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Servidores públicos superam desafios impostos pela pandemia

Desde o início da pandemia, passando pelos momentos mais críticos, o Departamento Financeiro de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) foi um dos setores que não parou de executar suas atividades, caminhou com o mesmo ritmo e, muitas vezes, além dos horários estipulados para garantir que em meio ao caos que assolou o mundo inteiro, os servidores estaduais continuassem a receber seus salários em dia, sem atrasos, honrando o calendário estipulado pela folha de pagamento.

No ápice da pandemia, a equipe sentou com a diretoria da Seplag para discutir parâmetros, como por exemplo, a liberação daqueles servidores que pertenciam ao grupo de risco. Em seguida, o departamento traçou estratégias para manter o trabalho e os cuidados necessário durante esse período.

“Tínhamos na nossa cabeça o objetivo de contribuir nessa pandemia, de dar o nosso melhor. Então, focamos em trabalho duro para não atrasar a folha de pagamento, mesmo no momento em o governo precisou ‘fracionar’ o pagamento porque não queria que todos fossem ao mesmo tempo aos bancos, pensando justamente na saúde de todos, e isso foi uma mudança grande da rotina que já tínhamos pronta”, explica Fernando Bessa Araújo, chefe do Departamento Financeiro de Gestão de Pessoas.

As atividades não pararam, se estendendo pelo período noturno em diversos dias, principalmente quando foram liberados lotes grandes de verbas rescisórias que tornou o desafio ainda maior.  A equipe engajou-se ainda mais em seu trabalho pois reconhecia que essa era a maneira de ajudar e colaborar com o Estado e todos aquele que trabalhavam em prol da população acreana.

“Quando falamos em cumprir a folha de pagamento devemos pensar em toda a cadeia que faz parte desse processo: Recursos Humanos, o Departamento da Folha, Vida Funcional, o Gabinete da Diretoria de Gestão de Pessoas e o nosso Departamento Financeiro. Sem esquecer que não havia como fazer escalas entre os servidores e sempre havia o medo e a insegurança causados pelo momento”, afirma Bessa.

Muitos dos servidores perderam familiares, amigos e colegas de trabalho para a Covid-19, tendo que superar suas dores para continuar com o comprometimento que assumiram muito antes de serem surpreendidos por essa doença. O profissionalismo desses servidores fez o diferencial durante os meses mais difíceis em que enfrentaram essa doença.

E nesta semana dedicada a homenagear todos os servidores públicos, pelo dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, o secretário Ricardo Brandão, em nome do governador Gladson Cameli, homenageia e agradece àqueles que não mediram esforços para concluir e executar suas funções com destreza e competência.

As equipes da Seplag foram um dos maiores exemplos de responsabilidade e engajamento com o serviço público, demonstrando não apenas profissionalismo, mas também, a empatia de se doar, por meio do trabalho, a todos aqueles que viveram, e ainda vivem, o caos que a pandemia trouxe.