O SENAI/AC e o Sindicato da Indústria de Confecções e Correlatas do Estado do Acre (Sincon/AC) realizaram, entre os dias 5 e 16 deste mês, em Rio Branco, um curso de Mecânica de Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. A capacitação foi direcionada a associados do Sincon e teve um total de 80h.
O instrutor Paulo Florentino da Silva veio do SENAI de Pernambuco para ministrar o curso. Ele explicou que o conteúdo incluiu o trabalho com máquina reta de uma agulha, de duas agulhas, overlock, interlock, galoneira, reta ponto fixo e também motor.
“Foi um conteúdo extenso e os alunos estão preparados para o sistema de manutenção preventiva e corretiva, bem como na parte de regulagem do ponto, transporte, barra de agulha, além do apoio da parte eletrônica e de programação”, ressaltou o docente.
Participante do curso, o empresário Luiz Carlos Guimarães, da Stágio Confecções, frisou que essa foi uma das melhores capacitações que já teve oportunidade de realizar no SENAI. “Foi um curso excelente, pois acertaram em cheio no profissional. Tivemos muita prática desde o primeiro dia. Agregamos o conhecimento que já temos na área e só temos a agradecer ao Sincon e ao SENAI”, comentou.
Railson Estácio de Araújo, sócio da empresa Rayane Loja do Militar, também foi um dos que concluíram a capacitação. Ele destacou que esse tipo de manutenção gerava um prejuízo considerável para o seu empreendimento. “O Sincon, em parceria com o SENAI, nos oportunizou esse curso que tanto esperávamos. Só temos a comemorar”, salientou.
A presidente do Sincon, Raimundinha Holanda, externou sua alegria com a realização do curso. “Era um anseio grande do nosso segmento, pois esse tipo de manutenção era um gargalo para as indústrias locais. Graças a Deus, com essa parceria do SENAI e a sensibilidade da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), conseguimos concluir essa capacitação que trará melhorias para muitas das nossas malharias”, assinalou.
O diretor regional do SENAI, João César Dotto, parabenizou os alunos concludentes e pontuou que a instituição não mede esforços para capacitar e atender as demandas das indústrias acreanas. “O SENAI é um só em todo o Brasil e tem essa capilaridade de tantos profissionais de excelência. O curso não teve evasão e isso deixará frutos positivos para o setor de confecções”, acentuou Dotto.