%).

Em comparação com janeiro do ano passado, porém, o setor teve alta de 9,5%.

A pesquisa aponta que 12 das 27 unidades da federação tiveram retração no volume de serviços em janeiro de 2022, na comparação com o mês de dezembro.

O setor de serviços é o que possui o maior peso na economia brasileira e foi o principal destaque de recuperação em 2021, impulsionado pelo avanço da vacinação e pela flexibilização das medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus.